quinta-feira, junho 15, 2006

Bolo de milho delicioso




Estamos no mês de Junho, mês de festas juninas! Quantas coisas gostosas comemos nas quermesses! Hummmm! Que saudade!
Fiquei com vontade de comer um bolo de milho bem gostoso e pus-me a procurar uma receita que agregasse todas as coisas que queria, leite de coco, leite condensado, fubá, milho...
As receitas que encontrei usava um ou outro ingrediente, mas não todos como eu gostaria, então resolvi fazer um bolo a olhômetro e olha... ficou muito bom! Super fofinho, ótimo de açúcar e muito saboroso, com gosto de milho, do jeitinho que eu queria!

Bolo de milho delicioso

1 lata de milho verde (275g de peso líquido)
200ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
5 ovos médios
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de fubá
1 colher (sopa) de fermento em pó

Obs: a xícara de medida tem 240ml de capacidade!

Escorra o milho e despeje no copo do liquidificador. Junte o leite de coco e o leite condensado e bata bem até ficar tudo bem misturado. Peneire o fubá com a farinha e o fermento. Reserve.
Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Junte as gemas uma por uma. Em seguida, vá colocando a mistura de farinhas alternando com a mistura de milho. Bata as claras em neve e junte 1/3 na massa do bolo. Misture delicadamente e só então acrescente o restante das claras. Misture com cuidado e despeje em forma (22x30cm) untada e enfarinhada com fubá ou com papel manteiga. Leve para assar em forno pré-aquecido a 170oC por cerca de 40 minutos ou até que esteja douradinho. Faça o teste do palito.

22 comentários:

Ana disse...

Akemi, voce eh mesmo fera nos bolos, esta lindo o seu bolo, muito fofo!
Eu nao gosto de erva-doce e todo bolo de fuba tem, mas o seu nao, ou seja: receita copiada e colocada p/ testar!
Ainda mais com todos esses ingredientes deliciosos, so pode mesmo ficar bom!!
Ana

Karen disse...

Eta! Mais um bolo bão!
Gostava tanto de ir às quermesses, faz tanto tempo!

Anônimo disse...

Heavens ! Que foto estonteante. Eu me lembrei de quando fazia comida para as minhas bonecas, adorava empilhar as minhas invencoes em forma de piramide para exibi-las para as minhas amigas. Beijinhos

Akemi disse...

Ana, adorei esse bolo, a massa ficou do jeito que eu queria, mas creio que pode ficar melhor ainda com algumas colheres de queijo ralado ou coco ralado, ou meio a meio de ambos! Ah, que invejinha de vc, vai passear na nossa terrinha! Aproveite bastante por mim! Bjs!

Cumadi Karen, sentaí que vô servi um café qui cuei agorinha memo! rsrsrs

Renata, amiga, sempre gentil! Que bonecas privilegiadas e imagino o sucesso que vc fazia junto às suas amigas com suas invencionices! Bjs!

Anônimo disse...

Mmmmmhhh...!
Que lindo bolo...eu sou como formiga onde há bolo eu estou...vou fazer no fim de semana...seu blog é lindo ...parabéns...beijinhos da katerine.

Anônimo disse...

Eu vou fazer o seu bolo hoje, depois te conto como ficou, porque o seu parece divino.

Akemi disse...

Katty e Eliana, obrigada pela visitinha! Espero que gostem do bolo de milho! Depois me contem como ficou! Bjs e bom final de semana!

LaCuocaRossa disse...

boa noite akemi,
desculpe para o meu portugues, ma eu sou uma rapariga italiana...
gosto muinto o'portugal e a cozinha portuguesa (eu tambem, tengo um blog de cozinha italiana)...
morai em portugal no 1998 para 4 meses e tengo mintas amigos portugues...
eu voltai em portugal a ultima vez no 2000...e agora tengo muinta saudade...
quero voltar esta verao o a proxima...
ainda desculpe para o meu portugues mas quando scrivo o meu computer nao tiene todas as letras para escriver em portugues...

LaCuocaRossa disse...

akemi, gosto também o' Brasil... mas nunca estive em Brasil...
conesco o' Barasil (e a cozinha brasileira em particular de Salvador de Bahia) para a letura de os livros de Gorge Amado, o meu escritor preferido!!!

Anônimo disse...

Olá Akemi, parabéns pela receita. Parece realmente muito bom. Vou faze-lo para presentear uma amiga belga que ama bolo de milho. Pereceu-me perfeito. Sempre visito seu blog e já fiz muitas das suas receita. Mas por falta de tempo, tenho um bebe de um aninho, nunca consigo comentar seus posts. Uma dica para fazer bolos ainda melhores: use cake flour! Aprendi isso no joy of baking. Este é o link: http://joyofbaking.com/flour.html

Anônimo disse...

Com certeza ai no Japao voce poderá encontra-la. Caso contrário, pode fazer substitucoes como se ensina no site acima. Qualquer dúvida me escreva. Um abraco, Joelma

Akemi disse...

Joelma, obrigada por visitar sempre meu blog e pela dica da farinha! Aqui existe sim essa farinha própria para bolos, vou experimentar usar nas próximas vezes. Obrigada tbm pela dica do site, vou dar uma olhada com mais calma depois! Bjs!

Akemi disse...

Lacuocarossa, você está mesmo por dentro do Brasil! Fico muito feliz de encontrar pessoas interessadas em nossa cultura como vc! Qualquer dúvida quanto às receitas, estou sempre à disposição!Beijos!

Valentina disse...

Amiga, nao sei porque nao escrevi sobre este bolo .lindo!! vou fazer.Desculpe.

Akemi disse...

Que isso, Valentina! Espero que vc goste dele como a Ana!

Anônimo disse...

ola eu a katia ,e adorei a receita desse bolo e muito saborosa,agora... por acaso vc pode me mandar uma receita de bolo kuka ,eu so sei que é muito famosa la no sul.obrigada!!!!!!!!

Anônimo disse...

Oi, fiz sua receita ontem. Quando vi, salvei logo nos favoritos pra não perder, e não sosseguei até fazer. Pena que meu bolo não ficou tão fofo quanto o seu, o seu ficou muito lindo. Mas ficou muito gostoso, vou fazer até ficar lindo como o seu.

Acho um espanto criar massa de bolo, acho que é coisa de cozinheira boa demais. ;)

Akemi disse...

Katia, vou ver se encontro uma receita boa de kuka e em seguida vou experimentar e postar. Aguarde mais um pouco!

Renata, obrigada pela visita! Que bom que gostou do bolo. Já vi que és perseverante e tenho certeza que seu próximo bolo sairá do jeito que tu queres! Beijos e sucesso!

Anônimo disse...

Estava procurando uma boa receita de Bolo de Milho, e amei esta. vou fazer e espro que fique com uma cara tão boa quanto o seu bolo ficou. Obrigada por compartilhar.

Akemi disse...

Vivian, muito obrigada pelo comentário e espero que goste deste bolo! Não faço a muito tempo mas fica realmente delicioso, recomendo! Bjss

silgen disse...

eu adoro bolo de fuba mas amo o de milho
por isso ja fiz varias receitas
mas sem duvidas esse é o melhor de todos!!!!
o sabor fica diferente desses q batem no liqd. todos os ing.
adorei o seu bolo Akemi, parabéns!!!!!
ele da um pouco mais de trabalho mas o resultado final vale a pena
virei fã dele
muito obrigada...eu to aqui no jp mas vou passar a receita pra minha mãe q esta ai no br...bj

Akemi disse...

Nossa, tanto tempo que nao faco este bolo que tinha ate esquecido! Agora vou ter que refazer porque este bolo fica muito bom com uma xicara de cafe! Hummm! Espero que sua mae goste tanto quanto vc e eu! ;)
Bjss e obrigado pelo depoimento!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails