domingo, fevereiro 05, 2012

Sabadão com pizza caseira!

Sou uma tremenda pé-frio em se tratando de sorteios! Nunca ganhei em bingo e nem naquelas rifas escolares e por isso foi com muita surpresa e alegria que recebi a notícia de que havia ganhado um livro da Marly! Maior ainda foi meu espanto ao receber o presente, o Grande Livro de Receitas de Claudia! Um calhamaço com mais de 800 páginas com receitas para todas as ocasiões desde entradas até sobremesas, passando por bebidas, molhos, docinhos, pães e biscoitos. O índice também é dividido pelos nomes dos pratos e pelos ingredientes principais o que achei bem prático naquelas horas que temos alguma coisa na despensa ou geladeira e não sabemos o que fazer, enfim uma bíblia de cabeceira para qualquer apaixonado por cozinha para consultar e se inspirar!

Separei um bom número de receitas para testar mas botar em prática mesmo foi apenas ontem e a escolhida foi esta massa de pizza, afinal sabadão é o dia mundial de pizza, concordam? ;)
A massa é super boa de trabalhar, depois de assada fica leve e macia por dentro e crocante por fora, do jeito que eu gosto! Claro que isso vai depender da espessura que você abrir a massa, quanto mais grossa, mais macia, quanto mais fina, mais crocante. Eu fiz as minhas bem fininhas no centro e as bordas mais gordinhas.
Eu dobrei a receita abaixo e rendeu 3 discos de 35cm. Usei molho de tomate cru e para cobrir presunto, muçarela, tomate, cebola, ovos cozidos e azeitonas. Ficaram ótimas!!!
Claro que não conseguimos comer tudo! É que eu gosto de fazer a mais para congelar as fatias depois. Embalo uma a uma em filme plástico e guardo no freezer. Daí quando bate aquela vontade de comer pizza é só esquentar no forninho elétrico! :)


* xícara medidora 240ml

2½ xícara de farinha de trigo
1 tablete de fermento biológico fresco (15g) - usei 1 colher (chá) cheia de fermento seco para pão (5g)
½ colher (sopa) de açúcar - coloquei por minha conta, a receita não pede
1 colher (chá) de sal
¾ xícara de água morna
¼ xícara de azeite de oliva - usei metade azeite extra-virgem e metade óleo de girassol

Unte e enfarinhe 2 formas de 20cm de diâmetro.
Coloque 2 xícaras da farinha numa vasilha e junte os demais ingredientes. Misture bem até incorporar toda a farinha e despeje na mesa. Vá sovando e adicionando a farinha restante até que solte das mãos e fique uma massa lisa e elástica. Faça uma bola e coloque numa vasilha untada levemente com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de volume.
Preaqueça o forno a 250˚C.
Depois da massa crescida, dê alguns soquinhos na superfície e tire da vasilha para uma superfície enfarinhada. Divida em 2 porções e abra com rolo até que atinja 20cm. Coloque nas formas preparadas e ajeite até que preencha a forma. Deixe fermentar mais 20 minutos.
Fure toda a massa com garfo e leve para assar por cerca de 20 minutos ou até que fique firme ao toque mas sem corar.
Cubra com molho e recheio de sua preferência e leve para assar a 200˚C por mais 20 ou 30 minutos até que as bordas estejam coradas.

Todas as receitas são bem explicadas ma coisa que estranhei nesta foi pedir para preaquecer o forno bem quente logo no início da receita. Haja gás e calor para aguentar! :D

Molho de tomate cru

4 tomates italianos grandes e maduros
1 dente de alho
um fio de azeite extra virgem
orégano ou manjericão seco ou fresco a gosto

Tire a pele e as sementes dos tomates e bata no liquidificador com o alho e o azeite. Despeje numa vasilha e junte a erva escolhida. Coloque sal somente na hora que for utilizar para que não solte líquido em excesso.
Esta quantidade de molho foi suficiente para cobrir os 3 discos de 35cm.

Querida Marly, mais uma vez obrigada pelo lindo e super útil presente! Muitas outras receitas do livro vão pintar por aqui, com certeza!
E a todos um lindo domingo! ;)

20 comentários:

Renata disse...

Ah, vc foi a sortuda! Parabéns! Amei sua pizza, Akemi! Mas aqui em casa o dia da pizza é sexta-feira rsrsrs É claro que vou fazer aquele molho de tomate cru, tb adorei! Deve ficar muito bom, adoro tomates frescos na pizza.
bjssss

Mima disse...

Uauuuu que linda ficou! Parabéns!!
vovó mima

grazi disse...

Hummmm , deu água na boca!

Vanessa Hasegawa Mendes disse...

Akemi, voce é o capricho personalizado! Adoro ver seu blog...bjo

Anônimo disse...

Essa sua pizza deu agua na boca, muito mais caprichosa do que as que a gente paga caro por ae, e me pareceu bem facil de fazer. Nao sou fã de fazer pratos salgados, mas vou tentar fazer essa.

Rachel disse...

Que delícia, né...a pizza também mas... o melhor foi ganhar um livro tão bom como esse, com certeza você fará deliciosas receitas extraídas dele.
Bjuss!!!

Josy disse...

Hummm...Akemi adoro pizza, sou uma verdadeira pizzóloga assumida (rsrs) e adoro testar receitas de massa de pizza, quando dá sempre faço aqui em casa, o bom de se fazer em casa é quem podemos brincar com os recheios e inventar. Essa massa parece ótima, e o fato de se esquentar bem o forno, acho que é pra chegar um pouco próximo aos fornos de pizzaria né? A sua ficou linda e fininha do jeito que gostamos, deu água na boca minha amiga!!! Bjos Ótimo finalzinho de domingo e ótima semana

Anônimo disse...

Olá Akemi!!

A definição da Vanessa foi a mais perfeita possível, realmente tu és o "capricho personalizado". Adoro teu blog e embora não te conheça pessoalmente te admiro muito! A seriedade como tratas teu blog ,e a maneira como tu ensinas,são admiráveis!Parabéns pelo livro! A pizza está muito linda, vou fazer! bjo Nara Porto Alegre/RS

Inessa disse...

Oi Akemi!! Acho que se utilizarmos o tomati pelati ( em lata )picados, separando-se o molho que os acompanha,fica bem facil tambem ne? As pizzas ficaram otimas, me lembra muito minha infancia na praia, quando tias e mãe faziam pras crianças famintas de noite, de tanto brincar..
bjoss

Cristina disse...

Ganhar presentinhos é sempre muito bom, parabéns!Com certeza, nas tuas mãos as receitas ficarão ainda melhores, como essa deliciosa pizza!
bj e ótima semana!!;)

Akemi disse...

Rê, estava devendo este post faz tempo! Sexta tbm é um bom dia de pizza! rsss Aliás acho que qualquer dia, qualquer hora é boa para essa redonda ne? ;)
Experimente sim este molho cru, acho bem mais saboroso e prático do que o cozido! Depois me conta o que achou!

Vovô Mima, obrigada!

Grazi, :)

Vanessa, muito obrigada!!!

Anônimo, com certeza tem muita pizza por aí que dá raiva de pagar viu! Experimente sim e depois me conta o que achou!

Rachel, a gente vira criança quando ganha presente, muito bom mesmo!

Querida Josy, sabe que não tinha pensado assim, mas deixar o forno ligado mais de 1,5 h e no calorão que fez sábado não me entusiasmou muito! rss Mas acho que a idéia é essa mesmo porque as receitas de Claudia são mais do que testadas e aprovadas ne? Nada como alguém experiente no assunto! Obrigada amiga!

Oi, Nara! Puxa, seu comentário me fez sorrir de orelha e orelha! Muito obrigada mesmo pelas palavras! Apesar do blog ser um hobby me esforço bastante para que o espaço seja bonito e acessível a todos os visitantes! Receber seus elogios me incentivam mais e me mostram que talvez esteja fazendo alguma coisa boa! :)
Depois me fala como ficou tua pizza ta!

Inessa, o molho com tomate em lata fica muito bom tbm, já fiz e dá certo do mesmo jeito! Pizza caseira tbm me lembra minha mãe. Ela costumava fazer aos domingos e para mim eram as melhores do mundo!

Cris, tem muita receita ótima que fico perdidinha, não sei qual escolher mas logo logo tem mais aparecendo por aqui! ;)

Eli disse...

Akemi eu também não tenho sorte com sorteios. rsrs Mas olha dessa vez você foi pé quente, parabéns!

Agora a pizza esta tudo e meu caderninho de receita só aumenta. :)

Eli

Marly disse...

Oi, Ake,

Tô aqui sentindo o rosto queimando de vergonha, por ser tão relapsa em minhas visitas aos blogs que admiro, ainda mais quando há menção a mim, rsrs.
Acontece que todos os dia s eu me prometo atualizar a leitura destes blogs e quando vejo acabou o dia e eu mal consegui retribuir as visitas que me fizeram, rsrs.
Mil perdões, eu acabaria por descobrir este post, mas com
certeza seria tarde demais, né?
Espero, sinceramente, que este livro te ofereça algumas boas receitas! Muito obrigada pelas palavras gentis, fiquei muito feliz por você ter gostado do livro.

Um beijo e boa tarde, querida!

Anônimo disse...

Akemi querida,

você é danada mesmo. Aquilo fala que fica bom, fica na verdade delicioso.

Beijios,

Ana Maria

Akemi disse...

Oi, Ana! Que bom que gostou e muito obrigada por vir aqui comentar! Bjss

Anônimo disse...

Que livro é esse menina deve ser todo maravilhoso será que acha pra comprar?

Akemi disse...

Tem vendendo online na Saraiva e na Cultura. Dá uma pesquisada, talvez tenha em outros sites de livrarias! O livro é muito bom, vale a pena!

Erica Cavalcante disse...

Esssa pizza ta fazendo sucesso aqui em casa

Anônimo disse...

Amei. Receita maravilhosa. Grata.

Unknown disse...

Hola tudo bom? EU moro en Uruguay amo a pizza .EU morei en curitiba. Saudades.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails