segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Quiche de espinafre e ricota

Começando a semana com esta receita de quiche que já se tornou oficial aqui em casa. Já perdi as contas de quantas vezes já pintou na nossa mesa com recheios variados. Desde vez foi com um maço de espinafre que morou por mais de uma semana na gaveta da geladeira e praticamente inteirona! Descartei apenas algumas folhas que se queimaram mas fiquei surpresa com a durabilidade dela, a danada é valente e brilhou nesta quiche! ;)

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
1 ovo grande
1/2 xícara de iogurte natural
150g de manteiga sem sal gelada e cortada em cubos
1/2 colher (café) de sal

Coloque a farinha, o amido e o sal numa vasilha grande ou processador. Misture e junte a manteiga gelada e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa. No processador, pulse até formar uma farofa. Junte o ovo e o iogurte e amasse até formar uma massa. Não manipule demais a massa. Coloque a massa num saco plástico e deixe descansar por cerca de 1 hora na geladeira. Divida a massa em duas porções e abra cada uma entre 2 plásticos. Forre 2 formas de fundo removível de 20cm de diâmetro com 3cm de altura. Fure o fundo das formas com garfo e reserve na geladeira.

* Se quiser, você pode congelar uma das massas na forma embalada em saco plástico. Depois é só montar o recheio e pôr para assar. Ou congelar a quiche já assada, fria e embalada em filme plástico e dentro de um saco plástico. Descongele por algumas horas na geladeira e depois esquente no forno coberto com papel alumínio.

Creme (suficiente para 1 forma alta de 20cm):

3 ovos grandes
40g de queijo parmesão ralado
3/4 xícara de iogurte natural
3/4 xícara de creme de leite (usei de caixinha)

Coloque os ovos numa vasilha e bata com fouet. Junte os demais ingredientes e misture bem.

** como minhas formas de torta são baixinhas eu faço um creme com 4 ovos, 50g de queijo parmesão ralado, 1 xícara de iogurte natural e 1 xícara de creme de leite. Coloco também uma pitadinha de noz moscada ralada e pimenta do reino e é o suficiente para as 2 formas.

Recheio (para 2 formas de 20cm) :

1 xícara de muçarela ralada
⅔ xícara de ricota esfarelada
1 maço de espinafre limpo

Afervente o espinafre por alguns minutos. Escorra e despeje numa vasilha com água gelada. Esprema bem e pique bem miudinho. Esprema bem mais uma vez.
Divida os ingredientes do recheio para as duas formas. Espalhe a muçarela no fundo da forma forrada com massa crua. Em seguida, espalhe a ricota e o espinafre. Despeje com cuidado o creme e leve para assar em forno preaquecido a 180˚C por cerca de 40 minutos ou até que a superfície esteja corada.
Se você utilizar formas baixinhas como as minhas, coloque as quiches montadas com uma assadeira por baixo e leve para assar. O creme estufa no forno e pode derramar um pouco para fora.
Eu monto a quiche com a massa crua mesmo mas se preferir, pré-asse a crosta por cerca de 20 minutos só para firmar a massa. Espere amornar alguns minutos para montar e termine de assar.

Uma semana bem produtiva para todos nós! :)

36 comentários:

Fê Dayrell disse...

Akemi, não para tudo, este quiche de espinafre deve ter ficado uma loucura.
Vou fazer com toda certeza.
Bjo

Luna disse...

Akemi, eu adoraria comer esta quiche, eu adoro espinafre (estamos sintonizadas, rs), mas eu só compro espinafre congelado, é muito raro vê-lo fresco por aqui. Beijinho!

Inês Ginja disse...

Akemi, adoro tarte de ricotta e espinafre. Ficou linda a foto. E leva iogurte, bastante original.
Um beijinho.

www.sosimplesassim.com.br disse...

Adoro quiches, Akemi!
Aqui em casa também já perdi a conta de quantas variedades já fiz. Mas, são sempre muito bem vindas.
Ótima semana pra vc,
Lylia

Beth Martins disse...

Uma quiche ebm ao meu gosto!

bjs

Cristina disse...

Ai Akemi, assim é covardia...fiquei com muiiiita vontade!Creio que encontrei o prato para meu próximo jantar entre amigas...hummm!!
bj e sim, uma semana bem produtiva para todos nós...

Diogo Marques disse...

Perfeita! Bem alta como eu gosto :)

Vicentina disse...

Sua Quiche ficou de dar água na boca, ainda não fiz com espinafre, dever ser deliciosa.
Bjs e Boa Semana

Josy disse...

Akemi querida vou te confessar uma coisa, usei espinafre congelado e detestei, não tem comparação com o espinafre fresco, dá mais trabalho para limpar, lavar, mas vale a pena, e com certeza posso te afirmar que esse recheio ficou maravilhoso. Adorei, adoro quiches são perfeitas para um lanche. Ficou linda Akemi. Bjocas ótima semana

Ondina Maria disse...

ficou com um topo muito bonito: as quiches de ricota e espinafres ficam sempre com cores lindas e são muito saborosas :)

Danni e Lype disse...

Oi Akemi,
Que DELÍCIA, amiga!!! Eu levei a receita comigo... Vou experimentar com certeza... Adoro espinafre e ricota!!! Fiquei com água na boca de olhar as suas fotos...
Grande beijo, Irene

Lari/Jê disse...

Nossa... Que delícia de quiche!!! Comprei uma forma dessas e ainda não foi usada... Acho que a sua receita é uma das mais cotadas pra eu estrear a minha forma nova =)

Beijos
Lari

Anônimo disse...

Akemi, esta quiche está muito bonita! Parabéns! Beijos, Paula

Renata disse...

Cuidado Akemi! Desse jeito vc pode ser assaltada, exibindo tanta riqueza rsrsrs Que maravilha de quiche, sem dúvida uma das minhas comidas prediletas. A foto ta um espetáculo!
Bjssss

Akemi disse...

Oi, Fê! Faz, sim, depois volta pra me dizer o que achou ta! ;)

Luna, uma pena não encontrar o fresco mas o congelado é uma mão na roda ne?

Ginja, o iogurte tanto na massa como no creme deixa o sabor bem mais leve e sem aquela textura característica de omelete de algumas quiches. Experimente, garanto que vais gostar!

Lylia, vou já conferir suas sugestões!

Beth, uma combinação que não tem como errar ne?

Cris, experimente, sim! O recheio vc pode usar o que mais gostar ou tiver disponível! Vai ser um sucesso na reunião! ;)

Diogo, obrigada!

Vice, tbm nunca tinha feito mas o espinafre já estava implorando para ser usado! rsss Ficou muito boa, experimente!

Josy, realmente a parte de limpar e lavar as verduras é a mais chata, principalmente agrião! kkkk Mas o sabor realmente não tem comparação e compensa o trabalho!

Ondina, o verde sempre levanta o visual de qualquer prato ne?

Irene, faça sim, tenho certeza que vai ser sucesso! O recheio pode usar outro se preferir!

Lari, acho que vai estrear a forma em grande estilo! Experimente sim! Apenas tome os cuidados que escrevi na receita para que o creme não vaze e dê trabalho para limpar depois! Fora o cheiro de queimado!!! Experiência própria!!! rsss

Paula, muito obrigada!

Rê, que susto! rsss Só mesmo vc para me fazer rir a esta hora! rsss Obrigada pelo carinho de sempre!

grazi disse...

está com um aspecto fantástico

Ameixinha disse...

Uma quiche constitui sempre uma refeição muito agradável :)

Eli disse...

Clarice sabe que hoje comprei espinafre na feira - amo, amo e amo.

Esse quiche esta lindo, achei D+ essa receita.

Eli

Inessa disse...

Caramba...que delicia!! Deve ter acabado no mesmo dia ne?
bjos!!

Marcia Rosa disse...

Olá Akemi-tian!!!

Esta receita tbém é a oficial das quiches que vendo...puxa que saudades de visitar os blogs amigos...hj tirei um tempinho para isso...bjss!

Unknown disse...

fiz e ficou M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.A!!! pena que não dá pra postar a foto da minha .

chef Múcio disse...

Parabéns pela receita, sua quiche ficou linda!

Acesse meu blog www.soquiches.blogspot.com!

Um abraço!

Unknown disse...

Fiz e ficou maravilhosa!! obrigada pela receita

Unknown disse...

As Receitas são fáceis de se fazer, simples e muito deliciosas. Saberia informar-me aonde no Pinterest eu encontraria uma receita autẽntica do Legítimo Pão Italiano " AZEDO " ?

Obrigado.

Elizabeth Lombardi disse...

Amanhã minha linda amiga karla venha em casa e vou preparar este quiche maravilhoso para ela.

Elizabeth Lombardi disse...

Amanhã minha linda amiga karla venha em casa e vou preparar este quiche maravilhoso para ela.

Akemi disse...

Espero que gostem da quiche! Depois me conta o resultado! Bjuss

Unknown disse...

Eu acredito que se refogar o espinafre com alguns temperos a quiche vai ficar muito mais saborosa.

Tete disse...

Essa receita vou fazer!, iogurte na massa e espinafre com ricota!!, deve ficar uma delicia

Lena disse...

Nao sei se fiz algo errado , mas essa massa ficou parecendo massa de pizza. Nao ficou esfarelada.:(

Anônimo disse...

Você pode plantar espinafre em casa, até em floreiras.

Unknown disse...

ESPETÁCULO GRATIDÃO.

Unknown disse...

Bom dia, receita muito sugestiva vou experimentar, depois mostro o resultado aqui!

Simone Perotti disse...

Fiz essa quiche e a minha ficou bem fraca de sal, minha sugestão é Dar uma refogada no espinafre com cebola e temperos para ficar mais saborosa !! ��

Unknown disse...

Você tem o fone da Akemi?

Anônimo disse...

Gosto muito de quiche vou fazer obrigada pela dica do sal

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails