terça-feira, fevereiro 21, 2012

Canja para recuperar as forças

Não, não fui atrás de nenhum trio elétrico nem "sapuquei" mas no domingo resolvemos fazer uma caminhada mais puxada do que o normal. É uma longa história que vou poupar vocês! rss Bom, o resultado foi que chegamos exaustos em casa! Depois do almoço de "yakisobra" capotei e acordei já na hora de jantar. Estava doida para pedir uma pizza pelo telefone mas resolvi fazer uma sopinha, bem mais nutritiva. O estômago e o bolso agradeceram! ;)

1 peito de frango com osso (500g)
água para cozinhar o frango
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola grande ou 2 médias picadas
2 cenouras em cubinhos
2 batatas em cubinhos
1 abobrinha pequena em cubinhos
1 tomate grande sem pele e sem sementes picados
1 xícara de arroz já cozido
sal e pimenta do reino a gosto

Lave o peito de frango e coloque na panela de pressão. Coloque água fria até cobrir inteiramente o peito. Feche a panela e leve ao fogo. Conte 30 minutos depois que começar a chiar.
Depois de tirar a pressão, desfie o frango com dois garfos. Reserve o frango desfiado e despeje o caldo numa outra vasilha. Caso tenha muita gordura na superfície, retire com cuidado com uma concha.
Dê uma lavada na panela de pressão e refogue o alho em um fio de óleo ou azeite. Junte as cebolas e refogue até ficarem tranparentes. Acrescente as cenouras, batatas, abobrinha e tomate. Despeje o caldo (usei cerca de 2 litros) e o frango desfiado. Caso tenha pouco líquido, adicione mais água fervente. Os legumes precisam ficar imersos no caldo mas não muito porque senão a sopa ficará rala ta? Por fim, coloque o arroz e salgue levemente. Tampe a panela novamente e deixe cozinhar mais 15 minutos depois que pegar a pressão.
Depois de tirar a pressão, confira o sal e sirva em seguida! Eu gosto da sopinha bem molinha e cremosa mas caso você prefira sentir a textura dos legumes, cozinhe por menos tempo na pressão, uns 5 a 8 minutos.
Se quiser, coloque um pouco de cheiro verde ou queijo parmesão ralado ou algumas gotihas de tabasco, fica bãooo!!! :)


6 comentários:

ekinha disse...

parece bem boa essa sopa, mas nesse calor de Poa nao ta dando. Vou escrever no meu caderninho e quando o tempo esfriar eu vou preparar!

Vicentina disse...

Ai Akemi, ficou linda sua canja, eu adoroooo, é tudo de bom.
Saborosa e nutritiva.
Bjs e Bom Feriado

Dafne Augusto disse...

As sopinhas fazem um sucesso danado em casa. Canja e caldo evrde são as que mais sucesso fazem :)

Cristina disse...

Eu amo canja, me lembro de uma que minha tia fazia que era deliciosa, mas eu mesma não acertei ainda!
Esta me deu água na boca,assim que esfriar um pouquinho vou experimentar!
bj...

Akemi disse...

Ekinha, mas aqui tbm estava um calor do cão. Tomamos a sopa com ventilador ligado! kkkkk

Vice, tão boa e faz tempo que não fazia. Só mesmo nessas horas que queremos um comfort food que lembro, o que é uma grande injustiça ne? Canja é boa em qualquer situação!

Augusto, hummm caldo verde tbm eu adoro!

Cristina, nossas mães/avós/tias parecem que têm um segredinho mágico que transformam pratos que somente elas sabem fazer. Por mais que acompanhamos de perto sua preparação e depois tentamos reproduzir em casa, parece sempre que falta alguma coisa ne? rsss
Experimente fazer sim, vc pode colocar outros legumes e temperinhos e quem sabe se aproximar da canja de sua tia! ;)

passagens baratas disse...

Canjinha pra dias frios e resfriado é muuuuito bom! adoooro!


Danielle Almeida

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails