segunda-feira, outubro 30, 2006

Bolo de fubá com laranja







Esta delícia não se deve chamar bolo e sim, nuvem de tão macia que é! A receita pinçada pela querida Patricia logo me chamou a atenção ao ser postada no Technicolor Kitchen. Pudera, falou em fubá já fico com as anteninhas de formiga ligadas!
Nunca pensei que fubá e laranja casassem tão bem juntos.
O sabor é delicado e a crosta formada pelo açúcar polvilhado na superfície da massa dá uma textura diferente ao bolo. A Renata fez o bolo rapidinho e recomendou usar açúcar tipo Glaçúcar (açúcar de confeiteiro) para que ficasse com a crosta durinha. Confundi os açúcares e usei o granulado fininho mesmo, aqui no Japão, seria o "Guranyutô". Não medi a quantidade do açúcar polvilhado na massa, fui colocando à olho até cobrir toda a superfície.
Altamente recomendado pela Patricia e eu concordo plenamente. Melhor do que este bolo, só dois com um bule de café passado na hora! Hummmm!
Veja a receita aqui e vá fazer correndo este bolo!!!!

15 comentários:

Anônimo disse...

Akemi, vc é muito querida!

Seu bolo ficou uma tentação... Que lindo! Já ia lá mesmo agradecer a dica da Renata, adorei ver a crosta do bolo tão coradinha!

Obrigada pelas palavras gentis.

Beijo!

Valentina disse...

Clarice , desde que a Pat me falou desta receita já vi que deveria ser barbara.Isto deve ser maravilhoso mesmo.Bjs Ah, o que é 'glaçúcar'?

Karen disse...

Esse bolo tá dando o que falar!

Akemi disse...

Patricia, este bolo é muito delicioso! Parabéns pela escolha!

Val, glaçúcar é açúcar granulado, acho que vc encontra como fine white granulated sugar.

Karen, é uma daquelas receitas que se espalham pela blogosfera rapidinho!

Anônimo disse...

Akemi, desculpe-me por me intrometer, mas o glaçúcar não é granulado, e sim o açúcar de confeiteiro da marca União, o link está aqui:

http://www.ciauniao.com.br/nossos_produtos/glacucar.asp

Akemi disse...

Patricia, obrigada pelo toque! Acho que me enganei com os nomes!rsss
Mas eu usei aqui foi mesmo açúcar granulado, parece açúcar cristal mas bem fininho. Na primeira foto, com o bolo inteiro, se clicar em cima, vai ampliar e dá para ver alguns cristais do açúcar.
Deu cert com este açúcar, da próxima vez tentarei com o açúcar de confeiteiro para ver se fica bom tbm! Beijos!

Anônimo disse...

Olá....quanta inspiração....fiquei novamente com água na boca....ainda bem ke ao ler e ver a gente não engorda né!! ah vendo o seu bolo me lembrei de algo ke sempre ouço dos amigos ke voltam do Japão, sobre um bolo com chantilly e frutas, dizem ke é super saboroso, a massa super leve, fofa...fico imaginando se não é a farinha de trigo daí, que supera em muito a qualidade da nossa...será???? ah por favor, onegai Akemi vc não tem uma receita de um bolo desses????Bjinhos....

Akemi disse...

Andréia, deixe seu e-mail que enviarei para vc a receita!

Anônimo disse...

Nossa, essa renata aqui também precisa testá-lo. Só depois do feriadão porque vou dar uma sumida rs.Outro dia fui apagar aquele amontoado de fotos lá do beltrano e fiquei até encabulada: de cada duas receitas, uma continha fubá como ingrediente principal.Bj

Anônimo disse...

Oie , Akemi!!!! ah ainda ele não comprou o livro, aliás acho ke nem teve tempo de procurar, ele está de passagem marcada p voltar, já comprou a panela de pressão, as formas, um conjunto de chá, coitadinho acho ke já achou várias coisas ke vc me postou!!! ah vou deixar o meu email é ichimi@ig.com.br, o bolo de abóbora que vc fez, realmente ficou uma beleza!!!vou tentar fazer...ah outra perguntinha, se eu cozinhar na água a abóbora , será ke naum dá certo????Bjinhos...obrigada

Anônimo disse...

Me chamo Viviane e visito este site sonstantemente, mas não consegui a receita desta maravilha, pois só pela foto vemos que é dos deuses....
Peço a gentileza que envie-me a receita desta divindade, ok. viviangt@cultura.com.br
Grata,
Viviane

Anônimo disse...

Pelo que entendi do site do Açúcar União, "Glaçúcar" é o mesmo que açúcar de confeiteiro. Nos USA é chamado "Confectioner's Sugar." Powdered sugar é o aúcar fino--como no Brasil, pois o daqui é bastante "grosso"--que, em geral, os cozinheiros profissionais preferem, mas pode ser encontrado em super-mercados.

Megumi disse...

Akemi, foi esse o bolo que vc postou no face? De qualquer forma fiz e comemos MUITOOOOO!!! Bolo de fuba e laranja sao os meus preferidos, e juntando os dois pra mim ficou perfeito. Farei mais vezes!!!
Um otimo sabado!

Akemi disse...

Megumi-chan, não foi esse, não. É uma outra receita que ainda não postei mas fico feliz que tenha testado e aprovado! As sugestões da Patricia nunca decepcionam! Bjss e obrigada pelo comentário! Bom domingão pra vcs!

Megumi disse...

Serio???kkkkk...Adorei esse bolo Akemi. Mas aguardo a receita do outro ansiosamente,rs!!!
Bjss!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails