sábado, junho 07, 2008

Nikomi hambagu - cozido de hamburguer


Não sei exatamente a origem deste prato. Invenção de japonês ou talvez uma adaptação de almôndegas ao molho, só sei que ele é servido em muitos restaurantes aqui e volta e meia aparece uma receitinha em programas culinários.
Alguns usam uma base de molho de tomates, outros de demi glace, uns levam vinho tinto, outros caldo de legumes, enfim, cada um dá o seu toque pessoal. Fiz uma vez em casa há muito tempo usando uma receita de uma revista mas como usava catchup, ficou doce, enjoativo, de jogar fora e rasgar a receita! Estes dias, não sei por quê mas fiquei com uma vontade de comer este prato e resolvi arriscar novamente. Usei algumas receitas da net como base e fui tirando ingredientes daqui e acolá, passando bem longe do catchup! rsss
O preparo é em etapas e por isso, demorou um pouco, mas no final, ao me sentar à mesa e provar, fiquei suspresa com o resultado. Olha, deixando a modéstia de lado, se pudesse, apertaria minha mão porque o molho ficou show de bola! rss
Para acompanhar, fiz um purê de batata, cenouras e vagens cozidas, além do arroz branco, mas este molho com um espaguete também deve cair muito bem!

Nikomi hambagu

4 porções

Hamburguer:

300g de carne moída mista (vaca e porco)
sal, pimenta do reino e noz-moscada ralada na hora
1 ovo médio
4 colheres (sopa) de pankô (farinha de rosca japonesa)
1/2 cebola grande picada

Coloque a carne numa vasilha junto com o sal, pimenta e noz-moscada. Amasse bem até que dê liga e a carne fique meia esbranquiçada. Junte a cebola, ovo e pankô. Amasse bem e divida em 4 partes. Modele os hamburguers como se fosse um quibe achatado com 2 cm de espessura. Aqueça uma frigideira com um pouco de óleo em fogo forte. Coloque todos os hamburguers e deixe dourar bem dos dois lados. Não se preocupe se ficar cru por dentro porque eles serão cozidos no molho depois. Tire num prato e reserve.

Molho:

2 colheres (sopa) de margarina
1/2 cebola grande em fatias finas
1 pacote de shimeji separados
8 champignons em fatias
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
150ml de água
100ml de vinho tinto seco
1 lata de tomates pelados (400g)
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de usta sauce ou molho inglês
1 colher (sopa) de shoyu
uma pitada de cominho se desejar

queijo de sua preferência para gratinar (usei uma mistura de mussarela com gouda e cheddar)

Coloque a farinha de trigo peneirada numa panela e leve ao fogo médio. Vá misturando sempre até que fique levemente dourada, cuidado para não queimar. Tire numa vasilha e deixe de lado. Nesta mesma panela, junte a margarina e deixe derreter. Coloque as fatias de cebola e deixe fritar até que fiquem douradas. Junte os cogumelos e deixe refogar por alguns minutos. Polvilhe o farinha de trigo e adicione a água, o vinho e a lata de tomates. Mexa bem, esfregando bem o fundo queimado que é o que dá gosto ao molho. O molho engrossa rapidamente. Se ficar muito grosso, coloque mais um pouco de água. Tempere com sal, pimenta, usta sauce, shoyu e cominho. Misture bem e coloque os hamburguers, cobrindo-os com o molho. Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez enquando para não queimar o fundo. Tire do fogo e deixe descansando por 1 hora para que o molho penetre bem no hamburguer.
Aqueça o forno a 220oC. Coloque a carne e o molho num refratário, cubra com queijo e leve ao forno para derreter. Sirva em seguida.

14 comentários:

ameixa seca disse...

As melhores descobertas aconteceram após muita tentativa e muito erro :) Também me parece que com uma massa ficava óptimo ;)

Nereime disse...

Afoto ficou linda e parece ser muito saboroso!!!
bjos

Elvira disse...

Parece-me óptimo. Perdoe a minha ignorância, mas o que é shimeji ?

Beijos.

Axly disse...

Sensei, que receita bacana!
Deve ficar mesmo muito saboroso esse molho, sem modéstia, aperte sim suas mãos...
Huahuahuahuahuahuahua...
Kisss pra ti^^

Denisa Baltazar disse...

Isto está com uma cara ótima. Deve ter ficado com sabor inigualável também!
Bom final de semana!

Marcia disse...

O hamburguer com o toque da noz moscada..bom, muito bom. E o molho com shimeji, acorei. Receita anotadíssima. bj

Agdah disse...

Menina, fiquei entusiasmadíssima para experimentar, mas como a fase vegetariana daqui está em voga, vou aguardar que algum carnívoro apareça para me acompanhar.

Por outro lado, eu posso tentar preparar com carne de soja, mas não sei se o vinho e o sabor da soja combinariam, o que c acha???

Anônimo disse...

ola akemi, este nikomi hanbagu parece mesmo delicioso, quando vou em restaurantes quase sempre peco hanbagu... ontem eu fiz um pimentao recheado com carne moida, da proxima vez vou fazer esse molho para acompanhar... beijos e otimo domingo

Anônimo disse...

Oi Akemi...
Mas que hambagu hem!!!! A foto parece aquelas dos cardapios dos family restaurant(Sukairaku,Royal Hoast,Gusto...)simplesmente sugoi!!
Beijos Mitie de Gunma

Cláudia disse...

Akemi, adorei este nikomi hambugu! (lembrei-me com carinho da comunidade japonesa do Tozan onde minhas filhas jogavam softball e as regras eram faladas em inglês com sotaque japonês (era outra língua!, bons tempos...) Achei este prato MARAVILHOSO, pelos detalhes do molho e com arroz, purê e vagens, os shimeji, etc...Uma delícia!

Mirian disse...

Oi Akemi!!EU vi sim os pães de queijo!
Hummmmmmmmmmmmm
Hambagu ao molho é muito bommmmmmmm...
Que fome...mal levantei e vim aqui ver Bolo...rsrsrsrsrs
Bjos!

Letícia disse...

Oi Akemi, vim retribuir a visita e agradecer as dicas de fotografia. As de hoje estão melhores, fui pegando dicas daqui e dali, vai melhorar mais, sem dúvida. Já havia passado no seu blog, achei linda a foto dos fugdes, deu uma vontade danada de fazer, eu também vi os da Simone, aliás, eu procuro entrar e sair rápido do blog dela, senão acabo caindo em tentação...rs
Beijos e obrigada pela visita.

Anônimo disse...

Akemiiii!!!
Vc pode me fazer um favor?
Me manda uma receita de uma sobremesa que seja muito boa e muito fácil de fazer?
Email: ayumilea@gmail.com
Obrigada!
Bjs

Akemi disse...

Ameixa, é verdade! O importante é não desistir!

Nereime, obrigada!

Elvira, shimeji é um tipo de cogumelo!

Axly, vc me faz rir, menina! rss

Denise, obrigada!

Marcia, dá um toque bem especial à carne, sim!

Agdá, querida, bem que gostaria de te ajudar mas acredite, eu nunca comi carne de soja! Mas o vinho é só para dar um realce no molho, vc pode até substituir por um caldo de legumes ou água mesmo. O tchan do molho mesmo é o molho inglês!

Katinha, depois me conte como ficou!

Mitie, não chega a tanto, amiga! rss
Mas o sabor ficou muito bom mesmo!

Cláudia, saudades! Como sempre um doce de pessoa e que boas lembranças este prato lhe trouxe! Muito obrigada, querida!

Mirian, pelo jeito hoje vc acordou com a corda toda! Com esta chuvinha, não tem coisa melhor do que um bolinho com chá!

Letícia, que bom que está acertando nas fotos! Sabe que depois que comentei, fiquei com receio de que vc me achasse metida mas é que esta dica que lhe dei também foi me dada por uma outra pessoa e fez toda a diferença!

Ayumi, vou dar uma pesquisada!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails