domingo, março 04, 2007

Gyudon (arroz com carne ensopada)


Existem várias cadeias de restaurantes aqui dedicadas somente para este prato onde você faz refeições baratas e rápidas. Vez ou outra acompanho meu marido a um desses restaurantes. É bom, mas confesso que não é um dos meus pratos favoritos. Já meu marido adora! Hoje em dia ele não frequenta tanto, mas no antigo emprego, costumava ir todas as sextas com os amigos lá depois do serviço.
Com o problema da vaca louca, uma famosa cadeia de restaurante deixou de servir este prato, substituindo a carne de vaca por porco. No dia em que anunciaram a volta das exportações de carne de vaca americana, todos os restaurantes desta cadeia ficaram lotados! Eram pessoas fazendo filas quilométricas, tudo por causa de uma cumbuquinha com carne de vaca! Coisa bem estranha, coisa bem típica japonesa! rss
Uns dizem que a carne de vaca americana é mais saborosa do que a australiana. Eu acho que são a mesma coisa. Para mim, carne saborosa ainda é a brasileira, isto sim!
Voltando ao prato, estou postando esta receita a pedido de um ex-dekassegui que hoje já está de volta ao Brasil mas sente muita falta das comidas japonesas. Uma é o tonjiru que postei a alguns dias atrás e agora, publico o guiudon.
Para quem estiver interessado em outras receitas japonesas e não domina o idioma, recomendo estes dois sites: receitas japonesas e culinária nippo-brasil.
Para preparar este prato é necessário que a carne esteja cortada em lascas beeeeem finas. Creio que aqui, eles congelam a carne o suficiente para deixá-la firme e passam num cortador de frios. Para o caldo é usado o dashi. O modo de preparo você encontra aqui.

Gyudon


Para 4 porções

400g de carne de vaca em lascas finíssimas
1 cebola grande
200ml de dashi
200ml de água (a receita original pede 400ml de dashi, mas achei que ficou muito forte)
4 colheres (sopa) de saquê
2 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de mirin
6 colheres (sopa) de shoyu
cebolinha verde picada a gosto
beni shooga (conserva de gengibre) a gosto

Corte a carne em nacos de 2cm.
Divida a cebola ao meio e corte cada metade em lascas grossas de 1cm.
Coloque o dashi, a água e o saquê numa panela e leve ao fogo para ferver. Junte a cebola picada e deixe cozinhar por alguns minutos até ela ficar murcha e transparente. Junte a carne e vá separando os pedaços com a ajuda de um garfo ou hashi. Logo que a cor da carne mudar, junte o açúcar e o mirin. Misture bem e deixe cozinhando por uns 3 minutos. Adicione então o shoyu e deixe o caldo reduzir em 2/3.
Coloque arroz branco cozido em cumbucas e sobre ele a carne ensopada. Espalhe cebolinha a gosto e sirva com beni shooga.

16 comentários:

Eli disse...

Clarice sabe que do lado da minha casa tem uma loja enorme que vende produtos japoneses, comidas e louças, eu estou sempre lá comprando uma louçinha um produto e sempre via no freezer essa carninha ai que você usou, ela já está cortadinha assim bem fininha parece um papel, eu estava pra escrever pra você pra saber como utilizar agora vou comprar. hehe Está tão apetitoso!

miki w. disse...

akemi, olha só q coincidência: entrei hoje no cozinhajaponesa.com.br! estava a procurar uma receita de hiyashi chuka!
beijinhos, miki

Akemi disse...

Eliana, que privilégio ter uma lojinha assim perto de casa! Muito bom saber que já existem este tipo de carne fininha sendo vendida aí! Além de gyudon, esta carne fina feito papel é usada em um cozido chamado sukiyaki.

Miki-chan, no calor um shiyashi chuka vai muito bem! Hummmm!

Valentina disse...

Ai, que prato interessante. Acho que vou fazer.bjocas.By the way, e barato comer fora ai? aqui nao e.

Anônimo disse...

Hum, ese parece o tipo de comida oriental qiue eu encararia na boa. Pq os mais diferentes não fazem muito a minha cabeça, que sou ortodoxa demais em matéria de comida - defeito grave, que estou tentando sanar o mais breve possível...
:)
Beijo.

Akemi disse...

Val, aqui tem restaurantes para todos os gostos e bolsos!

Márcia, sabe que com o blog eu também estou colocando muita coisa diferente na minha cozinha? Ouse, sim, de repente você encontra sabores divinos e maravilhosos!

Anônimo disse...

Olá Akemi, tudo bem?
Eu moro em Campinas, interior de São Paulo e tenho um site: www.campinasgastronomica.com.br e gostaria de saber se posso colocar suas receitas lá e coloco crédito da receita para você.
Lá tem modelos de receitas, seguiria o mesmo padrão. Veja o que acha e me responda.
Grato
Ayrton Próspero

Anônimo disse...

Olá Akemi...Vim Aqui de Joeeelhos Te agradecer pela receita que vc postou a meu pedido...o GYUDON e o
TONJIRU...Nooooossa quase me matei de alegria qdo abri a pagina e vi la...as receitas que taaaanto procure e nunca encontrei....OBRIGADO MESMO...E mais uma vez PARABENS por colocar aqui tantas receitas maravilhosas e com tanto capricho..fotos receitas suuuuuper detalhadas..nossa PARABENS MESMO E ARIGATO GOZAIMASHITA NEH...SAUDADES DESSE JAPAO VIU..rsss.

H²O disse...

eu amo gyudon
eu morei no japão e ia muito no YOSHINOYA
nunca soube como fazer....
acabei de fazer o kimpira gobô,
agora já tenho kirin e dashi posso fazer essa carne e comer loucamente kkkkkkk
muito obrigado...
agora eu gostaria de saber com se fazer aquele gohan com gobô e coisinhas vermelhinhas adocicado tudo misturado, não é o chahan é o outro nome e se come frio.

Carol disse...

MUITO OBRIGADA!!!! Eu ja nao tava mais aguentando de vontade de comer gyudon e nao sabia fazer o molho!!

Ai que saudade do nihon....

simone disse...

oi akemi!li a sua receita e notei q vc não coloca gengibre no caldo né?
eu tambem não colocava,mas sempre q fazia,achava q faltava algo.pesquisei nas receitas em japones e num deles li q vai gengibre ralado.
Esperimentei e ficou ótimo!
esperimente vc tambem!!!
Parabens pelas receitas,realmente da pra matar a saudade do nihon...
bjs

wil disse...

ola, quando morava ai, costumava ir no Yoshinoia, rs muito bom! agora estou aqui no Brasil e estou preparando o guyodon seguindo a sua receita, abraços

Anônimo disse...

oq eh mirin?

Akemi disse...

Mirian é o sakê licoroso ou adocicado. Ele é encontrado em lojas de produtos orientais.

Anônimo disse...

Pessoal meu gyudon ficou horrível. .. achei q o sabor do peixe sobressai sobre o restante dos sabores...

Anônimo disse...

o que é dashi?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails