domingo, março 25, 2007

Bolo gelado de abacaxi



A receita desta deliciosa sobremesa foi passada por uma ex-colega de apartamento há muitos anos atrás. É muito simples mas a combinação de sabores e textura é uma agradável surpresa para quem prova pela primeira vez!
Prepare o bolo de véspera para que ele fique bem molhadinho e gelado!
Passarei a receita da massa do bolo que usei no final, mas você pode usar qualquer pão-de-ló ou bolo esponja que está acostumada a fazer.

Bolo gelado de abacaxi

1 abacaxi picado
6 colheres (sopa) de açúcar

1 massa de pão-de-ló de sua preferência

Creme:
1 lata de leite condensado
2 latas de leite de vaca
2 gemas
2 colheres (sopa) rasas de amido de milho
algumas gotas de extrato de baunilha

coco ralado para polvilhar

Forre o fundo de uma assadeira com o abacaxi picado e polvilhe açúcar sobre ele. Dependendo da acidez ou doçura do abacaxi, coloque mais ou menos açúcar.

Bata uma massa de pão-de-ló e despeje sobre o abacaxi. Bata o fundo da assadeira para tirar bolhas de ar e leve ao forno preaquecido para assar.
Retire o bolo do forno e vá preparar o creme.
Coloque todos os ingredientes do creme numa panela e leve ao fogo para engrossar. Fica um creme ralinho.
Despeje o creme sobre o bolo assado e polvilhe coco ralado por cima. Espere esfriar, cubra com filme plástico e leve à geladeira de um dia para o outro.
Sirva decorado com cerejas ao marasquino e folhas de hortelã.

* Fiz meia receita e rendeu uma assadeira de 18x24cm.
Para o bolo usei uma receita de genoise com 3 ovos, 100g de farinha de trigo, 100g de açúcar, 30g de manteiga sem sal, 15ml de leite e algumas gotas de extrato de baunilha.
Derreta a manteiga com o leite e a baunilha no microondas ou banho-maria. Bata os ovos com o açúcar até formar uma mistura fofa e clara, cerca de 15 minutos. Peneire a farinha e misture com delicadeza. Antes que a farinha seja toda incorporada, despeje a mistura líquida derretida e ainda quente sobre a massa. Termine de misturar com colher de silicone até a massa ficar lisa e brilhante. Despeje sobre o abacaxi e leve ao forno preaquecido a 180oC por cerca de 25 a 30 minutos. Faça o teste do palito.

35 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Amo abacaxi e faz um tempão que não como!
Que delícia, amiga!

E parece bem prático - deve ser tão refrescante!

Eli disse...

Clarice eu comentei essa semana sobre uma receita muito parecida com essa com a Ana (Brigadeiro de Colher) Que delícia deve ter ficado, abacaxi é mesmo uma fruta maravilhosa. E foto está perfeita!

Karen disse...

Que delícia de bolo gelado!

Valentina disse...

Clarice, que delicia de receita amiga.Fiquei até imaginando o abacaxi geladinho e cremoso.

Marcia H disse...

Nossa, isso parece bom. Eu estou numa fase salgada, mas deu vi o seu bolo de fubá cozido em outro blog e resolvi fazer. Ficou uma delícia!

Márcia disse...

Bolo de abacaxi que leva coco = MARAVILHA!!!
Adoro bolo com as 2 frutas, fica perfeita a combinação!
Beijo.

Anônimo disse...

isso deve ser bom demais!!!! adeus dieta!!!! bjs

Cris disse...

Nossa Akemi, isto me lembra bolo de casamento (mas aqueles gostosos, que você quer repetir) estou com água na boca... Ficou um cobbler chique. Acha que dá certo com abacaxi em calda?

Carol Emboava disse...

Nossaaaaa, essa foto está divina! Parece deliciosa a receita!

Akemi disse...

Patricia, abacaxi e coco é uma das minhas combinações favoritas. Este bolo é praticamente um pavê e não dá muito trabalho não!

Elinana, fiquei curiosa com a receita que vc comentou com a Ana! Vou esperar você postar para comparar, mas tenho certeza de que deve ser uma maravilha!

Karen, obrigada!

Valentina, ainda sobrou abacaxi e estou querendo experimentar aquela sua receita de bolinho que leva rum! Depois te falo como ficou!

Marcia H, que bom que gostou do bolo de fubá cozido! Espero que goste deste bolo também! Se fizer, me conte o que achou, por favor!

Márcia, concordo em número, gênero e grau, abacaxi e coco é tudo de bom!!!! rsss

Márcia, não pude deixar de rir com o comentário! rsss
Nem me lembre de dieta, amiga!!!

Cris, querida, dá, sim! Quando não tem abacaxi decente por aqui, faço com o enlatado mesmo, mas aí não precisa polvilhar açúcar.

Carol, bem vinda, querida! E obrigada pelo elogio! ;-)

Silvia Arruda disse...

Akemi, eu adoro abacaxi e este bolo parece ser mto gostoso. Por causa do regime (forçado buááá) hehe que estou tentando fazer,k estou evitando fazer doces em casa, mas numa ocasião especial com ctz provarei este bolo.
Bjos

Akemi disse...

Silvia, queria ter a força de vontade de vocês para fazer uma dieta! Beijos e boa semana!

Anônimo disse...

Akemi, fiquei babando aqui com essa receita, amo abacaxi...queria saber se é preciso untar a forma ou não
beijo

Akemi disse...

Oi, Lila! Não é preciso untar a forma não! Beijos

Leticia Rocha disse...

Oie, tenho apenas 17 anos e estou aprendendo a paixão em cozinhar!
Esse bolo é muitoo gostoso, ele fez o maior sucesso aqui em casa. Até a minha avó que é super chata com lance de omida gostou. Valeu pela receita, por passa-la adiante.

Obrigada, beijos a todos!

(nx~*)

Anônimo disse...

Oi Akemi!Fiz o bolo gelado de abacaxi,ficou uma delicia!A unica coisa que acrescentei foi colocar um pouco de granulado colorido por causa do meu filho!rsrs

Unknown disse...

Fiz o bolo, é muito fácil e delicioso. Recomendo de olhos fechados.
PS. no lugar do côco fino, coloquei côco em flocos...
Todos os ingredientes deste bolo estão em sintonia...ficou mara...

Karen disse...

Akemi, fiquei com uma dúvida cruel sobre a medida da massa. Você escreveu que fez 1/2 receita, os ingredientes que você listou para a massa são para meia receita? Eu fiz a receita com o abacaxi inteiro e segui a receita da massa do jeito que você colocou, tive que dar uma "esticadinha" para cobrir todo o abacaxi, mas deu tudo certo. Fiquei pensando se teria que ter dobrado a massa. De qualquer forma, agora já foi.
O bolo está esfriando e vou servi-lo amanhã para minha família, o cheirinho e a aparência estão demais!

Beijos!

Akemi disse...

Oi, Karen! A receita do bolo é para a meia receita que eu fiz, desculpe devia ter explicado melhor. Mas a massa cresce bem e acho que duplicando ficaria com muita massa e o gostoso desta sobremesa é sentir o abacaxi e o creme! Espero que todos gostem amanhã! Bjs e bom final de semana!

Karen disse...

Akemi, não precisa se desculpar! Eu é que devia ter prestado mais atenção! rs

Todo mundo adorou a sobremesa. A camada de massa ficou mesmo bem fininha, da próxima vez eu vou fazer a receita da massa toda.

Beijos e bom final de domingo!

Belocas disse...

Descobri este cantinho através do blog Naco Zinha e deste maravilhoso bolo gelado. Não resisto a tantas iguarias. Vou ficar espiando o que vai fazendo....
Bjs

graciana disse...

Assim que vi esta receita corri para acozinha p/ preparar este bolo, pois abacaxi é minha fruta preferida, asssim que estiver pronto volto e conto como foi....bjss.

graciana disse...

MARAVILHOSO.... com certeza vai estar entre as minhas receitas favoritas. bjsss.

Anônimo disse...

Akemi, fiquei com duas duvidas.
Vai fermento na massa?
O bolo deve ser desenformado ou servido na própria forma que assou?

Bjs

Conceição Jardim

Akemi disse...

Oi, Conceição!
A massa deste bolo não leva fermento, ele cresce somente por causa dos ovos, por isso bata bastante na batedeira, cerca de 10 a 15 minutos até ficar bem esbranquiçado e volumoso.
Este bolo eu sirvo na forma mesmo! Depois me conte como ficou seu bolo! ;)
Bjss

Isabela Pimenta disse...

Receita muuuito fácil de fazer. Adorei!

Thiemi disse...

Olá Akemi,fiz sua receita maravilhosa,todos em casa gostamos!Nesse verão japonês então...receita perfeita!Vou publicar a receita e a fotinha no meu Blog,e indicarei o seu Blog ok!Um beijo carinhoso e continue sempre nos inspirando e nos deixando com água na boca!

Eliani Patuta disse...

Olá Akemi, fiz o bolo neste final de semana para curtir com a familia e ficou sensacional...adorei...fiz a receita inteira do pão de ló, foi aprovadissimo. Quando vi, du agua na boca e valeu a pena!!
Grande abraço!
Eliani

Iracema disse...

Nossa! kemi, engordei 3kg só de ler, rsssss eu to fazendo o meu gelado de coco, ha séculos faço essa receita, mas o proximo será esse teu, parece um pecado! não..
bjos

Akemi disse...

Iracema, como é esse seu gelado de coco???? Fiquei curiosa agora! Esse de abacaxi e coco fica muito bom, experimente algum dia! Bjss

Dani albuquerque disse...

Parabéns, vou fazer esse bolo hoje para levar para os irmãos na igreja, pois eles trabalham voluntário e merecem um bolo maravilhoso desse!

Priscila disse...

oiee, amei!

Quero fazer pra comemorar o mesversario da minha filhota, 27 de agosto...estamos no segundo mês, o primeiro bolo foi de cenoura...agora quero explorar outra receita...

Dúvidas:
1 - posso fazer em forma de vidro oval, tipo marinex?
2 - o abacaxi, só coloco na forma e polvilho o açucar?? não preciso caramelizar??

obrigadaaa

Akemi disse...

Oi, Priscila! Vc pode, sim, fazer em forma de vidro tipo marinex e o açúcar é só polvilhado por cima do abacaxi. Espero que gostem do bolo e parabéns pelo mesaniversário! Bjss

Unknown disse...

Essa receita tem muito bom aspeto!!
Veja também esta opção :)
http://www.tudoreceitas.com/receita-de-bolo-gelado-de-abacaxi-1455.html

grasiella disse...

Nossa receita maravilhosa rendeu uma travessa grande fez maior sucesso essa vai pro livro de receitas ameiiiiiii

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails