domingo, junho 22, 2008

Cupcakes do centenário


A pergunta que lancei no post anterior dos rocamboles foi respondida corretamente pela Vilma. Aquele rocambole mais escuro que lembra um Oreo é feito de, pasmem, tinta de lula! Alguém arrisca experimentar??? Parabéns, Vilma, pelo "olhar clínico"!

Sobre o evento do centenário, já recebi algumas receitas e estou confiante de que vai pintar muita coisa boa até o final de Agosto! Os cupcakes que fiz foram inspirados em algumas receitas que pesquisei na net e, apesar da correria com que foram feitos, o resultado foi muito bom. Confesso que gostei mais da mistura de matcha com goiabada. Não sou lá muito fã de kinako mas, tenho um pacotinho de kinako com gergelim moído que comprei a algumas semanas atrás para tomar com leite pela manhã e no primeiro gole pensei "tem gosto de paçoca!" Achei que se usasse em bolos ou biscoitos obteria um resultado bem interessante.


Cupcake de matcha, queijo & goiabada

100g de margarina culinária
60g de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo médio
100g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (chá) de matchá
2 colheres (sopa) de iogurte natural
goiabada em cortada em cubos de 2cm para rechear

Pré-aqueça o forno a 180oC.
Forre uma forma de muffins com forminhas de papel.
Peneire a farinha com o fermento, o matchá e o sal.

Bata a margarina com o açúcar até clarear. Junte o ovo batido em 3 vezes, batendo bem a cada adição. Peneire a mistura de ingredientes secos sobre o creme e junte o iogurte. Misture com uma espátula delicadamente até que fique uma massa lisa e brilhante. Distribua pelas forminhas (consegui 8) até a metade. coloque um pedaço de goiabada em cada uma e cubra com mais um pouco de massa. Leve ao forno para assar por 25 ou 30 minutos.
Tire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
Depois de frios, cubra com a cobertura e polvilhe coco ralado.

Cobertura:

200g de cream cheese amolecido
200ml de creme de leite fresco
4 ou 5 colheres (sopa) de mel
corante em gel verde e amarelo

Bata o cream cheese até ficar cremoso. Junte o creme de leite e o mel e bata até ficar com consistência de chantilly. Divida o creme em dois e use um pouco de corante verde e amarelo em cada um até chegar a tonalidade desejada. Prepare um saco de confeitar com bico para Mont Blanc (chuveirinho) e coloque de um lado o creme verde e de outro o creme amarelo. Esprema sobre os cupcakes.


Cupcake de kinako e gergelim

100g de farinha de trigo
2 ovos médios
70g de açúcar
70g de margarina
3 colheres (sopa) de leite
1/2 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de kinako com gergelim em pó

Peneire a farinha com o fermento.
Pré-aqueça o forno a 180oC.
Forre uma forma de muffins com forminhas de papel.

Bata a margarina com o açúcar até clarear. Junte os ovos batidos aos poucos, batendo bem a cada adição. Peneire a farinha sobre o creme novamente e junte o kinako e o leite. Misture na mão até ficar uma massa lisa e brilhante. Distribua nas forminhas e leve para assar por 25 ou 30 minutos. Tire do forno e deixe esfriando sobre uma grade. Depois de frios, cubra com ganache de chocolate branco.

Ganache de chocolate branco:

100g de chocolate branco em tablete
200ml de creme de leite fresco

Pique o chocolate e coloque num refratário com 100ml de creme de leite. Leve ao microondas para derreter em potência média por 1 minuto, misturando na metade do tempo. Misture bem e deixe esfriar.
Bata o restante do creme de leite em ponto de chantilly. Junte o chantilly ao chocolate já frio e misture bem. Deixe na geladeira por meia hora para que fique mais consistente. Coloque em saco de confeitar com o bico de sua preferência e decore o cupcake a gosto. Eu polvilhei morango desidratado sobre o creme.

6 comentários:

ameixa seca disse...

Akemi, a sorte é que tinta de lula não tem sabor eheh. Eu adorava provar ;)
Esses cupcakes têm aspecto de pastelaria chique :) Tão lindos... o sabor nem consigo imaginar.

QqCoisa disse...

É verdade... estão com um aspecto muito giros! :)

Registe-se grátis e faça parte do novo portal de blogs de culinária ParaCozinhar.com. Participe nos nossos concursos, inspire-se e ganhe prémios em www.paracozinhar.com !!

Nani disse...

Que lindos cupcakes, bjs

Miss Slim disse...

Estão com um aspecto divinal:)
Bjo

Bia Belliard disse...

eu pegaria logo dois deste de matcha e goiabada ! Agora o kinako eu tenho que experimentar, nao imagino o sabor ! beijinhos

Ayumi disse...

Akemi!!!
Que lindos os seus cupcakes!!!
Beijos!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails