terça-feira, maio 08, 2007

Gelatina de toranja



Sim, sim, sim, eu disse que não faria nada doce por algum tempo, mas não resisti a esta gelatina. E gelatina de frutas não pesa tanto assim na consciência, ne? ;-p
Amo toranja (grapefruit) e me apaixonei pelo visual desta sobremesa logo que botei os olhos nela!
Muitas pessoas não apreciam esta fruta por conta do sabor amargo, mas se você retirar toda a pelinha branca, responsável pelo sabor desagradável, verá como é gostosa! Agora que elas abundam no mercado, compro para comermos todos os dias depois do jantar.
Prefiro a toranja rubi à branca e achei que framboesas combinariam melhor, tanto no sabor quanto no visual. Já as folhas de hortelã deram um toque refrescante à sobremesa, deixando-a mais leve ainda! De saborear com um sorriso nos lábios!

Gelatina de toranja

1 toranja branca ou rubi
8 mirtilos ou framboesas
150ml de suco de toranja
5g de gelatina em pó sem sabor
3 colheres (sopa) de água fria
3 colheres (sopa) de açúcar
100ml de água
folhas miúdas de hortelã

Coloque a gelatina numa tigelinha e junte as 3 colheres de água. Misture bem e deixe hidratando por 5 minutos.

Enquanto isso, descasque a toranja. Tire toda a pelinha branca que a envolve e retire os gomos. Esprema o "esqueleto" de pele que sobrou, retirando todo o caldo e meça 150ml. Caso falte, complete com água. Corte os gomos em pedaços menores.

Umedeça levemente 4 tacinhas com água. Espalhe os pedaços de toranja, berris e folhas de hortelã em cada taça. Reserve.

Coloque os 100ml de água numa panelinha junto com o açúcar. Leve ao fogo somente para derreter o açúcar. Retire do fogo e junte a gelatina. Misture e deixe até que derreta. Acrescente o suco de toranja, mexa bem e despeje com cuidado nas tacinhas. Leve à geladeira para endurecer.

20 comentários:

Karen disse...

Receita refrescante e levinha!

laila disse...

amo grapefruit... adoro chupar em jejum logo de manhazinha, sem açúcar e curtir td seu poder...amei essa receita...sempre fofas...bjos

Ana disse...

Esta linda sua gelatina, nem eu resisto assim!! Vou fazer nesses dias quente aqui. Adorei a combinacao com framboesas, alem de ficar mesmo bonito deve ser bom!
Ahh Clarice, fiz o mousse levissimo de morangos hoje, iremos comer amanha, mas o restinho q comemos da tigela estava deliciosissimo! humm! (temos morangos em abundancia essa epoca, fomos colher mais nesse domingo q passou!)
Mal posso esperar! hehe!
Ana

Cinara disse...

Akemi, você voltou, amiga!! Só consegui te visitar hoje, mas já fiquei babando em tudo: Primeiro nesta gelatina linda e refrescante, e depois no post sobre sua semana de folga, com tantas fotos e histórias maravilhosas... Obrigada por compartilhar tudo isso conosco! :o) Beijinhos!

Agdah disse...

Menina, eu já tentei de todo jeito e não consigo comer grapefruit.

Patricia Scarpin disse...

Amiga, as suas receitas são sempre divinas!
Provei grapefruit pela primeira vez há pouco tempo e realmente a achei um pouco amarga. Mesmo assim, acho que devo dar uma segunda chance à frutinha.
Sua gelatina está maravilhosa!

Dadivosa disse...

Akemi, estou sorrindo com o esqueleto da toranja. Essa vai para a galeria de expressões akemísticas que rodam o mundo, do ladinho da "mastigância":D

Eliana Scaramal disse...

Akemi levinha e linda a sobremesa!

Elvira disse...

Que sobremesa fresca e leve! :-)

Cláudia A. disse...

Eu gosto de toranja mas, aqui em casa só eu. Os homens torcem o nariz para ela.

Flavinha disse...

Olá Akemi
Gostou muito do seu cantinho, apesar de não conhecer muitos dos ingredientes que você usa e que são particularmente japoneses. Vou contar como faço minha carne de panela.
Compro musculo ou braço (paleta). Já peço pro açougueiro cortar em cubos grandes. Dai frito a carne no óleo, deixo dourando. Depois de bem douradinha coloco orégano, cebola, alho, knorr de carne, 1 folha de louro, (se for usar tomate ja pico e coloco nessa hora). Mexo e dou mais uma fritadinha. Dai coloco os legumes (geralmente batata e cenoura, ou mandioquinha, mas tb é gostoso demais com mandioca e abóbora, porém como o tempo de cozimento da abobora é menor, vc terá q cozinhar a carne primeiro, e depois de macia acrescenta a abobora e cozinha mais um tantinho.
Coloco água 1 copo +/-, fecho a panela e deixo cozinhar por uns 30 min. Abro a panela de pressao, e ainda no fogo, deixo apurar o caldo, sem mexer para não destruir os legumes.
Beijos pra vc

Anônimo disse...

Oi Akemi
eu tb provei a danada da fruta e achei amarga, nãosabiq que erapor causa da pele branca...tb voudar mais uma chance a frutinha...
saudades de vc mulher!rs
Mari

Akemi disse...

Karen, é sim!

Laila, que bela forma de começar o dia!

Ana, experimente e depois me conte o que achou!

Cinara, querida, como o tempo voa quando estamos de folga, não? Mas quero contar tudinho dos meus passeios, aguarde!

Agdá, eu também comia quase por obrigação depois que soube que faz bem para pele (a minha é horrível!) mas depois que "descobri" esse negócio da pelinha branca, passei a amar grapefruit! Vou ver se posto o jeito como descasco ela!

Patricia, amiga, obrigada! Eu lembro sim que você fez uma receita com toranja algum tempinho atrás. Gosto é uma coisa tão pessoal mas eu acho que a toranja merece mais uma chance, sim! rsss

Dadi, logo logo vai sair a primeira edição com o dicionário akemístico! rsss

Eli e Elvira, obrigada, amigas!

Cláudia, estes homens não sabem o que estão perdendo ne? rsss

Flavinha, obrigada pela sua colaboração! Em breve vou fazer um post com outras receitas que estou recebendo!

Mari, você também anda sumidinha, viu! Espero que esteja tudo bem por aí!

Thera Trico e Croche disse...

olá,querida...
fico grata pela visita,sou sua fã tudo que faz são delícias,mas não me respondeu!!!vamos trocar os links?aguardo sua resp:
bjos,thera-so-ham...

Akemi disse...

Thera, querida, desculpe a falha! Claro que pode me linkar, será uma honra! E você já está na minha listinha! Beijos e bom final de semana!

valentina disse...

Ah, que delicia. vou fazer ( na minha volta). Olha, so vou aparecer aqui de volta na segunda.voce ja sabe para onde vou.bjocas.

Mirian disse...

Oi Akemi!Grapefruit eu não gostava, achava muito amargo!!Mas a rubi é mais saborosa! Como de vez em quando..com açúcar!rsrsrs
Mas essa geltina no verãozão deve ser 10!Boa pra dieta!
Bjo!
Ah..eu sou a carinha triste do croquete!!!rsrsrsrs
bjo!

Thera Trico e Croche disse...

olá,querida amiga Akemi...
fico grata por me add,pois sou sua fã,estamos linkadas...
à amiga Mirian me deu um tok,que vc resp/nos com/grata amiga...
fico feliz em te-la como amiga virtual,conte comigo ok...
bjos,thera-so-ham...

Eduardo disse...

Alguem ai sabe onde eu encontro toranja pra comprar?

nalbert disse...

Eu tbm quero Toranja, na verdade estou á procura dela a muito tempo... Me disseram que era gostosa, um dia... Não só procuro a Toranja mas tbm uma parente dela, a Laranja Sanguínea... Alguém pode por favor me informar??

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails