quinta-feira, junho 22, 2006

Experimentando alguns produtos para curry...



Falar em curry é me fazer lembrar dos ensopados que minha ba-chan (avó) preparava nas noites de inverno. Ela esperava todos se sentarem para então desligar o fogo que aquecia o curry para que todos comessem bem quentinho e assim, aquecer o corpo. No Brasil costumávamos usar o condimento vendido em vidros. Chegando aqui, deparei-me com uma diversidade de curries pré-preparados mas me mantive fiel ao pozinho (que aqui é vendido em latinhas vermelhas) até que experimentei esse preparado. Achei o sabor bem menos enjoativo que os demais e é picante na medida certa para mim (usei da embalagem prateada. Tem também nas versões mais doce e mais picante, que se não me engano é dourada). Por ser em flocos, ele dissolve rapidamente, diferente dos tabletes de outras marcas que demoooooram para se dissolver...



Você pode usar esse preparado para temperar saladas também, fica ótimo! Experimente diluir um pouco dos flocos de curry com iogurte e maionese em partes iguais. Misture bem e regue nas folhas de verdura!
Além desse preparado, usei também garam masala e fond de veau para dar uma incrementada e ficou bem parecido com curries servidos em restaurantes.



O garam masala é um tempero que leva várias especiarias como canela, cravo, cardamono, cominho... dá um realce no sabor e no cheiro do curry.



O fond de veau é um caldo de várias carnes (boi, peixe, galinha) com legumes. Dá um realce nos ensopados em geral.




Para completar o curry, servi acompanhado de nans.




Foi bem simples de preparar, só misturar água, sovar bem, descansar, abrir e grelhar na frigideira. Do jeito que vem explicado, com fotos e tudo, nao tem como errar.
Como vocês perceberam, quem estiver com vontade de ter uma refeição típica indiana, não precisa se descabelar atrás de todos os ingredientes.




Curry de frango

3 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho picadinhos
1/2 cebola grande picada
400g de sobrecoxa cortados em cubos médios
2 batatas grandes descascadas e cortadas em cubos grandes
1 cenoura descascada e picada
água o suficiente
sal
1 cubo de fond de veau
1/2 pacote de preparado em flocos para curry
1 a 2 colheres (chá) de garam masala
água e farinha de trigo para engrossar

Aqueça o óleo numa panela grande. Refogue o alho e a cebola. Junte o frango cortado e misture bem. Deixe refogando até que o frango mude de cor. Junte as batatas e a cenoura picada. Tempere com um pouco de sal. Despeje água o suficiente para cobrir a carne e os legumes. Deixe ferver e junte o caldo de fond de veau. Misture bem para dissolver. Tire a espuma que se formou na superfície, tampe e cozinhe em fogo médio até os legumes ficarem macios. Apague o fogo e coloque os flocos de curry. Se você quiser mais ardido, coloque mais flocos. Misture bem e acenda o fogo novamente. Vá cozinhando em fogo médio até pegar leve consistência. Se quiser mais grosso, junte farinha dissolvida em água e vá pingando no ensopado até adquirir a cremosidade desejada. Por fim, junte o garam masala, mexa bem e corrija o sal se necessário. Sirva em seguida.

9 comentários:

Eliana Scaramal disse...

Aqui no Brasil eu uso sempre, mas é de tablete, dessa forma que voce mostrou aqui eu não conheço, vou procurar, depois te conto.

Karen disse...

É tudo bem prático, né? Adorava os mercados japoneses! Era uma festa só ficar olhando as coisas diferentes nas prateleiras!

LaCuocaRossa disse...

E' muinto divertido ver que uma multinacional como a Knorr tiene diferenti produti para a cozinha italiana o a cozinha portuguesa...na Italia esto "fond de veau" nao esiste...

Akemi disse...

Eliana, você pode fazer o seu próprio mix de especiarias e refogar junto com a carne. Estou com outra receita de curry para testar que só usa especiarias, sem pó de curry. Se ficar bom, postarei aqui.

Karen, tbm adoro ficar fuçando nas prateleiras dos mercados. Tem tantas coisas e para tudo, só não cozinha quem não quer mesmo.

Lacuocarossa, creio que se você não colocar o fond de veau não fará tanta diferença assim, mas se puder colocar as especiarias, garanto que dará um toque diferente no curry!

valentina disse...

Ando tao ocupada que nem tive tempo de passar aqui. Adorei o teu post. Voce sabe que o garam massala é muito facil de fazer em casa mesmo. Tenho uma receita. E dependendo do teu gosto voce pode colocar mais esta ou aquela especiaria.

Akemi disse...

Valentina, quando vc tiver um tempinho gostaria de receber a receita da garam massala caseiro!

valentina disse...

Querida Clarice, te mando por email amiga.

Susan disse...

Akemi, adorei as indicações destes temperos. Vou pedir para o meu filho comprar para mim, já que ele estara no mes de julho neste pais.
Toda vez que souber de algo interessante coloque aqui, sempre á bom saber.
As tuas receitas e as fotos são maravilhosas.
Beijos
Susan

Akemi disse...

Obrigada, Susan! Sempre que puder colocarei produtos que achar interessantes e gostosos. Espero que seu filho encontre todos os temperos! Desejo uma boa viagem a ele e um ótimo final de semana a você! Beijos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails