sábado, fevereiro 10, 2007

Cinnamon rolls de frigideira



Parece que o santo padeiro gosta de descer aqui em casa quando eu encero a cozinha. Tudo limpo, brilhando, que tal sujar de farinha???? rsss
Encontrei esta receita na noite passada enquanto vagava pela net à procura de receitas com lemon curd, que no final nem encontrei!
O título logo me atraiu a atenção e agora à tarde com todas as tarefas domésticas encerradas, pus a mão na massa.
Da primeira vez, a massa ficou super seca, não sei se devido ao ar seco ou à marca de farinha. Nem insisti e descartei. Comecei tudo de novo e usei um ovo grande ao invés do médio da receita. Aí, sim, virou uma massa boa para trabalhar. Deu um bocadito de trabalho para "enxugar" a massa até que desprendesse das mãos, mas como sempre digo, pães fofinhos adoram muita sova!
Cresceu uma beleza na primeira fermentação e achei bem macia na hora de abrir e enrolar. A receita original não pede segunda fermentação, mas como já estava na hora da minha consulta com a acupunturista, deixei crescendo até voltar para casa.
Acho que foi por isso que a massa corou mais rápido do que previsto. Deu uma queimadinha de leve, mas nada que uma raspada não dê um jeito! ;-)
Na hora que virei a massa, fiquei mais atenta e não desgrudei do fogão.
Os cinnamon rolls ficaram deliciosos e super fofos!
Creio que no forno daria bem menos trabalho mas achei interessante para as pessoas que não têm um forno ou uma fôrma adequada ou não queira sujá-la.



Cinnamon rolls de frigideira

195g de farinha de trigo para pão
1 colher (chá) de fermento seco para pão
2 colheres (sopa) de açúcar
60ml de leite
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 ovo médio (usei grande)
1/2 colher (chá) de sal

Manteiga de canela:
1 colher (sopa) de manteiga (usei margarina culinária)
1 colher (sopa) de canela em pó
3 colheres (sopa) de açúcar (usei mascavo)

Amoleça a manteiga no microondas (uns 10 ou 15 segundos)e junte os demais ingredientes. Misture bem até formar uma pasta. Junte mais manteiga se necessário. Reserve.

Cobertura:
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
cerca de 1 colher (sopa) de água ou até que dê ponto de espalhar

Misture os dois e reserve.

Coloque a farinha numa tigela grande. Num canto coloque o fermento, no outro o açúcar, no outro o ovo ligeiramente batido e por fim o sal, sem que eles entrem em contato um com o outro.
Coloque o leite e a margarina num recipiente que possa ir ao microondas. Deixe por 4 segundos (700W).
Despeje o leite sobre o fermento e misture tudo com colher de pau. Quando a farinha for toda absorvida, jogue a massa na mesa e tire com uma espátula o que ficou grudado nas paredes da tigela. Comece a trabalhar até que ela solte das mãos. Não coloque mais farinha, mesmo que esteja bem grudenta. Vá sovando, batendo a massa que aos poucos ela começa a "secar". Este processo talvez leve uns 10 minutos.
Faça uma bola com a massa. Coloque na tigela usada para misturar os ingredientes e cubra com filme plástico. Deixe dobrar de volume (cerca de uma hora) em local abafado.
Depois da fermentação, tire o filme e com o punho fechado, dê uns 3 socos de leve na superfície da massa. Retire da tigela e volte a fazer uma bola. Cubra com o filme plástico e deixe mais 10 minutos descansando.
Abra a massa num retângulo de 25x15cm.
Espalhe a manteiga de canela deixando o final sem passar (cerca de 1cm é suficiente). Enrole como rocambole. Use a estátula para ir soltando a massa da mesa. Corte em 8 fatias e disponha numa frigideira de 24cm forrada com papel manteiga. Uma fatia no meio e as demais em volta. Deixe um espaço de 1cm entre as fatias, pois elas crescem bastante. Outra dica, coloque as fatias com a parte final do rolo voltada para o centro da frigideira. Desta forma, não se formam "rabinhos" para fora.
Cubra com outra folha de papel manteiga e leve ao fogo baixo por cerca de 10 minutos, mas fique de olho pois a intensidade da chama varia de fogão para fogão. Passado esse tempo, os rolinhos deverão estar estufados. Aumente ligeiramente a chama e deixe até ficarem corados (de 5 a 10 minutos). Vire a massa usando um prato. Deixe por mais alguns minutos até corar também.
Vire sobre um prato e espalhe a cobertura.
Sirva morninho!

11 comentários:

Cinara disse...

Aticei as suas lombrigas, não foi, amiga?? :o) Nunca vi cinnamon rolls feitos assim! Ficaram lindos... Pretendo fazer os meus hoje, com a massa feita na máquina de pão. (Menos trabalho e menos sujeira!) E adoramos a sua torta de frango!!!! Meu marido comeu quase inteira, ainda mais porque pus milho, que ele ama. Será feita muitas vezes por aqui... Vou colocar em um post em breve, OK? Beijos!

Lua Limaverde disse...

Akemi, essa última foto me "matou a pau" (rs), hummm, deve ter ficado tão macio, ai ai... :)

Anônimo disse...

que diferente esse modo de preparar... interessante... como sempre parecem deliciosos... nhanhan... bjs

Fer Guimaraes Rosa disse...

Akemi, achei bem bacana a ideia da frigideira, como pizza frita. Ate eu que nao sou muito fan da canela, fiquei com agua na boca com esse paozinho. :-) beijos,

miki w. disse...

akemi, estou morrendo de fome e passo por aqui e encontro essas belezuras????? não estou agüentando (rs)! estão lindos e apetitosos demais!

suas produções se superam a cada dia :-)!

beijinhos, miki

Akemi disse...

Cinara, e como!!! Estou com as minhas lombrigas a revirar à espera da sua receita!

Luna, sabe aquela massa que ao se partir fica desfolhando? Então, tava assim! Macia demais da conta!

Márcia, acho qeu qualquer massa de pão pode ser feita na frigideira. O resultado não ficou nada a dever com pães assados no forno!

Fezoca, já para mim canela é a especiaria que mais amo!!!

Miki, obrigada pelo carinho, amiga! Não querendo judiar muito da Ifi mas, estavam muito gostosos, sim!

Karen disse...

Que novidade! Nunca imaginei que desse para fazer rolls tão lindos sobre o fogão!

Regina disse...

Vi na Cinara e agora aqui, esses rolls estão querendo ser comidos isso sim! Vc sempre no capricho Akemi! bjs

Patricia Scarpin disse...

Eu não vou conseguir seguir dieta mesmo desse jeito... risos ;)

Adorei essa idéia de fazer na frigideira, amiga, muito bacana mesmo!

Anônimo disse...

Ola, gostaria de saber se é ncessário fechar a frigideira ou não durante o cozimento.
Obrigada, Lin

Akemi disse...

Lin, não é preciso tampar a frigideira, apenas cubra a massa com papel manteiga. Abraços!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails