domingo, fevereiro 20, 2011
Cinnamon rolls com massa de banana
Semana passada a simpática Monalisa do blog "Diário de receitas sem lactose" deixou um comentário sobre o pão de batata que ela preparou com a receita que pegou daqui e postou no seu cantinho devidamente creditado. Fico imensamente feliz quando alguém se inspira ao ver alguma receita do Pecado, faz e tem a gentileza de voltar para dizer que gostou! Muito obrigada, Monalisa! Agradeço também a Carol e Rosana Midori que fizeram o quibe assado recheado, Jack Nunes e Silvia Pinheiro que fizeram o bolo de maçã com casca, Alexandre Mauj que fez o macarrão gratinado, a Lumel que fez o pão caseiro do sítio, Andréa que fez o Texas sheet cake, entre tantos outros leitores! :)
Aproveito também para agradecer a todos os leitores atentos que me dão um puxão de orelha quando encontram erros ortográficos/gramaticais, ingredientes pedidos na receita mas não aparecem no modo de preparo ou vice-versa... leio e releio várias vezes o post antes de publicar mas mesmo assim vez ou outra algumas coisas passam desapercebido. Desculpem!
Bom, voltando ao assunto fui lá conferir o pão de batata da Monalisa que ficou super apetitoso ainda mais com o recheio que ela escolheu, mas uma receita de cinnamon rolls que vai banana na massa me chamou imediatamente a atenção. Como já tinha bananas em casa por conta do brioche, aproveitei para botar a mão na massa novamente.
Fiz algumas alterações além de usar leite de vaca mesmo, mas adorei o resultado! A massa é muito boa de trabalhar, cresce bem e quando está assando perfuma toda a cozinha! A banana dá textura macia e úmida na massa mas seu cheiro e sabor é sutil, quem aparece mesmo é a canela. De qualquer forma, achei a receita bem diferente e uma ótima pedida para quem tem intolerância a lactose ou é vegetariano. Para estas pessoas, sigam a receita original da Monalisa. Abaixo passo a minha versão com meus pitacos e o meu jeito de preparar a massa, mas faça da maneira que você estiver acostumado:
* xícara medida de 240ml
Massa
2 a 3 xícaras de farinha de trigo (vai depender da marca, do tempo... eu usei cerca de 2 xícaras mais 2 colheres)
10g de fermento seco para pão
1/2 xícara de leite
1/2 colher (chá) de sal
1 banana nanica grande e madura amassada
50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de açúcar
Recheio
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar mascavo (peneirar antes de medir)
1½ colher (chá) de canela em pó
Cobertura
Açúcar de confeiteiro
água ou leite até dar ponto
Coloque 1 xícara de farinha de trigo numa vasilha e junte o fermento, o açúcar, a banana e o leite levemente aquecido. Misture vigorosamente até formar uma massa viscosa e comece a levantar bolhas. Se ficar seca, junte um pouquinho mais de leite. Junte mais uma xícara de farinha de trigo, o sal e a manteiga amolecida. Misture com cuidado até toda a farinha ser incorporada. Despeje na mesa, limpe bem a vasilha com espátula e comece a sovar. Se estiver muito grudenta, coloque uma colher de farinha de trigo de cada vez até que fique mais enxuta mas ainda macia e maleável. Vá sovando até que solte das mãos (cerca de 10 minutos).
Modele a massa numa bola, coloque de volta na vasilha e cubra com filme plástico. Deixe descansar até dobrar de volume.
Dê alguns soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado. Tire da vasilha e modele numa bola novamente. Cubra com pano de prato e deixe descansar por 10 minutos.
Enquanto isso, prepare o recheio. Misture a manteiga até ficar cremosa. Junte o mascavo e a canela e misture até formar uma pasta.
Abra a massa com rolo até formar um retângulo de 36x24cm com espessura de 1cm. Espalhe o recheio com ajuda de uma colher deixando 1 cm livre na parte de cima (o lado mais largo do retângulo). Enrole como rocambole em direção à parte que ficou sem recheio. Aperte bem a emenda e corte em 12 partes
Dê uma ajeitada nos rolinhos e disponha em fôrma forrada com papel manteiga (eu usei uma quadrada de 24x24cm).
Cubra frouxamente com filme plástico e um pano de prato e deixe descansar mais 30 minutos ou até dobrar de tamanho novamente. Leve para assar em forno pré-aquecido a 190˚C por cerca de 20 minutos ou até ficarem bem corados.
Tire da fôrma, mantendo o papel manteiga e deixe esfriar sobre grade.
Enquanto isso, prepare a cobertura. Peneire o açúcar de confeiteiro numa vasilha e vá adicionando água ou leite até formar uma calda grossa. Espalhe a cobertura com ajuda de uma colher, pincelando por toda a superfície.
Sirva morninho.
Uma semana iluminada para todos! :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
26 comentários:
Akemi,
com o calor que tem feito, as bananas ficam maduras num piscar de olhos, e a gente tem que se virar para fazer algumas delicias com ela.
E eu gosto sempre de novidades, e achei essa massa interessante.
vou anotar para a próxima leva de bananas.
beijos
Olá Akemi! Puxa que honra ver meu nome e a receita dos cinnamons aqui, fiquei super feliz!!! Que bom que você gostou! É uma delícia mesmo, os meus não duraram muito tempo, assim que saíram do forno eu comi 3 de uma vez (olha o pecado da gula aí de novo... rsrs).
Vai ter repeteco do pão de batata aqui em casa, tudo culpa sua, quem manda colocar receita boa! rsrs
Um grande beijo pra vc e uma ótima semana! =)
O aspecto ficou encantador! Eu adoro este pãozinho.
Nunca fiz em casa, mas tenho muita vontade de experimentar.
Bjs :)
Que delícia... Essa massa de banana deve ser muito saborosa.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com
Oi Akemi
Daqui do outro lado do teclado consigo sentir o cheirinho do seu cinnamon... hum!
Fiz mais uma receita que peguei no PG: http://patchworkaholika.blogspot.com/2011/02/pave-de-maracuja-com-gotas-de-chocolate.html
Com certeza a lista de receitas que quero fazer e estão no PG está crescendo! rs...
Bjs e ótima semana!
Nunca provei,...mas tem um aspecto fantásticamente delicioso!
Quem me dera provar agora,....
Beijinhos
Parece maravilhoso...
Gosto muito de receitas com banana!
Bj,
Marcela.
Nossa Akemi, essa receita eu preciso fazer. Matheus adoooora cinnamon rolls e eu faco sempre. Ja fiz com abobora amassada na massa, mas nunca com banana. Ele vai adorar pois tbem eh louco por bananas!
Gostei muito da ideia, vou fazer assim q puder!
Beijos!
Ana
Humm fico imaginando o cheiro que fica pela casa enquanto estão assando! Receita anotada! bjs e boa semana
Que pecado!!!! Tudo que é feiro com banana e canela fica muito bom! E o cheirinho que deixa a vizinhança doida.....
Vou fazer!
bjs,
Adoro rolos de canela, mas com banana na massa devem ficar super fofos. Adorei :)
Ficarm lindos! E com banana na massa devem ser deliciosos!
bjs
Akemi,
Tem que estar delicioso com a adição da banana!
Publiquei hoje o bolo de alfarroba com banana caramelada que tirei daqui. Ficou muito bom e pretendo repeti-lo em breve.
Boa semana!
ora aqui esta uma delicia que ando aos tempos a adiar a adiar. esta bem bonito e com a bananinha no meio dev ficar muito bom.
beijinhos
A minha perdição è as massas e essa é daquelas que não resisto!
Beijinhos
Receita anotada! Meu sogro é intolerante e qualquer dia eu experimento :). Na verdade aqui eu tenho muita variedade de produtos lácteos sem lactose, mas é sempre bom ter uma receitinha na manga para aquelas horas de aperto :)
Vontade de comer um pedaço... ai ai
Beijos Akemi-chan!
Coisa mais deliciosa! Que idéia genial acrescentar banana nos cinnamon rolls - amei, Clarice!
Adoro receitas com bananas! Parece uma delícia. Adorei seu blog e to te seguindo. venha me visitar! bjs
http://cozinhacomestilo.blogspot.com
Oi Akemi, já visito seu blog faz algum tempo mas é a primeira vez que comento. Já fiz o bolo de maçã com casca umas duas vezes (ficou ótimo!) e agora experimentei essa receita com banana. Mas acabei variando duas coisas: em vez de açúcar mascavo eu usei mel e acabei não cortando a massa em vários pedaços (assei por inteiro). Ficou deliciosa! Fica tão fofinho! Quase que comemos o "pão" todo na mesma noite que o fiz! :)
Obrigada por compartilhar suas experiências culinárias! :)
Adorei , encantanme os cinamon probarei esta receita sen dubida.
http://comereberbere.blogspot.com
Se eu não tiver papel manteiga posso untar com margarina a forma?
Que sonho de receita! Pra um café da tarde... perfeita!
Ola parecem mesmo deliciosos.
Gostava de saber se sapo difíceis de fazer pois o seu formato tao bonitinho mete me medo
Obrigada bjs Mariana Rente
Oi Mariana! É preciso ter um pouco de paciência na hora de enrolar mas não é complicado e são deliciosos! Experimente fazer! Bjsss
que original!!!
que tipo de farinha vc usa para que as suas massas sempre pareçam 1 nuvem???
Muito bom parabéns receita de banana
Postar um comentário