domingo, maio 27, 2007

Sômen gelado



Com o calor que tem feito estes dias, não tem coisa melhor do que um prato bem leve e geladinho como este macarrão chamado sômen. Ele é bem fininho, lembra o cabelo de anjo e fica cozido num piscar de olhos. Aqui os caldos já são vendidos prontos. É só deixar na geladeira para ficar bem geladinho. Caso queira preparar em casa, faça o dashi (veja receita com passo-a-passo aqui), junte um pouco de shoyu, deixe esfriar e guarde na geladeira até a hora de servir.



Cozinhe o sômen por 2 minutos em água fervente e abundante. Escorra e lave debaixo da torneira até que fique frio. Encha uma tigela com água mineral e gelo. As rodelas de limão são um toque opcional. Você pode enfeitar com folhas ou flores comestíveis também. Despeje o sômen aí e leve à mesa.
Cada um vai se servindo direto da tigela, molha o macarrão no caldo e é só comer!
Aqui existem restaurantes onde o sômen vem por uma canaleta com água corrente. As pessoas ficam em volta desta canaleta e vão se servindo! Tem até uma maquininha que imita esta canaleta para uso doméstico! Nunca fui num restaurante assim, mas confesso que não gostaria de estar no final da canaleta, depois que todos já enfiaram seus hashis! rsss




À esquerda, o caldo que comprei desta vez. Tem sabor de shisô (perilla) e é bem refrescante, gostamos muito! À direita, o sômen.

6 comentários:

valentina disse...

Clarice, que refrescante este prato.Gostei muito.Não conhecia. Aqui o calor ainda não chegou para ficar.Desde ontem por exemplo tem chovido bastante. mas tambem precisavamos de chuva.

Cláudia A. disse...

Que diferente Akemi. Amei a opção para um dia calorento. Eu também não ia gostar de ficar no final da canaleta.

Cris disse...

Akemi, quero sim ser sua cobaia! :-) Eu também erro, estou tentando acertar uma receita que fica deliciosa para colocar no blog, mas uma hora eu esqueço no forno, outra hora falta um ingrediente e a substituição não funciona... bom, mas chego lá. Este prato eu não conhecia!

S. disse...

Oi Clarice! Nossa, que diferente! Adoro essas misturas inusitadas (pelo menos para o meu paladar latino, rsrs) - pena que aqui tá um frio de lascar... não dá nem pra pensar em gelo, refrescância, rsrs...

Akemi disse...

Valentina, foi só falar em calor aqui para dar um esfriada! rsss

Cláudia, essa canaleta está dando o que falar! rsss

Cris, fiquei curiosa com sua receita! Tomara que dê tudo certo para vc postar, mas mesmo que não saia do jeito que vc quer, poste assim mesmo! Vamos adorar de qualquer maneira!

S, pois é, estas estações invertidas são um problema! rsss

Blog da Eliana disse...

ai que delicia...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails