terça-feira, fevereiro 01, 2011

Bisnaguinha profissional


Mais uma receitinha que encontrei no cantinho da Priscila que tinha anotado faz tempo e só fiz agora e me pergunto por que não fiz antes??? A receita é simplesmente MA-RA-VI-LHO-SA!!!!
Como sempre, logo que saiu do forno tive que experimentar e já na primeira bocada lembrei das bisnaguinhas Seven Boys no sabor, mas na textura esta versão ganha de 10 a 0. Pense num pão super macio, extra fofo que parece até um algodão! É assim!
Fiquei na dúvida ao intitular o post porque meus pãezinhos na verdade viraram uns bisnagões! rsss Da próxima vez, farei pequeninos e delicados como da Priscila! ;)



Levedo:

100g de farinha de trigo
11g de fermento seco para pão
110ml de água morna

Massa:

100ml de leite morno
100g de açúcar
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 ovo jumbo
1 colher (chá) de sal
400g de farinha de trigo

Misture os ingredientes do levedo numa vasilha. Fica uma massa bem grossa mesmo. Cubra com filme plástico e deixe descansar até triplicar de volume (cerca de 25 minutos).

Numa batedeira com gancho para massas pesadas, coloque o levedo, o leite, o açúcar, manteiga, ovo e sal. Bata em velocidade baixa até ficar bem misturado. Junte a farinha de trigo aos poucos em velocidade baixa. Pode colocar tudo. Demora um pouco até que ela seja toda incorporada.
Quando isso acontecer, aumente para velocidade média e bata 10 minutos. Tem que ficar uma massa elástica, como um chiclete. Não adicione mais farinha de trigo, é a quantidade exata.
Numa assadeira grande untada e enfarinhada. pingue porções da massa com colher de sobremesa. Deixe um espaço entre uma bolota e outra ou senão, modele nas mãos. Eu fiz 12 pãezinhos de aproximadamente 80g. Para bisnaguinhas, da próxima vez, farei bolinhas de 20 ou 30g cada.
Cubra a assadeira com filme plástico e deixe fermentar até que tripliquem de tamanho e fiquem todas juntinhas.
Pincele levemente com ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por 15 a 20 minutos ou até que fiquem bem corados.
Eu polvilhei gergelim branco na superfície mas já dei asas a imaginação e penso que as bisnaguinhas podem ser recheadas com goiabada, doce de leite, nutella... e polvilhadas com açúcar cristal ou misturinha de açúcar + canela em pó.... hummmm! :p

47 comentários:

Letrícia disse...

Já salvei nos meus favoritos :-) essa última foto é matadora...

Beijos!

Sil disse...

Adorei suas bisnagas!!! São realmente tentadoras!!!
Boa semana pra vc!!
Bjs,
Silvia

ameixa seca disse...

Ficaram muito parecidos com uns pães de leite doce que existem aqui :)

Dulce Caldeira disse...

Adorei esse pãozinho, vou levar a receita, um beijinho.


cozinhadaduxa

Monica Uehara disse...

Nooossa! Que show! Arrasou! Será que da pra fazer na Máquina de Fazer pão?

Karen disse...

Que pãozinho apetitoso!

Akemi disse...

Lê, precisava ver essa manteiguinha derretendo depois... nhammm! Que malvada que eu sou! rsss

Silvia, obrigada, pra ti tbm! ;)

Ameixa, fiquei com vontade de experimentar esses pãezinhos de leite!

Duxam leve e faça! Não vai se arrepender!

Mônica, não tenho máquina de pão mas será que não dá certo fazer o levedo por fora e depois colocar tudo na máquina???

Karen, ficou bãoooo! :)

Anônimo disse...

Sempre quis uma receitinha de bisnaga testada e aprovada! Como tudo aqui é lindo e gostoso, a receita já entrou na listinha do to-do. (tá enorme, igual a dona *rs* e gargalhadas)
Ei! testei uma outra receita mas ficou tao doce!! Como no pao doce...(ahah, mas preciso te dizer Akemi-chan! Aqui no findomundolândia eles nunca usam açúcar para pao-lanche). O marido achou estranho :(.
Beijoooo

Fla disse...

Poxa que delícia essa bisnaguinha!
Adorei.
Beijos

Lua Limaverde disse...

Desejando fazer!!! Lindos! :D

Fabiana disse...

Akemi,
Tenho muita vontade de fazer pãezinhos, mas sempre erro na mão.
A minha massa fica solada, dura...
Algumas pessoas falaram que é o tempo de descanso, mas sempre deixo ele quietinho, e mesmo assim, nunca dá certo.
Até desisti, porque todos comiam o pão assim mesmo, e eu fico mega frustrada.
Mas olhando os seus pãezinhos, parecem ser tão fáceis de fazer.....

beijos

lia disse...

nossa ficou lindo,e parece muito gostoso,vou fazer agora mesmo

Anônimo disse...

Terezinha disse: Oi .....Akemi.....Que lanche gostoso. Com direito a manteiga derretendo nas fatias. Hummmmm!!!!!! Estou sentindo o cheirinho delas recem saidas do forno. Um grande abraço carinhoso da T.

Trainee de Cozinheira disse...

Que lindosssss, menina vou correndo anotar a receita adorei!!!!
bjs
Maura

Isabel disse...

É um tipo de pão de leite não é?
Adoro!

Beijinhos
Isabel

Aninha **Fairy** disse...

Oi Akemiiiii!
Conheci hoje seu blog e já amei!
Também tenho meu blog, despretencioso, de minhas experiências culinárias, mas infelizmente não me vejo, ainda, colocando estas receitas de pães... Não tenho paciência para esperar a massa crescer....rs.... vê se pode?

Bom, estarei sempre por aqui, vendo suas novidades!
Um abraço!

Claudia Lima disse...

Ficaram realmente maravilhosas estas bisnaguinhas.
Receita anotada!
Bjs :)

Patricia Scarpin disse...

Clarice, que fofinhas ficaram as bisnaguinhas! O João adora - vou fazer pra ele!
Beijo, amiga!

Susana disse...

Que simpáticos esses pãozinhos... bem apetitosos.

beijinhos

Akemi disse...

Lily-chan, esta bisnaguinha tbm fica levemente doce, quem sabe se vc reduzir o açúcar o maridon não aprove?

Fla, ficam muito boas, hein!

Luna, faça, sim!

Fabi, se morássemos perto teria prazer em te ajudar a tirar o trauma do pão solado! O segredo é sovar bastante! Infelizmente as receitas daqui são bem vagas quanto a quantidade de farinha, geralmente falam apenas para colocar até dar ponto, mas que ponto ne? Pouca farinha e a massa vira um pesadelo, gruda na mesa, nas mãos e ai de vc se colocar as duas mãos na massa! rsss Se colocar muita farinha a massa vira uma pedra depois de assada... complicado mesmo! :(
Tente refazer alguma receita que vc já fez e experimente sovar bastante ou esta mesmo que tem a quantidade certinha de farinha de trigo. Vc pode tbm acrescentar o melhorador de pães (1 sachê para receitas com 1kg de farinha de trigo) e sovar bastante tbm! rsss
Só posso dizer que dá muito prazer e satisfação quando sentimos o cheirinho de pão assando tomando toda a casa! Não tem coisa melhor! Aproveite este calorão e tente fazer!!!

Lia, como ficaram as suas bisnaguinhas???

Terezinha, querida, sempre me sinto criança quando como pão quentinho com manteiga derretendo, lembro das fornadas que minha mãe preparava! Comfort food total, amiga!

Maura, anote e faça!!!

Isabel, acho que a melhor comparação é com a bisnaguinha Seven Boys ou da Panco como é conhecida atualmente, massa levemente adocicada, será que o pão de leite a que vc se refere é assim?

Aninha, infelizmente precisamos dar um tempinho para os "bichinhos" fermentarem mas a espera compensa! Quem sabe algum dia vc não mude de idéia??? Obrigada pela visita e pelo convite!

Claudia, não vai se arrepender, experimente qualquer hora!

Patricia, espero que o João aprove as bisnaguinhas!

Susana, obrigada!

Ana disse...

Nossa, tenho q dizer q esses paezinhos estao lindos demais, perfeitos Akemi!
Parecem tao fofinhos! Vou fazer um dia aqui em casa!
Bjs

moranguita disse...

maiores ou mais poequeninos ficaram tao bonitas.
hum acho que simples trambem vao muito bem:-)

neri disse...

ola eu ja fiz a bisnaguinha 2 vezes e coloquei recheio de goiabada e leite condensado e coco e muito bom.

Akemi disse...

Uau, Neri, 2 vezes??? Mas realmente estas bisnaguinhas são campeãs. Imagino que tenham ficado melhores ainda recheadas! Nhammm! Bjss e obrigada pelo depoimento!

Priscila Beneducci disse...

Bom dia Akemi, tudo bem?

Fiquei muito contente descobrir que vc assou as Bisnaguinhas. A receita da Erica Okazaki é otima mesmo. Coloquei sua foto e link do seu blog lá no meu blog de receitas. Beijos para familia toda.

Priscila Beneducci (BH - MG).

grazi disse...

meus deus, vc quer me matar???

as suas receitas e fotos sao tao tentadoras!!!

Unknown disse...

Tou a adorar o seu Blog, não consigo parar de tomar notas lol
Vou mesmo ter de colocar você no meu Blog, quando experimentar algumas destas delicias ;)
Um Bem Haja!

Soninha Costa disse...

Hummmm...fiquei com vontade...
Não tenho máquina de pão,será que dá prá fazer amassando na mão?? Bjusss

Akemi disse...

Oi Sonia! Dá para fazer na mão sim! Experimente e depois me conta o resultado! Bjs

Yaraguim disse...

Ei Akemi,tudo bem? estava procurando receita de pão e achei você e estou amando o seu blog...nesta receita poderia trocar o fermento seco pelo biologico?pq não encontro o seco..e como faço para usar o biologico na sua receita?
obrigada,yaraguim
meu e-mail:yaraguim@hotmail.com

Celia disse...

Olá Akemi,
Ja fiz duas vezes essas bisnaguinhas, ficam deliciosas, fofinhas, impossivel comer uma só.
Meu filho adora!
Bjs

Akemi disse...

Oi, Celia! Que bom que gostou dessa receita! Preciso repetir tbm, faz tempo que não faço!
Obrigada por retornar e contar sobre sua experiência com a receita!
Bjss

A è NÈ!!! disse...

que receita tudo de bom! fiz na mfp depois modelei e assei no forno convencional! deliciosas demais!

Karina disse...

Olá Akemi,

Tentei fazer a receita e não deu certo. Você não poderia filmar e postar para nós?

Abraços,

Karina

Unknown disse...

Achei muito difícil de modelar é uma massa muito grudenda, tomara que fique como as suas!

Unknown disse...

Estou faz tempo procurando receitas de pães para fazer, e já testei várias, mais estou quase desistindo. Meus pães saem muito pesados e solados. Mas quando vi este blog fiquei louca, acho que fazer minha última tentativa. Mas acho que vc deveria fazer um video e posta, por que só com a receita não dá certo. Eu sou daquela que precisa ver para aprender. Mas vamos lá, vou tentar fazer hoje. Mais deixa eu tirar uma dúvida o trabalho de sovar a massa quem vai fazer é batedeira né. Pode deixar que entro para dizer como ficou.rs

juliana disse...

gostaria muito de fazer este paizinho e tornar em realidade,ja nao aguento mais gastar tanta força para sovar mas de pão,gastar gaz,e no final jogar no lixo pra decpiçao ir embora.toda receita de pao que eu vejo eu tento fazer mais da tudo errado,nao da pra acreditar que isso seja verdade,desculpa amigas nao desmerecendo nenhuma de vcs,

neri disse...

Eu faço na mão,não uso batedeira e ainda vendo.

Kekse disse...

Oi Akemi, fiz esta receita e ficou muito boa a massa, muito mesmo. Obrigada por compartilhar! Beijos

Vale artesanatos disse...

Olá Akemi, amei as fotos. Tentei fazer mas o meu não cresceu ficou com aquela aparencia mais dura de massa caseira sabe? :-( e eu usei até o melhorador de paes e nada sniff snifff mandaria uma foto pra vc se tivesse como. meu email é jujalu@hotmail.com Me manda um email se vc ver esse comentario? Obrigada Juliana

Liz Borges disse...

Que pãezinhos lindos! Vou testar essa receita. Obrigada pelo entusiasmo, que acaba nos dando segurança e alegria!

Ale disse...

Da pra fazer na mão?

Ale disse...

Da pra fazer na mão?

neri disse...

Eu faço esta bisnaguinha na mão e estou vendendo.

Luciana disse...

Ola! Estou passando aqui para agradecer pela receita e dizer que esta aprovada! Fiz essa receita e meus paes ficaram maravilhosos! Faço pai em casa e gosto de testar receitas diversas. Essa ja entrou para meu livro!

Tatiane Diniz disse...

Fiz agora é sem a batedeira, fiz na mão mesmo e minha massa ficou em uma consistência que até consegui bolear. Fiz todos com 50gramas e ficaram a coisa mais linda e sem contar na maciez e fofo por demais. Amei a massa é que pena que não consigo postar a foto aqui depois de pronto

Drica disse...

Amo suas receitas, sempre precisas, nunca decepcionam. Obrigada por compartilha-las.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails