sexta-feira, outubro 27, 2006

Pãozinho simples para o café da manhã



Finalmente resolvi usar a farinha de trigo que comprei em Nagano. Vou trabalhar amanhã, pleno sabadão, e o pão acabou hoje de manhã. Como voltei mais cedo do serviço hoje, resolvi deixar a preguiça de lado e deixei baixar o santo padeiro aqui. Usei a receita que veio na embalagem da farinha. Não tinha idéia de como seria sua textura final, mas pela quantidade dos ingredientes e enquanto a sovava, pensei que sairia algo como um pão francês mais macio.
Logo que sairam do forno, já ataquei um e comi metade com margarina (a outra metade foi para minha cobaia doméstica! :o)). Muito bom, com a crosta bem crocante, mas conforme foram esfriando, foram murchando e se parecem mais com bisnaguinhas, mas creio que isso pode ser consertado com uma boa tostada no forninho. Para o café da manhã são perfeitos, bem leves e encaram qualquer coisa que você quiser jogar por cima: geléias, margarina, mel, manteiga Aviação que minha amiga Patricia bem lembrou num post recente! Ai minhas lombrigas!

Pão Europa (título original)

500g de farinha de trigo para pão francês (se não encontrar, use 300g de farinha de trigo para pão e 200g de farinha de trigo comum)
6g de fermento seco para pão
25g de açúcar
10g de leite em pó
25g de ovo batido (dá meio ovo)
30g de gordura de sua preferência em temperatura ambiente (usei manteiga sem sal)
9g de sal
275g de água morna

Coloque metade da farinha numa tigela e coloque o sal e manteiga aí. Reserve.
Numa outra tigela, coloque a farinha restante. Num canto, coloque o fermento, açúcar e leite em pó. O ovo coloque no lado oposto. Despeje a água morna sobre o fermento e misture bem com colher de pau até que fique uma massa bem elástica. Junte a farinha com sal e manteiga e misture com cuidado até que a farinha seja toda incorporada. Despeje a massa na mesa tirando toda a massa que tiver grudada na tigela. Use uma espátula própria para raspar superfícies. Sove bastante a massa até que todos os ingredientes fiquem bem misturados. Não coloque mais água nem farinha. A massa vai dar ponto conforme você for sovando. Faça uma bola com a massa e retorne-a à tigela. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 50 minutos em lugar abafado. Eu tenho uma função de fermentar no meu forno microondas que é uma mão na roda. Deixo por cerca de 30 minutos mas vou controlando conforme a massa vai crescendo. Se ainda não estiver bem crescida deixo mais 5 ou 10 minutos.
Dê alguns soquinhos com carinho na massa para tirar o gás acumulado. Divida a massa (fiz 16 bolinhas de 50g cada) e faça bolinhas. Deixe-as descansando por 10 a 15 minutos cobertas com pano de prato umedecido e bem torcido.
Coloque uma bolinha na mão e aperte levemente para tirar o gás acumulado novamente. Refaça a bolinha, fechando bem na parte de baixo e coloque na assadeira forrada com papel manteiga. Aqui eu coloquei talhos na superfície da massa por minha conta, não estava na receita. Faça isso com uma faca umedecida levemente com água. Cubra com filme plástico e deixe fermentar novamente por 20 minutos. Tire o filme e pulverize água sobre os pãezinhos (minha conta também).
Leve para assar em forno preaquecido a 200oC por cerca de 15 a 20 minutos.

6 comentários:

Karen disse...

Um pãzinho prático! Tão com uma carinha boa...

Eliana Scaramal disse...

Que bonitos Clarice, sabe meu filhote é louco por pão, e ele come purinho mesmo..risos

Patricia disse...

Querida Clarice, fiquei super honrada por me mencionar, obrigada!
Fazia muitos, muitos anos que eu não comia a manteiguinha Aviação... Quando vi na prateleira do supermercado tive flashback, amiga, tive que comprar!! :D
Comprei em potinho plástico, pois era menorzinho - as latinhas ainda existem!

Que lindos os seus pães. Adoro pães, vc sabe. risos

Vou guardar a receita. Adoro pãezinhos versáteis assim, que ficam gostosos com qualquer coisa que passemos neles.

valentina disse...

Que lindos - sei que todos já disseram isso mas realmente estão primorosos. O que é manteiga aviação?

Akemi disse...

Karen, estes pães são super macios e depois de tostados ficam bem leves, adorei!

Eliana, seu filhote sabe das coisas! Pão é uma delícia!

Patricia, não sabia que existiam potes plásticos! Mais práticos ne? Aqui de vez enquando encontro umas latinhas à venda nos produtos brasileiros. Sempre que acho, compro correndo! Adoro com uma torrada quentinha! Hummmm!

Valentina, manteiga aviação é uma marca beeeeeeem antiga. Vem numas latinhas de cor laranja (agora tbm tem versão pote plástico segundo nossa amiga Patricia) com um desenho de avião do tempo do Santos Dummont! rss
Mas é uma delícia, tem um sabor bem forte e bem salgadinha, um terror para comer com pão francês! Ai deu vontade agora! rsss

renata disse...

Nem me fale em manteiga Aviação. O doce de leite deles é o melhor que existe nesta vida. Sim, teus paes até puros devem ser bons. Akemi, ando muito atrasada nos posts daqui e dos blogs das meninas também. Faz séculos nao apareço. Céus, quanta coisa devo estar perdendo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails