segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Quibe de beringela

Outro dia piquei a beringela, deixei de molho e fui conferir a receita que faria com ela na internet quando dei de cara com este quibe da Karen. Ahhh mudei de idéia na hora! rss
Apesar de atrasar o almoço já que teria que deixar o trigo de molho ainda, a demora compensou. O quibe é bem leve e saboroso e bastou uma saladinha verde para completar nosso almoço. Ainda quente ele é bem quebradiço mesmo. Só depois de frio ele fica mais firme ta! ;)

* xícara medida 240ml

300g de trigo para quibe ( 2 xícaras mal cheias)
3 beringelas médias (usei da japonesa que renderam 600g)
1 cebola grande
2 dentes de alho
hortelã a gosto
cheiro verde a gosto
sal a gosto
pimenta síria a gosto (não usei, coloquei um pouco de pimenta do reino)

Recheio:
200g de muçarela (usei 200g de ricota amassada com 100g de gruyere ralado)
1 tomate sem sementes picado
tomate seco picado (opcional)
azeitonas verdes picadas

Misture todos os ingredientes do recheio e reserve.
Lave o trigo e deixe de molho por cerca de 1 hora. Escorra e esprema bem. Reserve.
Fatie e cozinhe as beringelas em água fervente com um pouco de sal até ficarem macias. Escorra e jogue água fria até que seja possível manipulá-las. Esprema bem e bata no processador junto com a cebola e os dentes de alho até formar uma pasta. Despeje na vasilha com trigo e tempere com hortelã, cheiro verde, sal e pimenta. Mexa bem até ficar homogêneo.
Despeje metade do quibe num refratário untado com azeite e aperte com as mãos para assentar. Espalhe o recheio e cubra com o restante da massa. Aperte bem e faça cortes em diagonais na superfície com uma espátula ou faquinha. Regue com mais um fio generoso de azeite e leve para assar em forno preaquicido a 200˚C por cerca de 30 minutos ou até que fique ligeiramente corado nas bordas. Se quiser o quibe mais úmido, asse coberto com papel alumínio.

Uma semana maravilhosa para todos! :)

35 comentários:

Lu disse...

uau! valeu, já sei qual vai ser a janta hoje, vou sair agora p comprar o trigo :D
bjs

Letrícia disse...

Tô loka com essa receita, menina. Não vejo a hora de provar.

Beijo!

Karen disse...

Ficou bonitão!

Eli disse...

Eu estou com essa receita na ponta da agulha vai sair essa semana, adorei ver aqui ficou tão lindo, depois eu volto pra contar o que achei.

Eli

Fê Dayrell disse...

Akemi adoro esta quibe é delicioso. o seu ficou de dar água na boca.
bjo

Érica disse...

Akemi, fiquei com água na boca de ver este quibe, é uma pena que meu filho e meu marido não comam berinjela, mas anotei a receitinha, vou fazer qualquer dia e levar para comer na minha mamma.
bjs

Beth Martins disse...

Akemi, ficou 5* amiga, bela realização!

bisous

Renata disse...

Que máximo essa receita Akemi! Adorei e já tá indo pra lista!
bjsss

Vicentina disse...

Hummm!!! que delícia.
Já vou levar a receita.
Bjs e Boa Semana

Unknown disse...

bem, nunca fiz quibe mas esta deixou-me de água na boca!!!
bjus
Cila

Josy disse...

Akemi querida, adoro quibe de berinjela, esse seu ficou com um aspecto prá lá de bom amiga!! Que delicia, vc me deu uma ótima idéia, a muito tempo que não faço essa receita. Gostei demais. Bjocas ótima semana

Denise Rocha disse...

Eita que delicia... Adoro usar o trigo para quibe para fazer qualquer outra receita que não seja o quibe frito. Adorei essa.

Um abraço, uma boa noite e uma ótima semana.

Téia

Danni e Lype disse...

Akemi,
Se foi aprovado por você e pela Karen com certeza é DELICIOSO!!!
Fiquei com água na boca...
Grande beijo, Irene

Lari/Jê disse...

Que ideia ótima!!! Realmente deve ser muito leve e saboroso =D

Beijos
Lari

Dafne Augusto disse...

Eu to com uma receitinha de quibe pra fazer faz um tempinho já e tb é de berinjela, só não tem esse recheio delicioso mas agora fiquei tentado a incrementar rsrsrs

Akemi disse...

Meninas, obrigada pelos comentários! Se puderem, experimentem sim esta versão. Fiz por curiosidade e foi uma deliciosa surpresa!

Augusto, tenho certeza que seu quibe vai ficar bem mais gostoso com esta incrementada! ;)
Mas vc pode rechear com o que vc gostar e tiver disponível ta!

Bjs a todos!!!

www.sosimplesassim.com.br disse...

OI Akemi,
Já estou imaginando o sabor. Vou experimentar.
Bj,
Lylia

Liliane disse...

Nunca imaginei fazer um quibe de berinjela. Vou experimentar essa receita, depois te conto.
Grande beijo
www.caminhodagula.blogspot.com

grazi disse...

deve ser muito bom!

Ameixinha disse...

Ficou com um aspecto fantástico, esse recheio ficou com uma cara boa :)

Marly disse...

Oi, Ake,

Este eu não conhecia, achei a idéia maravilhosa, amo quibe e amo tudo que tem berinjela, rsrs.

Beijoca e feliz noite de Valentine's Day com o seu amor (já que o dia está acabando, rsrs)

Bárbara disse...

Vou fazer essa noite! Depois volto para contar como ficou.

Unknown disse...

Adoro beringela! Parece muito bom e vai pro meu caderninho! (Sim, eu ainda uso caderno de receitas e não abro mão!). =P

Unknown disse...

Descobri seu blog ontem e pirei. Fiz o quibe hoje e está super aprovado aqui em casa. Uma delícia! Você tem instagram? Parabéns pelas receitas. Beijocas

sueli cristina disse...

Eu amo beringela,gente e amo Kobe agora os dois juntos, nossa... vira uma festa, com certeza farei nesta próxima semana. Parabéns.

sueli cristina disse...

Kibe,este teclado me quebra.

sueli cristina disse...

Kibe,este teclado me quebra.

sueli cristina disse...

Eu amo beringela,gente e amo Kobe agora os dois juntos, nossa... vira uma festa, com certeza farei nesta próxima semana. Parabéns.

Anônimo disse...

Amei. Vou fazer e depois posto fotos. Obrigada

Marlene De Paula disse...

kibe de berinjela deve ficar gostoso vou experimentar fazer, vou salvar na minha pasta no pinterest.

Anônimo disse...

por favor, considerem como apenas uma observação e não uma crítica, mas BERINJELA é com "J". Ao menos no Brasil, não sei em Portugal. Abraços!

neide disse...

Hummmmmmm...estou tentada a fazer este kibe. Parece delicioso!

Eneida disse...

Um truque para o trigo. Cubra com água um dedo acima dele e leve ao micro-ondas por 3 minutos, potência máxima. Ele sai sequinho. É esperar esfriar e usar

Unknown disse...

Jorge
às
Seu comentário está aguardando moderação.
o LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…
Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).
Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre ej de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que ej venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele ej não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).
Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma

Anônimo disse...

Eu fiz de abobrinha ficou uma delícia

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails