quarta-feira, fevereiro 01, 2012

O bife do dia-a-dia

Comemos primeiro com os olhos e às vezes um pequeno detalhe pode fazer toda diferença na hora de grelhar um simples bife! Namorei um bom tempo esta frigideira de grelhar que tem essas ondulações no fundo até finalmente não resistir mais e trazê-la para casa. Na época paguei um preço bem salgadinho (ainda no Japão) mas considero que foi um bom investimento! Legumes e carnes ficam lindamente marcadas e dão uma cara de comida de restaurante!
Para quem tem mão nervosa, é bom se controlar para não querer ficar virando o bife toda hora porque aí nunca que a carne ficará com a marca de queimadinho! ;p
Deixe a frigideira aquecer bem em fogo alto antes de colocar os bifes. Depois de postos, deixe-os quietinhos por alguns minutinhos. Dê uma olhada na parte de baixo do bife, sem virar e se certificar que está com a marca de queimado. Vire e deixe mais alguns minutos até que fique marcado do outro lado também. Se gosta do bife bem passado, baixe o fogo, tampe e deixe abafado por mais alguns minutos.
Todo mundo deve ter seu temperinho para bifes mas deixo aqui o jeito que faço e que aprendi com minha mãe!
Para 1 kg de carne, amasse uns 5 ou 6 dentes grandes de alho, 1 colher (sopa) rasa de sal, pimenta do reino a gosto e vinagre até formar uma pastinha. Se quiser, pode colocar um pouco de cheiro verde picadinho também. Passe este tempero nos dois lados do primeiro bife e depois coloque apenas de um lado do próximo bife e vá empilhando com a parte do bife sem tempero para baixo, em contato com o bife de baixo que está temperado. Continue a empilhar dessa forma e guarde na geladeira em vasilha de vidro com tampa (preferível) ou de plástico forrado com saquinho plástico (novo e limpo) e tampado. O saquinho serve para não deixar o pote impregnado com o cheiro de alho que é difícil de tirar mesmo lavando várias vezes.
O tempero é para passar só um pouquinho em cada bife senão vai ficar bem salgado ok? :)
E para encerrar, é bom deixar os bifes tomando gosto por no mínimo 30 minutos antes de grelhar! Bora almoçar??? :)

6 comentários:

Fê Dayrell disse...

Akemi os bifes grelhados assim ficam um pecado.
Bjo

Beth Martins disse...

Nada melhor para a saude que grelhado evitanto gorduras, os simples são por vezes os mais deliciosos!

beijinhos

Josy disse...

Hummm que delicia Akemi, adoro uns bifinhos grelhados. Gostei muito da forma que vc tempera seus bifes, faço do mesmo jeito que vc, acho que são coisas de mãe hehe, tempero o primeiro, e coloco o segundo, que vai pegando o tempero do primeiro e assim por diante. Gostei dessa pastinha, deve ficar delicioso. Bjocas

Denise Rocha disse...

hummmm ...
nessa hora vendo umas coisas dessas... ai que fome que deu. rsrsrs
muito bom.

Gostei das delicias que encontrei por aki.

Um abraço.

Téia

Dafne Augusto disse...

EU ACHEI A SUGESTAO DO SAQUINHO DENTRO DO POTE INACREDITÁVEL
TENHO UMS ERIO PROBLEMA COM POTINHOS DE PLASTICO E ACHO QUE ISSO VAI MUDAR MINHA VIDA RSRSRS UMA DICA TAO SIMPLES E AO MESMO TEMPO TAO UTIL.
OBRIGADO AKEMI :)

Maíra S. disse...

Oi Akemi,

Que interessante essa forma de temperar bife. Nunca pensei em deixar um dos lados sem tempero e nem em usar o saquinho dentro do recipiente... Mas, para falar a verdade, conto nos dedos as vezes que tentei preparar bife. Deixo para comer os da minha mãe, que provavelmente usa métodos mais competentes de preparo, como o seu!

Beijos,

Maíra S.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails