quinta-feira, maio 17, 2007

Muffins de milho em dose tripla!





Para a quinzena do Rei-milho do Colher de tacho, estava pensando em preparar pamonhas! Adoro e faz anos que não como pamonha! Mesmo sabendo que ninguém aqui ainda conseguiu preparar o doce devido ao milho daqui, que tem grãos muito macios e a palha também é muito fina e estreita impossibilitando de embrulhar, insisti e tentei fazer esta semana. Ainda não estamos na época de milho fresco, mas encontrei alguns no mercado domingo, meio carinhos, mas trouxe para casa. Fiz algumas adaptações e estava crente que sairia uma pamonha à moda japonesa mas foi um fiasco total! Saiu é um belo de um curau! rsss
Mas ainda não desisti da vontade de comer pamonha e já estou com outras traquinagens na cabeça para triblar o milho daqui! rss
O plano A tendo ido para o brejo, coloquei o plano B em ação. Pesquisei várias receitas e as que me atraíram usavam milho mais como coadjuvante. Queira algo que me lembrasse milho a cada mordida e acabei topando com esta receita. É milho para não botar defeito: fubá, milho em creme e grãos de milho nos muffins!
Eles saíram bem macios, mas se você espera alguma coisa parecida com bolo de fubá pode esquecer. Como leva bem pouco açúcar na massa torna-se um bolinho quase neutro. Vai bem com uma manteiguinha, requeijão... e com geléias ou mel. Para um café da manhã ou um lanchinho da tarde cai muito bem!




Muffins de milho em dose tripla

Rende 12 bolinhos

250g de farinha de trigo
50g de fubá
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 ovos
100g de manteiga sem sal derretida e amornada
50g de açúcar mascavo
uma pitada de sal
200g de creme de milho em lata
2 colheres (sopa) de leite
100g de milho verde em lata escorrido

Peneire a farinha com o fubá e o fermento numa tigela grande.
Misture os demais ingredientes, menos o milho verde em grãos.
Coloque forminhas de papel na forma de muffins.
Pré-aqueça o forno a 180oC.

Abra um buraco no centro da farinha peneirada e despeje os ingredientes líquidos. Misture com colher de pau ou silicone. Junte os grãos de milho e termine de misturar. Distribua a massa nas forminhas e leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos. Faça o teste do palitinho. É bom morninho mas no dia seguinte ficou mais saboroso. Corte fatias e dê uma tostada no forninho. Passe geléia (de goiabada deve ficar um regalo!) e bom apetite!



Creme de milho em lata. Lembra um curau sem açúcar. Infelizmente não sei o que pode substituir aí no Brasil... :-(

13 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Amiga, sabe que pensei em fazer muffins de milho, também? Esses aqui parecem deliciosos, agora cairiam bem pra acompanhar o meu chá! :)

Eli disse...

Akemi que belezura! :) Fiquei aqui morrendo de vontade de comer um com um cafézinho.

Elvira disse...

Liiiiiindos! :-)

Silvia Arruda disse...

Nossa, Akemi, esse muffin deve ser divino!! Eu adoro milho!! Que vontade.... :D

semente de sésamo disse...

Que coincidência... Eu também ia fazer uns muffins de milho (com frango)... Depois destes, nem me atrevo a posta-los!

Karen disse...

Você e o milho têm muitas histórias para contar!

Cláudia A. disse...

Nossa Akemi, esses muffins ficaram maravilhosos. Vou pensar como posso fazer um creme de milho para testar esta receita aqui em casa. Um beijo lindinha.

Agdah disse...

Menina, nunca tinha visto esse creme de milho em lata...

Cris disse...

Akemi, será que se batermos o milho teremos esta pasta? Ficaram lindinhos! Hum, eu amo pamonha, e é uma das coisas que aprendi a fazer quando criança!

Akemi disse...

Patricia, amiga, pensamos igual então!

Eliana, café não pode faltar mesmo com estes bolinhos!

Elvira, obrigada!

Silvia, milho é tão bom! Mas o daqui é doce, acredita?

Juinha, por favor, poste estes muffins de frango! Devem ser deliciosos! Milho e frango é outro casamento mais que perfeito!

Karen, essa paixão por milho deve vir de vidas passadas, não é possível! rsss

Cláu, se você encontrar alguma coisa similar, poderia me dar um toque, por favor!

Cris, acho que fica diferente batendo só os grãos no liquidificador. Como se parece curau, creio que você poderia aproveitar alguma sobra de curau e usar na receita. Se você se arriscar e der certo me conte como ficou!

valentina disse...

Clarice amiga, que sonho de receita. Desculpe o atraso em postar. Mas esta la. Aqui achamos este milho batido. Da pra bater no liquidificado se for que nem o daqui. Na jamaica se usa este milho para fazer tipo uma vitamina de milho - fiz no ano passado seguindo sugestao de uma amiga de pais jamaicanos. Parecia estar tomando curau.bjocas

Beatriz Belliard disse...

se eu tivesse este creme aqui iria fazer hj !, vou procurar acho que ja vi por aqui. bjs

Anônimo disse...

também gosto muito de millho em forma de bolo, e gostaria de dar uma dica: muffins de fubá mimoso com ricota. eu fiz e ficou maravilhoso, não é salgado, é doce.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails