domingo, junho 11, 2006

Loaf de Banana e Nozes



À partir da receita de bolo de cenouras, a Valentina me indicou o site da Delia Smith. Encontrei muitas receitas interessantes, que pretendo experimentar e resolvi testar esse loaf, pois estava com umas bananas já super pintadinhas.
A massa é bem macia, mas ao morder você sente as nozes invadirem sua boca. Ao ler a receita achei a quantidade de nozes excessiva mas, ao comer uma fatia, você muda de idéia imediatamente.
Comi a fatia pura, com clotted cream e com geléia. Fica bom de qualquer jeito. Uma ótima sugestão para o chá da tarde!

Loaf de Banana e Nozes

4 bananas
175g de nozes
uma pitada de sal
1 colher (chá) cheia de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
110g de farinha de trigo
110g de farinha de trigo integral
raspas de uma laranja
raspas de um limão
110g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
175g de açúcar mascavo
2 ovos grandes em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de açúcar demerara para polvilhar

Forre uma assadeira com papel alumínio e espalhe as nozes. Leve ao forno (170oC) por 7 a 8 minutos para dar uma leve torrada. Espere amornar e quebre em pedaços grosseiros. Reserve.
Amasse 3 bananas e corte a outra banana em fatias de 1cm.
Peneire os ingredientes secos numa tigela, acrescente os demais itens (menos a banana e as nozes) e bata com batedeira, primeiro em baixa velocidade por 30 segundos e depois aumente a velocidade até ficar uma massa bem homogênea). Junte as bananas e as nozes e misture levemente. Caso necessário, coloque um pouco de leite para que a massa fique na consistência de cair da colher facilmente
Despeje a massa em forma de loaf(21x12cm) untada e enfarinhada ou recoberta com papel manteiga. Dê um talho no centro para que a massa não rache em outras partes. Polvilhe o açúcar demerara e leve ao forno pré-aquecido a 180oC por 1h15min ou 1h30min. Tire do forno e deixe uns 5 minutos na forma ainda. Só então desenforme e deixe esfriar completamente sobre uma grelha.

5 comentários:

Karen disse...

Seu blog anda uma doçura só, hein! Também adora a combinação bananas-nozes. Vou passar pelo site da Delia só para passar um pouco de vontade!

valentina disse...

Clarice, a Délia é maravilhosa.Não gosto de ve-la na televisao pois ela e muito tensa. Mas nos livros, nas coisas escritas ela é viva,brilhante.E receita dela nao tem erro. E infalível.Que bom que voce ja está se familiarizando.Lindo este loaf.E banana ..já diz muito.

Ana disse...

Esta lindo o seu loaf!
Aqui em casa todo mundo adora muffins de banana nut, vou fazer qualquer dia esse bolo tbem!
Beijos!
Ana

Anônimo disse...

Ola, agora venho aqui todos os dias. Eh uma delicia so de olhar !
Estou louca para experimentar.
beijos
Cristina

Akemi disse...

Karen, agora estou na fase de nihon ryouri! rs Vai dá uma olhada sim, tem um bolo mais lindo e delicioso que o outro! Hummm!

Valentina, gostei desse loaf, já entrei para o fã-clube da Delia!

Ana, essa combinação de banana e nozes é 10 mesmo!

Cristina, que bom que vc vem me visitar tds os dias! É um prazer! Esteja à vontade para comentar e fazer críticas sempre que necessário! Bjs!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails