A receita de hoje peguei na "vizinha" Cristina. O entusiasmo com que ela descreveu este pão foi tanto que não resisti e fiz no mesmo dia. Praticamente não tem quase nenhuma sova, se disser que manipulei a massa uns 10 minutos do começo ao fim foi muito. Acho que o trabalho maior mesmo é lavar as mãos depois de mexer nela já que é bem pegajosa! rsss
Sempre aconselho a sovar muito qualquer massa de pão para obter miolos macios mas este aqui, mesmo sem sovar quase nada, ficou macio e a crosta super crocante! Já tinha feito o pão sem sovar que foi sensação da blogosfera a alguns anos atrás mas tem um longo preparo, 2 ou 3 dias. Já este aqui leva quase o mesmo tempo de um pão comum e tem um resultado surpreendente! Para quem não tem muita prática ou sorte com pães, esta é A RECEITA! Experimentem! ;)
400g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento seco para pão
1 colher (chá) de sal
300ml de água morna (usei cerca de 400ml)
Numa vasilha, coloque a farinha, o fermento e o sal. Junte água morna até formar uma massa esponjosa e grudenta (foto 1). Cubra com pano de prato e deixe descansar 10 minutos. Unte levemente a mesa e as mãos com óleo e despeje a massa. Trabalhe uns 10 segundos e coloque de volta na vasilha, tentando limpar as mãos e a mesa o melhor que puder. Eu tentei sovar, coisa quase impossível ou pegava a massa e batia na mesa algumas vezes. Você vai querer colocar mais farinha de trigo mas resista!!! Cubra com pano e deixe descansar mais 10 minutos. Repita este processo mais duas vezes (foto 2,3 e 4). Depois deixe fermentar 45 minutos.
Polvilhe a mesa com farinha de trigo e despeje a massa. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa também e abra em formato ovalado. Em seguida, enrole bem apertado como um rocambole. Coloque o filão sobre uma assadeira untada e enfarinhada com a emenda por baixo. Cubra com pano e deixe crescer mais 45 minutos.
Preaqueça o forno a 200˚C.
Peneire um pouco de farinha sobre a massa e faça talhos na superfície com uma faca levemente molhada.
Leve para assar por cerca de 40 a 45 minutos ou até ficar bem dourado. Impossível não querer comer na hora com manteiga! rss O que não conseguir consumir, guarde em saco plástico depois de frio. No dia seguinte continua macio mas rende deliciosas torradas também! ;)
Uma semana brilhante para todos nós! :)
27 comentários:
Akemi pão mais rápido e quase sem sova é praticamente um sonho de consumo, estou levando a receita.
Bjo
Fê
E ficou bem bonitinho...gostoso...bjokitas
Vou ter que fazer esse, parece muito fácil.
Eu não tenho muita prática com o fermento biológico.. sempre faço bobagem ahahah
quem sabe com esse pão superfácil eu me dê bem
;*
www.brunelanacozinha.blogspot.com
Nossa, esta tao bonito Akemi, perfeita essa casquinha crocante! Parece uma ciabatta no formato!
Bjs
Ana
Minha amiga, adoro pão caseiro é muito mais gostoso e prazeroso também o seu preparo.
Essa receita é boa demais,amei!
Bjinhos e boa semana pra ti também. Re
Muito bonito mesmo.
Bjcas
As Papinhas dos Babinhos
Esta é a receita do pão que faço na máquina. Mesmos ingredientes e quantidades :)
\o/...fiquei tão feliz em ver o pão aqui, vc não faz ideia!Ele é realmente muito bom, eu amei tbm...e no outro dia preparei bruschetas com ele!
Sabe minha pamonha?!não pude ir à feira e fiquei sem milho!:( ,mas ainda não desisti,hunf!
Obrigada querida vizinha, o seu pão ficou crescido e lindo!!
Bj e ótima semana...
Que belo pão Akemi, ficou lindo demais amiga, e com uma receita ótima, sem precisar sovar e com um resultado bonito desse, não vou deixar de levar a receita de maneira nenhuma. Adorei, a textura ficou super macia né?...Bjocas ótima semana
Akemi querida, eu até gosto de dar uma surra na massa do pão, mas a textura desse me ganhou. Acabei de anotar a receita e vou fazer já.
beijos
Fê, tbm achei esta receita um achado! Experimente!
Belinha, obrigada!
Bruna, faça e depois me conte como ficou seu pão!
Ana, é verdade, a massa se esparrama na assadeira! rss
Regina, fazer pão é viciante mesmo! Tamos no mesmo time amiga!
Babinhos, obrigada!
Ameixinha, vou já conferir o seu pão!
Cris, o pão deve ter rendido deliciosas brusquetas! Hummm! Aqui em casa tem uma super gulosa que quase não deixou sobrar para o dia seguinte! rsss
Josy, ficou incrivelmente macio! Recomendo demais esta receita!
Sandra, já ri muito com a surra na massa! kkkk Tbm não me incomodo de usar a força bruta para descarregar a TPM mas esta massa me ganhou viu! ;)
FICOU PERFEITO , É BEM SIMPLES.
BJS
Ja tinha visto esse pão no blog da Cristina e já tinha babado por lá, agora vim babar por aqui! rsrs Nem parece um pão que não foi sovado, o miolo tá perfeito!
pao perfeito para quem nao tem maquina de pao como eu que nao dá muito trabalho e parece ser uma fofura pelo aspecto do miolo..beijinhos
Esse pão está tentador!
Fiquei de olho...doida pra experimentar também!!!
Já fiz o seu pão!
Quando tentava trabalhar a massa fiquei um pouco desesperada, pois esta massa pega-se a tudo.Mas cresceu imenso na ultima fermentação...o resultado foi muito bom...pão fofinho e com um miolo nada massudo.
Luna, que bom que não se assustou com a massa! Ela é mesmo beeeem mole no começo e dá uma vontade doida de colocar mais farinha mas fico contente que tenha gostado do resultado! Muito obrigada por retornar e contar sua experiência! Bjs
adorei o aspecto do pão, bem bonito. Mais uma receitinha anotada! bjs!
Danielle Almeida
Amei!! ficou muito bonito e gostoso!!
Erica, que bom que gostou! Esse pão é surpreendente mesmo! Bjss
Excelente, deu super certo!
Poderia gravar um video.
Oi
O.meu pão não dourou
Ficou brinquedo. O que aconteceu???
Ficou ótimo! Obrigado pela receita
Esse pão é simplesmente divino....fiquei com receio da primeira vez mas o resultado foi ótimo
Agora não pode faltar!!!
Obrigada pelas dicas
Esse pão é realmente delicioso....pensa na crosta Crocante....e sem sova!
Postar um comentário