sexta-feira, março 23, 2007

Madeleines com mel e limão


Estes bolinhos franceses são adoráveis e saborosos! A massa é muito rápida de ser preparada mas precisa de um bom descanso na geladeira antes de ser assada, de preferência uma noite. Caso você não disponha deste tempo, deixe pelo menos uma hora na geladeira. Madeleines perfeitas têm um "calombo" inconfundível no centro da massa. Quanto mais ficar em repouso na geladeira, maior será o "calombo"!
Confesso que acho essas erupções na massa um tanto estranhas, mas o charme fica mesmo por conta do formato em conchas. Têm fôrmas de vários tamanhos e tipos mas se você não tiver, faça em forminhas de empadas ou mesmo de alumínio, dessas descartáveis mesmo.
Os bolinhos fresquinhos são uma delícia mas no dia seguite ficam mais macios ainda! Não há acompanhamento melhor para um cházinho da tarde e é uma ótima sugestão para presentear os amigos!
A receita vem do verso da embalagem da manteiga sem sal que uso aqui em casa. Todas as que testei até agora são ótimas, não tem erro!



Madeleines com mel e limão

Para 12 conchinhas

100g de manteiga sem sal
100g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
2 ovos médios
60g de açúcar
30g de mel
2 colheres (sopa) de suco de limão
uma pitada de raspas de limão (opcional)

Unte bem as forminhas de madeleines com manteiga sem sal e polvilhe farinha de trigo. Bata bem o excesso e reserve.

Peneire a farinha de trigo com o fermento.

Numa tigela, bata os ovos com o açúcar com a ajuda de um batedor de claras. Junte o suco de limão, as raspas e a farinha peneirada. Misture só o suficiente para incorporar a farinha.

Derreta a manteiga junto com o mel em banho-maria ou por alguns segundos no microondas. Despeje a manteiga na massa e misture bem.

Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por, no mínimo, uma hora. Distribua a massa nas forminhas. Não é preciso nivelar a superficie da massa pois ela vai se espalhar na fôrma enquanto assa. Leve para assar em forno preaquecido a 180oC por cerca de 20 minutos.

14 comentários:

Anônimo disse...

Akemi,
Esses bolinhos são tão especiais que foram os tais que inspiraram o escritor francês Marceu Proust a escrever a monumental obra "Em busca do tempo perdido". Há anos tenho uma receita de madeleines (da Claudia Cozinha) não me animei a fazê-la por não querer comprar as forminhas porque eu tenho centenas de forminhas de outro tipo, como as de empada.
Isabella

Patricia Scarpin disse...

Akemi, ficou lindíssima a combinação das madeleines de conchas com a toalha do mesmo tema. Como você é caprichosa, amiga!
E esta caixinha?? Que mimo!!! Ah, eu queria uma dessa pra mim... ;)

Anônimo disse...

humm... que delicia!!! as suas guloseimas ficam tao boas nas fotos que a gente tem que se segurar pra nao ir correndo fazer...*r bjs

Cris disse...

Akemi, que delicadinhas ficam, ótima idéia para presentear... estou aqui olhando e imaginando o saborzinho do limão. Bjs!

Cinara disse...

Viu o que você fez, Akemi??? Agora eu vou ser *obrigada* a comprar uma forma dessas para fazer suas madeleines! :oD E a embalagem para presente, então? Lindíssima! Quando vai chegar a minha? ;o) Receita anotada, amiga!

Beatriz Belliard disse...

sao perfeitas as suas madeleines ! bjs

Karen disse...

Preciso fazer algum dia! Mas faço questão de usar as forminhas próprias, acho tão charmosas!

Lua Limaverde disse...

Oba, agora consegui!
Como as demais, eu também quero as forminhas, Akemi! Vou procurar na net, acho que tem um site que vende... Você contaminou a todas, hehehe.

Valentina disse...

Amiga,estou aqui esperando esta caixinha linda que me mandastes mas ainda nao chegou. O que sera que aconteceu? e eu fiquei com vontade depois de ler esta receita deliciosa.bjocas rss

Eli disse...

Akemi como suas coisas são delicadas. Essa caixinha é coisa mais lindinha que já vi! Quanto capricho! Eu já procurei tanto essas forminhas por aqui, mas ainda não encontrei. Mas sou brasileira, não desisto nunca!! hehehe

Akemi disse...

Isabella, fiquei admirada com o "poder" desses bolinhos! Imagine até inspirar grandes pensadores! Uau!!!

Patricia, sempre me deixando com a bola cheia! rsss
Obrigada, querida, pelo carinho sempre!

Márcia, também queria poder me "segurar" mais para não preparar tudo que eu vejo!!!

Cris, ficam com um sabor bem suave de limão, sim!

Cinara, acho que vale o investimento de comprar essas formas, ficam tão bonitas e pode ser usada para fazer muffins doces e salgados como a Bia fez outro dia!

Bia, um elogio seu é uma honra!

Karen, ficam mesmo!

Luna, se você encontrar onde vende as forminhas dê um toque por favor!

Valentina, já ri de montão aqui, amiga! Ahhh queria mesmo mandar uma caixinha de madeleines para todos vocês, minhas queridas!

Eliana, a Luna parece que viu em algum site vendendo mas acho que a Patricia poderá informar melhor onde encontrar a forminha, pois esta moça de mãos de fada sabe de TUDO de confeitaria ne? ;-)

Anônimo disse...

Os bolinhos ficaram um must. Juntei uma colher de farinha integral.

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Estou doida para fazer, mas me recuso enquanto não encontrar as tais forminhas. Aqui, na cidade onde estou morando, não acho nada. parece que estou no Xingu.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja um bom dia para você.
Saudações Educacionais !

Dalva disse...

Gente eu amei....amei de paixão esta receita e a aparencia affff é de matar de tão linda e macia,pelo menos parece.
Bom hoje resolvi sair em busca das forminhas (so vou fazer quando encontra-las)pelo menos é isso que tenho em mente hoje não foi possivel andei a tarde toda e não achei aliais entrei numa casa que so vende coisas desse tipo e a moça que me atendeu me olhou meio que achando que sou louca por pedir estas forminhas,ela não esta de toda errada sou meio doida mesmo.
por favor se alguem souber onde tem essas forminhas lindas em são bernardo ou são paulo me avise por favor!!
karvin@uol.com.br
beijokas e obrigada por dividir esta maravilha parabéns pelo blog lindo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails