quarta-feira, abril 11, 2007

Sanduíche assado de bacon com aspargos



Se o passeio ao Flower Park tivesse sido planejado, teria feito este sanduíche para levar. É muito gostoso tanto quente quanto frio e o recheio pode ser substituído conforme o seu gosto. Já imagino um frango desfiado com milho, presunto com queijo e tomate, camarões com espinafre, presunto cru com rúcula, enfim o que sua criatividade mandar!

O nome original da receita é Quiche de bacon e aspargos mas depois do resultado, achei que não tinha praticamente nada a ver com o verdadeiro quiche. Nem por isso é de se menosprezar. Grande parte do creme penetra no pão deixando-o úmido mas uma parte dá "liga" aos ingredientes do recheio. As bordas de pão são de uma crocância deliciosa quando consumida quentinha.
É possível preparar sanduíches individuais também. Use forminhas de alumínio descartáveis para madeleines que são mais reforçadas ou senão, faça como a Cris, usando formas de muffins.

A receita vem do programa "Kyoo no ryouri" da NHK e além do prato, dá muitas dicas de como conservar os alimentos. Os aspargos, por exemplo, são encontrados amarrados em fitas adesivas ou elásticos de borracha nos mercados. Ao chegar em casa, tire as fitas ou elásticos. Umedeça um papel toalha e envolva os aspargos, reforçando a parte do talo cortado. Embrulhe o "buquê" de aspargos em filme plástico e deixe na gaveta da geladeira de pé, com os talos cortados para baixo. Sempre deixava os aspargos deitados, mas segundo a culinarista, os aspargos continuam crescendo na geladeira e começam a virar a ponta para os lados (isso é verdade mesmo) ficando com aspecto bem estranho. Para escolher bons aspargos, prefira os que têm os talos razoavelmente frescos, descarte os ressecados e murchos. As pontas (a parte que parece um botão de flor) deve estar bem compacto. Os que têm os brotos já virando para fora não são tão bons.

Sanduíche assado de bacon com aspargos

10 fatias de pão de forma próprio para sanduíche que já vêm sem a casca (se não tiver, use pão comum mesmo, mas as fatias são mais grossas e pode ser que o creme seja insuficiente. Faça uma forma menor ou dobre o creme se necessário)

margarina para untar as fatias de pão

Recheio:
1 cebola média fatiada em lascas finas
4 fatias de bacon
azeite de oliva se necessário
8 aspargos verdes
3 ovos
1 gema (opcional)
150ml de creme de leite fresco
sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
uma pitada de noz moscada (obrigatório segundo a culinarista para aromatizar qualquer prato que leve leite ou derivados)
queijo brie, gouda ou outro que você tiver disponível picadinho

Forre o fundo de uma forma para quiche ou pirex (usei uma retangular de 24x18cm) com fatias de pão. Unte a superfície levemente com margarina e leve ao forno ou tostadeira para dourar levemente. Passe margarina nas outras fatias restantes também. Corte em 4 e depois cada quadradinho em diagonal formando 8 triângulos por fatia.
Faça a borda do sanduíche com esses triângulos de pão e reserve.

Leve uma frigideira ao fogo e deite as fatias de bacon. Doure levemente dos dois lados e tire num prato com papel toalha.
Se quiser, limpe a gordura da frigideira com papel toalha e coloque um fio de azeite. Junte a cebola picada e vá dourando em fogo médio mexendo de vez enquando até ficar de cor caramelada. Demora um pouco mas vale a pena porque a cebola fica muito saborosa!
Enquanto isso, coloque água numa panela larga e leve para ferver. Quando abrir fervura, coloque os aspargos e deixe cozinhar por 1 minutos. Escorra e corte ao meio se necessário, depende da forma que você usar.

Pré-aqueça o forno a 180o.

Numa vasilha, coloque os ovos e bata bem com um batedor. Junte o creme de leite e tempere a gosto.
Agora vamos montar o sanduíche: espalhe as fatias de cebola na forma forrada com pão. Coloque as fatias de bacon, disponha os aspargos de maneira bonita e espalhe o queijo picadinho por cima. Deite o creme de ovos com a ajuda de uma concha. Leve ao forno e deixe até dourar bem. Sirva quentinho ou mesmo frio!



10 comentários:

Lila disse...

Nossa Akemi, to salivando aqui olhando essa foto...o bolo de morango também não fica atrás e as fotos mais abaixo são lindas, encheram os olhos!
um bom dia pra vc

Patricia Scarpin disse...

Ficou maravilhoso, amiga, gostei tanto!
Adoro aspargos e que idéia boa esta!

Pode apostar que vou fazer lá em casa.

Eliana Scaramal disse...

Que lindo Clarice! Essa borda ficou muito bonita. Adorei o recheio também.

Karen disse...

Que apresentação bonita e apetitosa!

Anônimo disse...

akemi,vc sempre se supera!
impressionante.lindo.apetitoso.
parabéns!!!
maria tereza

Ana disse...

Nossa, esta tao bonito Clarice, adorei!!
Ana

Cláudia disse...

Oi Akemi, lindo o seu sanduíche. Como você é caprichosa!! Parabéns e um beijo.

Elvira disse...

Fantástico! É lindo e parece delicioso! Você é uma rainha da cozinha, querida Akemi.

Carol Emboava disse...

Puxaaaa, que foto linda e apetitosa!

Akemi disse...

Lila, obrigada, querida! Tenha um dia maravilhoso também!

Patricia, lembrei de ti enquanto montava o sanduíche pois sei que gostas de aspargos tanto quanto eu!

Muito, muito obrigada, minhas queridas Eliana, Karen, Maria Tereza, Ana, Claudia, Elvira e Carol! Beijos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails