sexta-feira, abril 27, 2007

Comidinha do dia-a-dia



Sempre acho que a comida dos outros é mais gostosa, acho que é o tempero, o jeito diferente de preparar... sei lá, uma impressão que eu tenho sempre que experimento o feijão, a maionese, um cozido de frango que alguma amiga preparou. Comidinha simples mesmo. Sabe aquele cheirinho de bife fritando ou de bolo assando que perfuma todo o prédio? O que me faz pensar "É Fulana que está preparando o jantar! Vai ter bolo na casa da Sicrana!" Será que quando cozinho, os outros também sentem o cheiro????
Carne de panela é outra coisa tão simples e tão saborosa que está quase toda semana na nossa mesa. Um verdadeiro "comfort food" que agrada quase todos, de crianças a idosos!
Na maioria das vezes, uso músculo. Gosto muito da textura da carne com a cartilagem. E estes dias fiquei pensando, como será que minhas amigas blogueiras e leitoras fazem sua carne de panela, que temperos usam, que legumes colocam junto?
Gostaria de propôr a vocês que, quando prepararem sua carne de panela, poste para todas nós vermos! Sem nenhum prazo de tempo. Quem não tiver blog, poderia deixar a dica aqui nos comentários ou mesmo mandar um e-mail com foto, receita e texto que publicarei aqui com o maior prazer! E depois da carne de panela, poderiam vir outras comidas como feijão, bife, arroz, etc, etc... o que vocês acham? Basta colocar no título do post "Comidinha do dia-a-dia".
Vai abaixo minha "receita". Entre aspas porque vai tudo meio a olho, afinal comidinha do dia-a-dia não tem medidas em colheres nem mililitros, certo? ;-)

Começo colocando óleo de canola na panela de pressão e levo ao fogo. Aquecido o óleo, junto os pedaços de carne (músculo, costela sem osso, acém, etc) e douro levemente. Afasto a carne para um lado e no espaço aberto, refogo o alho picadinho. Junto cebola fatiada e dou uma sapecada até murchar. Às vezes coloco pimentão verde também. Adiciono tomates bem madurinhos picados ou quando não tem, uso os pelados em lata e tempero com sal, pimenta do reino, aji-no-moto e cominho. Quando tem cheiro-verde, vai junto também. Coloco um pouco de água, não muito porque as carnes aqui são todas congeladas e soltam muita água durante o cozimento. Tampo a panela e depois que pegar pressão, conto 40 minutos. Gosto da carne bem macia! Coloco debaixo da torneira e jogo bastante água para tirar a pressão. Abro a tampa e junto então as batatas e cenouras picadas em nacos grandes. Tampo de novo e levo ao fogo. Conto 5 minutos depois que pegar a pressão e está pronta minha carne de panela!

Desta vez a carne foi acompanhada de:

* salada verde (alface, horensô, pepino, tomate e cebola temperados com alho amassado, sal, pimenta, azeite, orégano e suco de limão)

* salada de beterraba (beterrabas cozidas e temperadas com cebola, sal, pimenta, vinagre e azeite)

* refogado de tinguensai (acelga chinesa refogada em azeite e alho picadinho e temperado com sal e um fio de shoyu)

* missô shiru de namekô e cebola (despeje o namekô numa peneira e dê uma lavada rápida para tirar a baba em excesso. Numa panela com água fervendo, coloque hondashi, o namekô e fatias de cebola. Espere ferver e deixe cozinhando por alguns minutos. Tire a espuma branca que for juntando na superfície. Coloque missô branco ou vermelho, dissolvendo bem no caldo. Use uma peneirinha que acelera o processo. Quando ameaçar ferver, desligue o fogo)


Desta vez, experimentei servir ao estilo de um café-restaurante que fomos no domingo passado. Sopa na xícara, misturas em cumbuquinhas e na vasilha maior, arroz com salada e o prato principal.


Este é o namekô, um cogumelo vem viscoso. Não tem um gosto muito marcante, o bom dele é a textura, meio "kori kori" como os japoneses diriam. Macio e duro ao mesmo tempo? Difícil explicar! ;-p

Bem, espero contar com a participação de muitas amigas!

23 comentários:

Akemi disse...

Enviem receitas para pecadodagula.akemi@gmail.com!

Anônimo disse...

Oi Akemi, que delicia de carne de panela. A minha filhota adora esse prato. Obrigada pelas dicas e tenha um bom final de semana.

Eli disse...

Akemi amei de paixão sua idéia. Aqui em casa faço muito carne de panela, adoro, bem macia, já desfiando aff. :) Vou fazer uma receita minha e postar. Agora meu arroz não cai no gosto do Brasileiro eu faço na panela oriental, sem óleo e sem sal. hehehe

Valentina disse...

Amiga, quero experimentar este cogumelo ao dente. e amie a ideia da carne de panela. so tenho que fazer.bjocas

Patricia Scarpin disse...

Amiga, adorei a idéia!! Certamente vou participar, tenho um marido pra lá de carnívoro! ;)

Seu prato parece delicioso!

Beatriz Belliard disse...

Akemi, otima ideia, nunca me lembro de fazer carne de panela, e sei que todos da casa vao adorar !

Cláudia A. disse...

Oi Akemi lindinha. Na próxima semana farei minha carne de panela. Na verdade eu faço essa carne de dois modos: um muito prático (para quando estou com pressa) e outro mais demoradinho. Os dois dão resultados gostosos. Um beijo.

Karen disse...

Sempre acho a comida dos outros blogs mais apetitosa e também sempre achava a comida da casa dos outro melhor, nem que fosse arroz e salada de chuchu.

Minha carne de panela favorita era da cantina da matemática lá da unicamp, faz tempo que não como, mas ia cenoura, vagem e batata. Se fizer algo parecido eu envio!

beijos,

Mirian disse...

Oi Akemi !Meu preferido é rabada!uma delícia!
Ah...vc já congelou nameko?
Passou na tv que pode congelar, tenho 2 pacotes no congelador,ainda não usei...
Bjos e bom fim de semana!

Geórgia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Geórgia disse...

Sua idéia foi ótima. Comemos ontem um cozido de carneiro que parecia muito com carne de panela. Bjs.
Dê uma olhada no link: http://ggmaria.blogspot.com/2007/04/carneiro-delicioso.html

Anônimo disse...

oie!!! adoro carne de panela... minha mae faz é uma delicia... sem muita sofisticacao... bem simples mesmo... temperos normais... quando a carne é boa ela desfia na boca... hummm...

Akemi disse...

Luiza, bom final de semana para vc e sua família também! Aproveite bastante o feriadão! ;-)

Eliana, amiga, já estou a salivar só de pensar nas suas carnes de panela!


Valentina, tenho certeza que sua carne vai ter pitadinhas de temperos diferentes, amiga!

Patricia, vou esperar ansiosamente pela sua receita, amiga!

Bia, ficarei aguardando!

Cláudia, amiga, vou querer ver suas duas formas de preparo, hein! rss

Karen, espero que você participe, amiga!

Mirian, também adoro rabada! Super saboroso ne? Nunca congelei namekô, legal saber que pode ser processado assim!

Geórgia, que delícia de cozido! Preciso fazer carneiro qualquer hora aqui!

Márcia, que delícia deve ser a carne de panela da sua mãe! E só de pensar nela desfiando....hummmmm! Já salivei! rsss

Muito obrigada e um beijo a todas!

Lídia Lopes disse...

Olá, adorei a sua receita. Tenho a certeza que os vizinhos sentiram o cheirinho bom :)
Quando eu fizer uma carninha "de panela" eu envio a receita com muito gosto.
Bom fim-de-semana!

Unknown disse...

Oi pessoal,
Sou nova na cozinha, que carne vocês costumam usar para ficar assim bem macia, desfiando? Não gosto de músculo... :-(
Bjos,
Renata

Anônimo disse...

Akemi
No Japão é comum comer arroz salada, carne no café da manhã? Eu sou descendente também, mas tenho receio de comer esse tipo de refeição nessa hora com medo de engordar , dê alguma sugestão para poder usufruir desse prazer sem problemas
Obrigada

miki w. disse...

akemi querida, músculooooo que delícia! vc já sabe q é uma das carnes que eu adoro né :-)?

vou ver se preparo um karê com músculo para postar no seu 'desafio'. ai, delícia!

beijinhos, miki

Anônimo disse...

Oi, Akemi! Serve comentário de um "amigo",rs? Gosto de cosinhar (fui obrigado,rs, já que minha mulher está trabalhando...)e gostei tb do seu blog. Vai aí uma dica: não coloque a panela de pressão quente na àgua. O choque térmico irá deformá-la e poderá causar acidente. Coloque algo para segurar a válvula levantada (garfo) até que saia toda a pressão. Uma regra básica na cosinha: quem tem pressa come crú,rsrs.Bjks.

Anônimo disse...

Olá! adoro culinaria e uma das receitas que morria de vontade de aprender era a de carne de panela. Hj vou experimentar uma bela carne de panela. Beijos

Cris disse...

Akemi, publiquei uma carne de panela para você... Bjs!

Luciana Macêdo disse...

Akemi, fazer a comidinha do dia-a-dia é complicado, tem que ser muito mais caprichada.
Também vou fazer uma carne de panela bem gostosa. Meu blog é novo passa por lá.
"Cafézinho das Cinco".

Marina disse...

Oi Akemi! Adorei seu blog! Criei o meu agora e vou visitar sempre o seu, vai servir de inspiraçao! rsrsrs

Bruna Silva disse...

Bom apetite, irei fazer!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails