quarta-feira, junho 28, 2006

Bolo de coco e limão



Mais uma receita deliciosa da Delia Smith. Os ingredientes deste bolo me chamaram a atenção de imediato, achei que coco e limão dariam um sabor excelente. Ao encontrar leite de coco em pó, coloquei a batedeira para funcionar. Sempre que lia a receita pensava por que fazer o bolo em duas formas? Não seria mais simples, assar em uma só e depois cortar ao meio???
Bem, o mistério foi descoberto. Esse bolo é muuuuuuuuuito fofo! Tão fofo e macio que chega a se esfarelar todinho! Se fosse cortar ao meio esse bolo, você ficaria somente com meio bolo. Mesmo ao cortar as fatias, eu já fui deixando várias porções no prato. O coco na verdade só dá uma textura no bolo, quase não se sente seu sabor na massa, o limão predomina sem dúvida no bolo e na cobertura. Falando nela, fiz só meia receita, já achando que seria muito doce. Mesmo assim, ainda achei bem melado, apesar de ter o azedume do suco dos limões. Talvez se fizer um bolo mais alto, o doce-azedo da cobertura fique mais equilibrado. Fiquei pensando também se usar lemon curd na cobertura e recheio não seria uma boa idéia.
A receita usa limões verdes e aqui, além de pequenos, custam uma pequena fortuna. Usei-os apenas na cobertura, tanto suco como raspas. Já os limões do bolo, usei dos amarelinhos mesmo. Só que na massa, creio que ficaria melhor ralar a casca do limão em ralador metálico mesmo, desses de ralar queijo, sabe, do que o zester. Bom, isso na minha opinião.Espere a cobertura endurecer um pouco antes de espalhar as raspas de limão. Eu coloquei enquanto ainda estava mole e as raspas deitaram na calda, perderam todo o cacheadinho...rs
O bolo em temperatura ambiente é bom mas geladinho, fica melhor ainda!

Bolo de coco e limão

50g de coco ralado seco
2 limões
175g de farinha de trigo
175g de açúcar
175g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3 ovos grandes levemente batidos
2 colheres (sopa) de leite de coco em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

cobertura:
120g de açúcar de confeiteiro
2 limões pequenos

Raspe a casca dos limões do bolo e deixe coberta com filme plástico. Coloque o coco ralado numa tigela e esprema os limões aí. Misture e deixe hidratando por pelo menos uma hora.
Numa tigela grande, peneire a farinha com o fermento e o leite de coco em pó. Junte os demais ingredientes e bata por 2 ou 3 minutos até tudo ficar bem incorporado. Despeje em forma untada e enfarinhada ou forrada com papel manteiga (22x22cm). Leve para assar em forno pré-aquecido a 170oC por 30 a 35 minutos. Retire e deixe na forma ainda por uns 5 minutos. Só então desenforme e deixe esfriando numa grelha. Depois de completamente frio, espalhe a cobertura sobre a superfície. Deixe endurecer um pouco e polvilhe as raspas de limão por cima.

Cobertura: raspe os limões com zester e reserve. Num copinho, esprema bem os limões. Coloque o açúcar de confeiteiro numa tigela e vá juntando suco de limão até dar consistência que dê para espalhar no bolo.

9 comentários:

Karen disse...

Leite de coco em pó? Isso é novidade! Belo bolo!

Valentina disse...

Clarice, conheço esta receita e gosto muito. Boa escolha!!Por aqui é muito comum se fazer bolo em duas formas e depois sanduichar(gostou do meu verbo?) bjs

Ana disse...

Nao sou fa de bolo de limao,mas o seu esta mesmo lindo!!
Adorei a ideia do leite de coco em po, mas nunca vi... sera q existe onde eu moro? Vou me informar! hehe!
Ana

Anônimo disse...

Akemi, eu adoro bolo de limao:) O probs eh que a galera em casa nao curte muito coco. Na tua opiniao, voce acha que da pra deixar o coco de fora??

Outra pergunta: voce "sanduichou"?? (VAL, adorei o verbo..hehe)..Na foto nao da pra ver bem. E, se sim, recheou com que??

Lindo bolo!!

Bjs

Bri

Akemi disse...

Karen, tbm nunca tinha visto leite de coco em pó, mas depois de ver a receita fui à caça do dito cujo. Qtos ingredientes que a gente nem imagina que exista ne?

Valentina, adorei o verbo! rsrs Esse bolo é uma tentação de bom, ne? Não havia reparado nesse detalhe em outras receitas de assar em duas formas, mas acho que nesse bolo é altamente recomendável mesmo!

Ana, também camelei para encontrar esse tal de leite de coco em pó. Esse bolo é bem azedinho mesmo, será que vc iria gostar?

Brisa, eu não senti o sabor do coco na massa, acho que não vai interferir se vc deixá-lo de fora! Eu não sanduichei o bolo, não! rs A receita original usa a mesma pasta da cobertura para o recheio e como achei que ficaria muito doce, só cobri o bolo. Mas se vc quiser sanduichar, asse em duas formas pq ele esfarela bastante e acho que lemon curd deve ficar legal. Aliás, pretendo fazer assim da próxima vez que tentar esse bolo. Se fizeres, me diga como ficou e o que achaste do bolo! Bjs

Anônimo disse...

Aqui tinha leite de coco em pó na década de 90 mas depois sumiu das prateleiras. Teu bolo ficou que é uma beleza.

Anônimo disse...

Akemi, obrigada por responder. Akih ta calorzao e nao me animei a ligar o forno, mas tuas explicacao foi otima:) Estou entre esses dois bolos (laranja ou limao?!?!) e mais um de ovomaltine..hehe..fora o de Nutella, que eu como de colher..ai ai..

Bjs e obrigada

Bri

E viva a salada:))

Anônimo disse...

Ops! Explicaoes..sorry:)

Anônimo disse...

nao curto limao por isso na cobertura puis leite de coco ficou uma delicia.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails