segunda-feira, novembro 14, 2011

Doce de casca de melancia

Começou a temporada de melancia e quando avistei as frutas na vendinha de um senhor, nem pensei duas vezes, trouxe uma inteirinha para casa! O senhor, preocupado vendo que eu estava a pé, ficou me perguntando várias vezes se eu ia conseguir mesmo carregar sozinha até em casa e eu assegurei que sim: é logo ali! Rá! Vim carregando a danada por 2 quarteirões e só posso dizer que cheguei com a língua arrastando! :D
Depois de recuperar o fôlego, a primeira providência foi lavar e picar tudo para facilitar a vida e conseguir acondicionar na geladeiera. Nem preciso dizer que se formou uma pilha de cascas na pia ne? Jogar fora? Nem! Dá para se aproveitar a parte branca que não tem gosto de nada e usar para fazer refogados, picles e doces! Para o refogado, cortei em tirinhas e refoguei em óleo e alho picadinho e temperei com sal, pimenta do reino e um fio de shoyu. Tampei e deixei cozinhando até ficarem macias. Finalizei com um pouco de cheiro verde e pronto.

Para o doce, pesquisei aqui e ali mas quase todas têm a mesma base de calda perfumada com canela e cravo. Gostei dessa sugestão retirada daqui que deixa a casca de molho no bicarbonato, uma ótima substituição ao cal virgem! Ao comer lembra doce de mamão verde, uma delícia!

casca de 1/4 de melancia
2 xícaras mal cheias de açúcar cristal
1 xícara de água
4 cravos da índia
1 pedaço de canela em pau

Retire a parte verde da casca e mantenha um pouco da polpa vermelha da melancia. Corte em pedaços menores no formato que quiser (tiras, quadradinhos...) e coloque numa vasilha grande com 1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio e complete água suficiente para cobrir. Deixe de molho por 40 minutos. Depois escorra, lave bem e deixe escorrendo.
Numa panela grande, coloque o açúcar, a água e as especiarias. Misture e leve ao fogo. Quando ferver, baixe o fogo e apurando por 10 minutos. Junte as cascas de melancia. Não se preocupe se a calda não cobrir tudo. Enquanto cozinham, soltam água. Cubra com uma tampa menor e deixe apurando até que fiquem macias. Eu esperei até que todas as partes brancas ficassem transparentes, cerca de 1 hora, revolvendo de vez enquando com cuidado. Deixe esfriar e guarde na geladeira até o momento de servir.


Ainda tem um pouco da casca guardada na geladeira, alguém tem uma sugestão gostosa para compartilhar? ;)

18 comentários:

Isabel Salvador disse...

Muito fixe amiga, deve ser mesmo muito bom...bjokitass

Renata disse...

Fica tão lindinho o doce em duas cores! Adorei!

Unknown disse...

é mesmo impressionante!! nunca me passou pela cabeça cozinhar a casca de melancia.. belas sugestoes:)

bjus
Cila

Emília disse...

Minha mãe cozinha com missô, ficava muito bom! Acho lindo o doce, mas nunca fiz e nunca comi rs!
Bjos

Ameixinha disse...

Ficou com um bicolor bem bonito :)

Josy disse...

Akemi ficou lindo esse doce de casca de melancia, gosto muito de doces assim, em que se aproveitam as cascas, a única receita que tenho de melancia é mousse de melancia, fica muito gostosa, porém não é com a casca, e sim só com a fruta. Vou experimentar qualquer dia seu doce, a cor está linda...Bjos uma ótima semana

www.sosimplesassim.com.br disse...

Akemi querida,
Comemorei os 400 seguidores do SImples Assim com seu delicioso Pudim de Brigadeiro de Nutella.Dê uma olhadinha para ver o que achou.
Bj e boa semana,
Lylia

Vicentina disse...

Nossa, que receita boa, pra mim é novidade deixar de molho no bicarbonato.
Ficou lindo.
Já vou levar a receita.

Bjs e Boa Semana

Megumi disse...

Oi Akemi! Muito cansada da mudanca? Pelo jeito vc nw consegue ficar sem fazer um docinho pra gente ne!? Ficou muito meigo esse doce de casca de melancia...bjsss!

Beta Tiossi disse...

Que lindinho ficou seu doce! Já provei essa receita e gostei! bjs

AndreaDomingas disse...

Ai, Akemi, eu sou louca por Doce de Mamão Verde, então eu vou ter que dar um jeito de provar esta receita com casca de melancia! Vou ter que esperar até o próximo Verão Europeu, porque no momento não se encontra mais melancias nas feiras ou mercados, mas não vou me esquecer. Já está anotada!

Bjs

Liliane disse...

Akemi,amei o seu blog, achei cada receita boa...Parabéns pelo blog.
O meu blog chama caminho da gula, de uma passadinha por lá.
Beijo
www.caminhodagula.blogspot.com

Nane Cabral disse...

Akemi, que sugestões ótimas, adorei! é sempre bom aprender como aproveitar cascas né? está tudo anotadinho. Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Maria Luiza disse...

Olá Akemi
Fiquei contente que gostou do doce de melancia, o seu ficou lindo! Realmente, o difícil é carregar, mas vale a pena porque no verão é uma fruta deliciosa!
A minha sogra fazia a casca de melancia com missô, também é muito gostoso!
Abraços, tudo de bom

MissB disse...

Hummmm que bela ideia! Adorei!
Ganhou uma seguidora :P hihihi

Beijinhos :)

PROJEÇÃO DE MIM disse...

sabia que o que faltava era esse com bicarbonato, agora vou conseguir o que queria !
adorei!

Anônimo disse...

Vou fazer agora mesmo, ja ta de molho.

Unknown disse...

Estou fazendo a receita 😃 espero que fique bom ☺️

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails