quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Bolo de chocolate invertido de caramelo e nozes


Folheando um livrinho só de receitas de bolos de chocolate me deparei com esta aqui e fiquei doida para experimentar. Já fiz muitos bolos invertidos com frutas mas com nozes ainda não e pelos ingredientes a receita prometia!
E não me enganei, o bolo é uma delícia, super macio e sabor intenso de chocolate que lembra um brownie! A cobertura de nozes não fica para trás com uma textura crocante e "puxenta" ao mesmo tempo. Como o Luiz não pode comer, fiz apenas meia receita que rendeu uma forma redonda de 15cm e assou em 40 minutos. Dividi todos os ingredientes pela metade, somente as nozes variadas eu achei que ficaria bem pouquinho e usei a mesma quantidade da receita inteira.
Segue abaixo a receita inteira:

* xícara medida de 250ml

2 colheres (sopa) de nozes tostadas e picadas
2 colheres (sopa) de pistaches tostados e picados
2 colheres (sopa) de macadamias tostadas e picadas
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (8 colheres de sopa)
1 xícara de açúcar mascavo (medir bem prensado na xícara - 220g)
3 ovos extra
1¼ xícara de farinha de trigo (185g)
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal
⅓ xícara de cacau em pó (35g)
100g de chocolate meio amargo derretido (picar e medir 1/3 de xícara)
¾ xícara de leite (180ml)

cobertura:
40g de manteiga sem sal (2½ colheres de sopa)
¼ xícara de açucar mascavo (medir bem prensado)
2 colheres (sopa) de creme de leite (usei de caixinha)

Pré-aquecer o forno a 170˚C.
Untar uma forma alta de 20cm com manteiga e forrar o fundo com papel manteiga.
Peneire a farinha de trigo com o fermento, o bicarbonato, o sal e o cacau em pó.
Para a cobertura, coloque tudo numa panelinha e leve ao fogo baixo até dissolver o açúcar. Deixe ferver e despeje na forma preparada.
Por cima, despeje as nozes variadas picadas e reserve.
Bata a manteiga na batedeira até ficar cremosa. Junte o mascavo e bata bem até ficar fofo e claro. Junte os ovos, um por um, batendo bem a cada adição. Acrescente os ingredientes secos, o leite e o chocolate derretido. Bata só até incorporar os ingredientes. Despeje na forma e leve para assar por cerca de 1h10minutos. Faça o teste do palito. Deixe amornar uns 15 minutos antes de desenformar sobre uma grelha. Retire o papel manteiga com cuidado. Com uma faquinha, vá ajudando a soltar o caramelo do papel.

PS: antes de picar as nozes variadas, coloque-as numa assadeira e leve ao forno frio. Só então acenda a 180˚C e deixe por 7 a 8 minutos. Tire do forno, espere esfriar, pique e meça. Você pode utilizar outras nozes que gostar ou tiver disponível. Acho que só com amendoim também deve ficar bom! :)

20 comentários:

Letrícia disse...

Amei amei amei! Quero muito provar!

Beijos!

Eli disse...

Que lindo bolo Akemi, sabe que eu nunca fiz bolo invertido com castanhas e achei super interessante.

Lica

Claudia Lima disse...

Delícia!! :)

Sopa Boba disse...

FAntastico bizcoccho de chocolate, lo voy a probar, porque parece que este año el chocolate me perseguido

Tata disse...

Bolo lindo! Receita copiadinha!! Bjs

Trainee de Cozinheira disse...

Humm parece muito muito bom, eu como o Luiz não poderia comer, mas....bjs
Maura

Ondina Maria disse...

babei. Deve ser realmente muito bom e estou mortinha por experimentar só com amendoins :)

Lina disse...

Que loucura de bolo você descobriu Akemi, estou doida para experimentar!Vou levar a receita!
Beijinhos

Renata disse...

Que perdição, esse bolo, Akemi!! Essa combinação chocolate/nozes é mesmo um casamento perfeito! Ficou show!
Bjssss

Roseane disse...

desculpe, se uma de suas fotos ou receita foi parar em nosso blog! (as fotos)se não ficam boas, procuramos na net fotos liberadas , quanto a receita não acredito muito que seja idêntica pois mesmo que tenhamos pego a sua receita as estencionistas testam e alteram se necessário ( AS ESTENCIONISTA NÃO CRIAM RECEITAS) ,APENAS APERFEIÇOAM e desenvolve . mas se for um problema para vc ,não se preocupe ,podemos trocar entre as várias receitas do mesmo tema
desculpe se por ventura uma receita de sua criação veio parar em nosso blog

Cristina disse...

Também é novidade para mim, mas se é semelhante a um brownie, já gostei!
Estou levando a receita para agigantar minha lista, terei que viver 200 anos para provar todas!!!rs...
Bj...

Marly disse...

Oi, Ake,

A aparência deste bolo é super tentadora, que delícia! Este é do tipo que a gente tem de fazer, rsrs.

Beijoca e, desde já, bom fim de semana, querida!

Van disse...

Hum... Amei sua receita!

Bjus

Unknown disse...

Não preciso dizer que esse bolo vai pra lista, não é?
Faz tempo que não apareço por aqui pra encher o saco, haha :D

Abraços!

Unknown disse...

que espectáculo de bolo amiga!! adorei..

bjus
Cila

Chef Daniel Deywes disse...

Que bolo mais tentador ... hummm

amei a foto

ABRAÇO
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com/

Ameixinha disse...

Com tantos frutos secos só pode ser delicioso :)

Anônimo disse...

Guria, se eu não tivesse passado o dia inteiro em pé fazendo bolos, iria agora fazer este, fiquei com agua na boca!
Mas domingo eu faço!

Bjos!

Josy disse...

Akemi que delicia, tbém para mim é novidade invertido de nozes, e se lembra brownie, melhor ainda, engraçado que o açucar mascavo me lembra muito os pães de mel, quando faço uso aí amiga só fico aqui imaginando o sabor do pão de mel, com uma mistura de brownie, com affffffff que delicia heheh
Amei.

Anônimo disse...

Yes! Finally something about unsolubility.

my web site - s2000 ground effects

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails