sexta-feira, março 02, 2007

Bolo de avelãs e chocolate


Para participar da quinzena da canela promovido pelo "Colher de Tacho", escolhi este bolo de avelãs.

São tantos ingredientes aromáticos que entram na massa, conforme vocês vão perceber na receita, que fiquei curiosa quanto ao resultado final. Que gosto teria um bolo com tantos "temperos" juntos?

Bem, foi uma grata surpresa ao comer e verificar que tudo se harmonizou perfeitamente. A canela entra só para dar um toque especial, assim como a casca de limão e a baunilha. O gosto de maçã nem se sente. Ela entra mais para umidificar a massa. Mas o que se destaca mesmo neste bolo é o sabor de avelãs. Sem dúvida um dos bolos mais saborosos que fiz nos últimos tempos!
Creio que meu bolo ficou mais claro porque usei avelãs sem pele e o chocolate que usei não se dissolveu na massa. Ficaram os floquinhos de chocolate na massa, como bolo formigueiro. Mas isso não foi nenhum problema, acho até que os pedacinhos de chocolate intensificaram o sabor de avelãs no bolo.

Adorei a iniciativa da Valentina em sugerir um ingrediente para prepararmos uma receita. Confesso que ao pensar em canela logo me veio à cabeça cinnamon rolls! Mas depois de duas receitas seguidas, além de já ter postado outra receita no início do Pecado, iria ficar muito "over" (apesar de que ainda tenho outras receitas de rolls para testar! rsss). Foi muito bom procurar outras receitas. Fiquei na dúvida entre muitas, pois canela é uma das minhas especiarias favoritas e deu vontade de testar todas. Enfim, adorei o desafio e espero que venham outros mais no Colher!

Bolo de avelãs e chocolate

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200g de farinha de trigo
200g de açúcar de confeiteiro
4 ovos médios separados
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
casca de um limão ralada
1 colher (chá) de açúcar vanille ou algumas gotas de extrato de baunilha
100g de avelãs
100g de chocolate meio amargo ralado
1 maçã grande (300g com casca) descascada e ralada

Unte uma fôrma de 24cm com manteiga e polvilhe farinha de trigo.

Peneire a farinha com o fermento e a canela em pó.

Coloque as avelãs numa assadeira forrada com papel alumínio e leve ao forno (170oC) por 10 minutos. Não é necessário preaquecer o forno.
Enquanto isso, coloque o chocolate picado grosseiramente no processador e dê algumas pulsadas até ficar triturado. Se estiver calor, coloque o chocolate na geladeiro por alguns minutos antes de triturar. Retire o chocolate e reserve.
Tire as avelãs do forno e despeje-as num pano de prato. Feche bem as pontas do pano e esfregue as avelãs para retirar a pele. Nem todas ficaram despeladas aqui. Coloquei-as no processador assim mesmo e deixei até formar uma farinha. Retire do processador e coloque então a maçã. Pulse até ficar bem picadinha.
Depois de retirar as avelãs do forno, deixe-o aquecido a 170oC.
Tudo preparado, vamos bater o bolo: coloque a manteiga numa tigela grande e bata até ficar cremosa. Junte metade do açúcar de confeiteiro e bata até formar um creme claro e leve. Limpe as paredes da tigela e junte as gemas, uma de cada vez, batendo bem a cada adição. Despeje o chocolate picado, as avelãs e a maçã. Misture bem e junte a farinha peneirada. Bata rapidamente só para incorporar a farinha. Fica uma massa bem pesada.
Agora, bata as claras em neve, adicionando o restante do açúcar de confeiteiro em duas ou três vezes até formar um merengue firme.
Junte 1/3 do merengue à massa e misture com colher de pau ou silicone. Quando a parte branca for incorporada, adicione o restante do merengue e misture delicadamente. Despeje a massa na fôrma e nivele a superfície. Bata o fundo da fôrma sobre um pano de prato dobrado para retirar possíveis bolhas. Leve ao forno e deixe assando por cerca de 55 a 60 minutos. Faça o teste do palito.
Retire do forno e deixe amornar por 5 minutos antes de desenformar. Polvilhe açúcar de confeiteiro a gosto sobre o bolo.
Bom quente, morno, frio, no dia seguinte... hummmm!

11 comentários:

Eli disse...

Akemi que coisa mais linda! E o sabor?! Eu adoro canela. :)

Anônimo disse...

Akemi, adorei a cor do bolo. E aquele lacinho de fita na primeira foto ficou tão fofo. Beijinhos.

Patricia Scarpin disse...

Amiga, você é demais de caprichosa!

O bolo ficou delicioso - tenho certeza absoluta disso - e que charme a apresentação!
Amei a fita ao redor dele, ficou encantador!

Sabe que comprei avelãs por impulso e agora não sei o que fazer com elas? ;)

Cris disse...

Akemi, esta fita de corações ficou um charme!!! Bjs!

Akemi disse...

Eliana e Renata, obrigada pelo carinho!

Patricia, suas fitas e laços me inspiraram nesta foto! :-)

Cris, você é muito gentil, amiga!

Beijos e bom final de semana a todas!!!!

Laranjinha disse...

Que bom aspecto! Parabéns, parece delicioso.

Cinara disse...

Akemi, que bolo mais lindo e apetitoso! Também adoro canela, e ainda mais o perfume de canela pela casa quando está no forno... :o) Ando sumida porque estou com muito trabalho, mas não deixo de passar por aqui, viu? Beijão!

Lua Limaverde disse...

Akemi, o bolo ficou lindo e me apaixonei por essa tolha de mesa (é uma toalha?). Adoro essas cores. :)

Beatriz Belliard disse...

to so imaginanado o cheiro que este bolo deixou na cozinha !!!!

Márcia disse...

Akemi,acompanho seu trabalho e admiro. Ao bater os olhos neste bolo pensei...devo come-lo!!!
Como seríamos mais felizes se em cada mesa tivesse um bolo assim! Simples e bonito ao mesmo tempo. Parabéns, Márcia.

Akemi disse...

Laranja, obrigada!

Ci, cuidado para não se sobrecarregar no serviço, amiga!

Luna, este paninho é um lenço na verdade! rsss

Bia, perfumou tudo mesmo!!!

Márcia, obrigada por visitar meu humilde blog e mais ainda por deixar um comentário! Fico muito feliz! É sempre um incentivo para mim ler palavras carinhosas assim!
Beijos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails