quinta-feira, maio 31, 2007

Água louca





A receita que escolhi para o Rei Peixe do Colher de Tacho vem deste livro. A Valentina já o tinha recomendado muito bem mas aquele bolo de alecrim com limão que a Karen preparou foi decisivo para eu encomendá-lo também!
Este peixe é o que dá título ao livro e segundo a autora é um prato da costa de Amalfi na Itália. Dá uma olhada nesta foto aí embaixo. Lugar lindo, lindo!



Ninguém sabe ao certo explicar a origem do nome deste prato. Alguns dizem que é pelo fato dos pescadores usarem água do mar para preparar este peixe outros acham que é devido ao toque ardido da pimenta.
Dando uma olhada à primeira vista na receita, nada me chamou a atenção. São ingredientes básicos mesmo, nada de exótico, mas a autora comentou de uma forma tão entusiasmada sobre o prato que decidi experimentar.
Preparei para o jantar de hoje e realmente encantou! O molho é delicioso, perfeito para comer com batatas cozidas ou molhar no pão!
O peixe recomendado é o sea bass (não sabia qual a tradução para português, porém as queridas Karen e Valentina já me socorreram! É o robalo ou suzuki aqui no Japão) mas a autora explica que pode ser qualquer um que você gostar. Eu usei o "ishimochi". Talvez por ter usado peixes pequenos estavam cheio de espinhas. A carne também é muito delicada e é preciso tomar cuidado para não quebrar na hora de retirar da panela. Da próxima vez experimentarei usar "tai", mais carnudo e mais firme ou mesmo filés de peixe.
De qualquer forma, a receita foi aprovadíssima e como a Valentina sempre ressalta, o segredo é usar ingredientes frescos e de excelente qualidade!

Água louca

1 peixe de 1.5kg ou 4 pequenos limpos e sem escamas

molho:

1 maço de salsinha
8 tomates-ameixa sem sementes e picados (usei do tipo Tomu tomu)
2 pimentas vermelhas pequenas (usei togarashi seco)
3 dentes de alho amassados
200ml de vinho branco
275ml de caldo de peixe ou água (usei água mais um pouco de hondashi)
4 galhos de orégano fresco ou 1 colher de sopa de orégano seco
100ml de azeite extra-virgem
sal e pimenta a gosto

guarnição:
azeite extra-virgem
gomos de limão
batatas cozidas ou pão

Tire os talinhos da salsinha e amarre-os com barbante. Reserve as folhas.
Coloque todos os ingredientes do molho numa panela que caiba os peixes. Misture tudo e junte o amarrado de talinho de salsinha. Leve ao fogo e deixe ferver. Abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhando por 15 minutos.
Lave bem o peixe e deite no molho. Jogue um pouco de molho sobre o peixe, tampe e deixe cozinhando por mais 30 minutos se o peixe for grande ou 15 minutos se for pequeno. Vá dando uma olhada de vez enquando para checar o cozimento do peixe. A carne precisa estar branca. Se ainda estiver transparente, precisa cozinhar mais um pouco.
Retire com cuidado os peixes cozidos num prato e deixe cobertos para não esfriarem. Aumente o fogo e deixe o molho apurando até que reduza pela metade. Junte uma parte das folhas da salsinha picada e deixe refogando mais alguns minutos. Regue os peixes com este molho, enfeite com o restante da salsinha e guarneça com um generoso fio de azeite, os gomos de limão e batatas cozidas no vapor ou pão rústico. Bom apetite!

15 comentários:

Silvia Arruda disse...

Hummm... como não como peixe, as batatinhas que acompanham chamaram muito a minha atenção! :D

Cláudia A. disse...

Eu já amo peixe e este deve ficar super saboroso. É dotipo de receita com ingredientes básicos que seguem o princípio "menos é mais"

Karen disse...

Eu também andava de olho nesta receita, mas não tinha achado um peixe apropriado, acho que "sea bass" é robalo.

valentina disse...

Olha que coisa engraçada: vi o título e pensei: no japao eles tambem preparam peixe como na Italia. Esta receita ainda nao testei .adorei ve-la aqui. O sea bass, se nao me engano , e o robalo querida.bjocas. e estou indo publicar no Colher. Obrigada por participar.

Cris disse...

Ao ler a receita eu fiquei já imaginando como este peixe deve ficar saboroso...

Beatriz Belliard disse...

adorei esta receita, adoro peixe e este molho apimentado ja me deu agua na boca; E ja estou de olho neste livro ! bjs

Sheila disse...

Que lugar maravilhoso Akemi, e este peixe parece ter ficado excelente (amo peixes!!!).. faz tanto tempo que não como um assim... a gente acaba acostumando com carne vermelha e de frango e esqueci dos peixinhos que são tão bons e saudaveis neh? Anotadésima sua receita - bjus

Patricia Scarpin disse...

Amiga, isso aqui é um manjar dos deuses! Amo peixe e adoro ver novas formas de prepará-lo. Que delícia, Clarice!
E esse bolo... Nem me fale. Estou para fazê-lo há meses, ;)

Eli disse...

Aí já estou até vendo meu marido pedindo pra fazer a sua receita. :)Você como sempre arrasa!

Lua Limaverde disse...

Akemi, eu sou enjoada com peixe, só como atum mesmo e pargo frito (no primeiro dia do ano). Mas é algo que quero mudar! De qualquer forma eu tinha que dizer algo, pois tava com saudade de comentar aqui, rs. Beijos!

Anônimo disse...

Akemi, lindo prato e o post está uma delícia para ler! Preciso te escrever contando dos souvenirs que o marido trouxe daí...vou te mandar um email.
Adorei a foto!
Um beijinho e ótimo final de semana.

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Akemi disse...

Silvia, você é mesmo uma gracinha! Batata é realmente uma paixão em comum, amiga!

Cláudia, falou tudo agora, amiga! É este o espírito do prato!

Karen e Valentina, obrigada por me socorrerem! Sou péssima com nomes de peixe! rss

Cris, fica, sim! Eu não estava dando nada para a receita mas me surpreendeu, amiga!

Bia, vais amar este livro!

S, se você gosta de peixe vai gostar deste prato, querida! Depois me conta o que achou?

Patricia, amiga, faça esse bolo qualquer hora! Com esse friozinha daí mais uma xícara de chá...hummmm! Você que adora cítricos vai se apaixonar!

Eliana, você sempre me deixa nas nuvens, amiga! Vou também refazer a receita mas com o peixe recomendado!

Luna, saudades, amiga! Peixe é tão bom! Já experimentou salmão?

Verena, fiquei curiosa com os souveniers! Estarei esperando o mail!

Beijos a todas e um excelente final de semana! ;-)

Unknown disse...

olá,querida amiga Akemi...
estou passando p/conferir e aprender c/vc essas delícias!!!
parabens amei o peixe e tudo mais vou tentar fazer e chegar mais perto Katsuo no tataki nossa parece estar divino,sou assinante da tv digital acompanho os pratos feitos nas montanhas da tv japão fico encantada com tudo que acontece por aí,os banhos nas termas quentes...quem sabe um dia esterei...por aí...
bjos,thera-so-ham...

Agdah disse...

E as batatas parece que estão chamando a gente...

miki w. disse...

akemi querida,
vim passear por aqui e olha q coincidência! minha melhor amiga acaba de voltar de uma viagem da costa de amalfi.
fiquei feliz com a coincidencia!
beijocas e bom finde,
miki

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails