sábado, outubro 13, 2012

Pão de batata integral

Depois de uma boa temporada de pães brancos, estava na hora de retornar aos saudáveis e nutritivos pães integrais! Tinha separado esta receita um tempo atrás e esta semana resolvi experimentá-la. Ela me chamou a atenção por usar mais farinha integral do que a branca e suco de laranja, que segundo o site serve para suavizar o sabor amargo da farinha integral. Fiz como manda a receita e usei fécula de batata. Não ficou ruim mas esperava outra textura. A descrição do site falava de "um pão de casca macia e interior úmido". Os meus ficaram cascudinhos e a textura um pouco seca. :/
Depois que os pães acabaram, fiz outra vez e usei batata cozida e amassada. A massa ficou bem pegajosa, bem diferente da primeira vez que ficou mais enxuta e tive que modelar com as mãos untadas com óleo. O crescimento foi bom em todas as fermentações mas fiquei um pouco frustrada ao tirar a assadeira do forno e constatar que os pães ficaram achatados. Não estava com bom pressentimento mas ao experimentar... uau!!! Sensacional, ficaram do jeito que o site descreveu, super macios e úmidos! ;)

Adaptado daqui:

* xícara medida 240ml

150ml de água morna
2 colheres (chá) de fermento seco para pão
1 xícara de farinha de trigo branca
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de mel
¼ xícara de suco de laranja
¼ xícara de leite em pó desnatado
¼ xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 batatas médias cozidas e amassadas

Faça uma esponja misturando a água morna, fermento e a farinha branca. Deixe descansar por 20 minutos.
Numa vasilha grande, coloque a farinha integral, leite em pó, sal, mel, suco de laranja, batatas amassadas e a esponja. Misture e coloque para bater na batedeira com gancho de massas pesadas ou sove na mão. Depois de bater uns 5 minutos, adicione a manteiga. Depois que for incorporada, bata mais 5 minutos. A massa vai continuar pegajosa mas lisa e homogênea. Com as mãos untadas com óleo, modele numa bola e coloque numa vasilha também levemente untada. Cubra com filme plástico e deixe descansar por cerca de 50 minutos ou até dobrar de volume.
Dê alguns soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado e despeje a massa na mesa levemente untada. Divida em 12 ou 16 porções. Modele em bolinhas e deixe descansar por 10 minutos cobertas com pano de prato.
Pegue uma bolinha, dê uma leve achatada para tirar o gás acumulado e modele em bolinha novamente. Coloque numa assadeira de 35x23cm untada com manteiga. Repita com as outras bolinhas. Cubra frouxamente com filme plástico levemente untado com óleo e deixe descansar por mais 30 ou 40 minutos.
Pincele com cuidado a superfície com ovo batido (a massa vai estar super leve e pode murchar se pincelar com mais força) e polvilhe aveia em flocos. Asse em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 25 a 30 minutos ou até dourarem levemente.


Um ótimo domingo para todos! :)

17 comentários:

Celia disse...

Oi Akemi, que fofura esses pãezinhos. Mais um para a minha lista. Parabéns e obrigada por compartilhar.
Bom domingo para voce.
Bjs

A Paixão da Isa disse...

humm pao feito em casa é outra coisa adorei bjs bom domingo

Renata disse...

Diferente esse pão né, Akemi? Com suco de laranja... ainda não conhecia. Ficou com uma aperência ótima!
Bjsss

Rosangela Cunha disse...

Que maravilha Akemi, sou louca por paes integrais, aqui na Alemanha tem cada um de tirar o fôlego,viu!!!Esse seu tá uma perfeicao incrível!!!!!!! Um belo domingo para vc!!!!!!Beijos

Addicted disse...

Que pão maravilho, quentinho para o pequeno almoço...que delicia!
beijinho e bom domingo
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/

Léia disse...

Bom dia Akemi, tive uma decepção com uma receita de pão integral por esses dias.Não dando para aproveitar nem uma fatia.Adorei sua receita.
Devo me animar em testá-la para aproveitar a farinha integral que comprei.Ficaram com uma cara ótima.Beijos querida e um lindo domingo.Quando fizer te conto, rsrs.

Ricardo Tiago disse...

que maravilha. Adorei!
Beijinhos e bom domingo.

são33 disse...

FIcaram lindos e bem ao meu gosto.
Nunca tinha visto nenhuma receita com sumo de laranja.
bom domingo
bjs

arte da sadhia disse...

sabe amiga as vezes nos cobramos demais não é mesmo eu mesma sou assim seu pão esta maravilhoso .....parabens divino combinação perfeita
bjokas

Josy disse...

Akemi que fofinhos ficaram seus pães, a mistura de mel e laranja deve ter dado um sabor bem gostoso na massa. Mais uma receitinha que levo daqui. Beijinhos ótima semana miga

IVANEIDE disse...

Hummmm amei Akemi,como sempre, 10!!

IVANEIDE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ThassilaVieira disse...

Ai que delícia esse pãozinho!
Acho que será minha próxima receita... ando numa faze integral por aqui. rs
Agora, o ultimo pão integral que eu fiz também muchou e ficou super sensível depois que cresceu... vc sabe o pq!? Será q é muito fermento!? ou massa mole de mais!?
Bem... é isso!
Beijinhos!
Thá
http://cozinhadatha.blogspot.com.br/

Mafalda disse...

Que bom... para o pequeno almoço deve ser uma maravilha e faz certamente melhor que os outros pães... embora eu não consiga viver sem pão branco... aliás - não consigo viver sem pão... hehehe.
bjs

Megumi disse...

Hummm...Ai que fome!!! Parecem deliciosos!
Uma otima semana pra vcs,bjss!

Gina disse...

Akemi, alguns percalços e outros nem tanto (viagens) têm me impedido de visitar os blogs como gostaria. E acabo perdendo muita coisa boa.
Hoje é Dia Mundial do Pão, vai ter pão por aqui hoje? Se der tempo, participe do 7° World Bread Day, evento da Zorra. Veja no meu blog como participar.
Por ora, me satisfaço com esse integral, a saúde agradece!
Beijos.

Maíra Salomão disse...

Oi Akemi,

Que lindo esse pão, nunca fiz com batata... Agora fiquei animada!

Beijos e boa semana,

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails