sábado, outubro 20, 2012

As leitoras testaram e aprovaram (12)!

Desta vez minhas leitoras resgataram algumas receitas bem antigas!
A Rosana Kimi do Japão preparou a primeira receita de pão de queijo que publiquei (foto 1).
Já a querida "cabeça-gorda" Miki de São Paulo fez o delicioso bolo Toalha Felpuda (foto 2). Por incrível que pareça nunca postei a receita, mas comentei algumas vezes no início do blog sobre este bolo que foi um grande hit nos anos 80. Minha mãe o preparou para que eu levasse numa festinha da escola e todas as professoras me pediram a receita depois! Fiquei super orgulhosa da minha mãe! :)
Vou passar a receita mais abaixo para quem quiser experimentar ou recordar!
A Luciane também do Japão me escreveu contando que éramos praticamente vizinhas e pergunta se já não nos cruzamos porque frequentava os mesmos lugares que eu! Este mundo é tão pequeno que não duvido nada, viu! rsss
Ela fez a primeira receita de pão de batata que publiquei (foto 3)! Ficou tão entusiasmada com o resultado que já se encorajou a preparar outras receitas de pães!
A leitora Eloisa Vidal não me informou de que cidade é  do Rio de Janeiro/RJ enviou uma foto dela rodeada pelos lindos netos para explicar para quem gosta tanto de cozinhar! Ela me contou que fez as goiabinhas (foto 4) para presentear o filho no aniversário (pediu para não contar que fez apenas 46 anos, não espalhem, ok? rsss).

Muito obrigada a todas mais uma vez pelo carinho e pelo retorno!

Agora a receita:

===================================================

Bolo Toalha Felpuda

* xícara medida 240ml

Massa:
250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
6 ovos
2 xícaras de açúcar
1 vidro de leite de coco (200ml)
a mesma medida de leite (200ml)
4 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de fermento em pó

Calda:
100g de coco ralado
1½ xícara de açúcar
1½ xícara de água ou leite (minha mãe usava suco de laranja e diminuia o açúcar)

Untar e enfarinhar uma assadeira grande.
Peneirar a farinha com fermento e sal.
Bater a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e as gemas e bata bem até ficar esbranquiçado. Junte os ingredientes secos alternando com o leite de coco e leite. Por último coloque as claras em neve. Misture delicadamente e despeje na assadeira. Asse em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 45 a 50 minutos.

Colocar os ingredientes da calda numa panelinha e levar ao fogo até ferver. Despeje quente sobre o bolo logo que sair do forno.

================================================

Um ótimo domingo para todos! :)

12 comentários:

Shapalmas disse...

Eu nao me admiro que suas leitoras estao sempre povando suas receitas,afinal,com esse monte de coisas gostosas que tem por aqui...parabens!!!

Beijinhos

Sharon
http://viramexeefaz.blogspot.com

Rosana Matsumoto disse...

Oie! Outro dia, no aniversario de 5 meses da Ceu, fiz seu bolo gelado! Ficou gostoso, mas não cresceu... Deve ser pq os ovos eram pequenos e acabei colocando um a mais, ou pq bati ele com ela no colo... Kkkkk
Agora vou tentar o toalha felpuda, tomara q de certo!!!!
Rosana

Addicted disse...

Adorei o nome do bolo, além de que deve ser bem saboroso :)
Beijinhos e bom domingo
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/

Alessandra disse...

Olá como vai, tudo bem com vc?
estou dando uma passadinha por aqui e aproveito para convidar vc para conhecer o meu trabalho caso já não conheça , vem dar uma espiadinha
se eu já fiz este convite me perdoe e que me perco nestas coisinhas de internet
fico te esperando
www.vivendoartes-aleartes.com.br

Eloisa Vidal Rosas disse...

Fofoqueira! Eu sou do Rio de Janeiro, lembra do comentário sobre a 'larica'?! Beijos, querida Akemi. (Adoro Clarice!)

Akemi disse...

Sharon, obrigada pelo carinho!

Rosana, a culpa é sempre da galinha! kkkkk
Os ovos grandes que eu costumo usar qui correspondem ao LL daí! Um ovo sem a casca pesa em torno de 55 a 60g. Depois me conta sobre o Toalha Felpuda! ;)

Addicted, a pessoa que batizou o bolo foi bem feliz mesmo. Se fizer a receita inteira, que dá uma assadeira enorme, parece uma toalha!

Alessandra, obrigada pelo convite!

Eloisa, minha memória anda de mal a pior! kkkk
Vc viu que minha língua é de trapo! kkkkkkk
Obrigada pelo carinho!!!

Bjsss a todas e ótimo domingo!!!

Rita Reis disse...

Akemi, é meio difícil não aprovar tuas receitas né? São boas e lindas demais! parabéns!

Andréa disse...

Olá Akemi,
todas suas receitas são fáceis e bem explicadas, além de serem irresistíveis!

Beijinhos, fica com Deus!

Anônimo disse...

Oi Akemi, tudo bem? Eu queria saber se a xícara é de 200 ou 240 ml?
obrigada,
Monica

Akemi disse...

Oi, Monica! Já arrumei o post! Bjss

Anônimo disse...

Que bolo é esse toalha felpuda é maravilhoso fiz e amei.

Akemi disse...

Anônimo, fico muito feliz em saber que gostou da receita! Obrigada por retornar para deixar seu comentário! Bjss e bom final de semana!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails