domingo, maio 27, 2007

Katsuo no tataki



Tataki é uma espécie de sashimi onde o peixe é rapidamente assado direto no fogo ou grelhado numa chapa quente. Sua superfície fica corada por fora mas por dentro, o peixe continua cru. Nos mercados daqui, o pedaço do peixe já é vendido grelhado. Em casa, apenas fatiamos e servimos.
O tataki mais conhecido é do peixe bonito (katsuo), um dos favoritos do Luiz. Eu como mas confesso que não é com aquele entusiasmo. O bonito tem gosto e cheiro um pouco mais acentuados que o atum.
Nesta época do ano, encontramos o shin tamanegui, a cebola recém-colhida, bem tenra e suculenta, nos mercados. É menos ardida e portanto ótima para ser usada em saladas e para acompanhar o tataki.
Lave o pedaço de peixe, seque bem com papel toalha e regue-o com suco de limão. O limão vai impedir que o peixe grude na frigideira. Quem me ensinou o truque foi a acupunturista e funcionou mesmo! Aqueça bem uma frigideira em fogo alto e deite o peixe. Deixe dourando por alguns segundos e vá virando até que todos os lados estejam selados. Coloque o peixe numa tigela com água gelada. Enxugue com papel toalha e corte em fatias.
Faça uma caminha com cebola fatiada, coloque as fatias de peixe e polvilhe bastante cebolinha verde picada e gengibre ralado. Regue com ponzu (shoyu com limão) e sirva.

16 comentários:

Valentina disse...

Clarice, sou louca por atum preparado assim.nao que eu soubesse que era assim que se chamava,mas quando como atum fora a forma de preparo é esta. Muito gostoso.Nossa, o gosto deste peixe deve ser muito forte.

Cláudia A. disse...

Eu também preparo atum dessa maneira. Acho delicioso. Um beijão.

Karen disse...

Gosto tanto deste prato!

Anônimo disse...

Akemi
Eu adoro o peixe feito desta maneira, só não sabia que se chamava Tataki.
aqui no Br., só conheço feito com atum e salmon...
Bjs
Mari T.

Cris disse...

Akemi, ótima dica do limão, esta receita é para o rei da colher?

Eli disse...

Akemi meu esposo vai amar o atum feito desse jeito.

Akemi disse...

Valentina, sabe que estou querendo preparar um atum desse jeito que tem lá naquele livro do Bill? Deve ficar ótimo também!

Cláudia, fica muito bom, sim!

Karen, bom saber! ;-)

Mari, com salmão deve ficar ótimo! Vou experimentar da próxima vez!

Cris, vou ver se consigo preparar outra receita que separei para participar do colher.

Eliana, também prefiro atum ao bonito! rsss

Cinara disse...

Eu não como peixe, amiga, mas a apresentação deste seu prato ficou linda! E como sempre, adorei suas explicações! ;o)
Esclarecendo: eu como atum enlatado na forma de patês e sanduíches, mas é só. Acho que nem conta como peixe, conta? :o) Beijinhos!

Mirian disse...

Oi Akemi!!!!!!!!!
Terminei a toalhinha!Passa no blog pra ver!!!
Bjo!!

Anônimo disse...

Akemi, mais uma receita maravilhosa!!!
Gostaria de tirar uma duvida com vc, que nada tem a ver com o atum, por aí tem aquelas fôrma para Madeleines??? É fácil despachar para o Brasil?? São muito caras???
Quantas perguntas né!!
Beijos

Carol Kuwano disse...

Olá Akemi, achei o seu blog no Rainhas do Lar... Sou brasileira casada com descendente de japonês, amo a cultura japonesa, a comida, tanto que a família do meu marido diz que às vezes sou mais japonesa que eles... Tenho uma filha mestiça linda... Amei o seu blog, um grande beijo, parabéns, muito, muito sucesso. Beijos!!!

Akemi disse...

Cinara, que eu saiba o atum mesmo enlatado tem seus benefícios! Para mim é peixe do mesmo jeito e faz bem para saúde, amiga!

Mirian, já fiquei louca para receber a toalhinha!

Paulinha, escreva para mim, por favor: pecadodagula.akemi@gmail.com

Carol, muito obrigada pela visita! Fico contente em saber que gostou do meu cantinho, espero que volte mais vezes!

Anônimo disse...

Akemi, te mandei um e-mail ok!
Beijos

Agdah disse...

Menina, toda sexta-feira comemos sushi. Mas agora que vi a cebola aí queria perguntar, sabe aquele picles de cebola japonês? Não sei o nome? Eu costumava comer no Chiroi Hanna em Chicago, mas não tenho visto aqui na Califórnia em lugar nenhum. e como morro de saudades talvez conseguindo a receita, quem sabe???

Anônimo disse...

Oi Alemi,
Adoro este prato, só que não me animava em fazê-lo pela dificuldade. Com a sua dica, resolvi fazer novamente, e não é que saiu perfeito. Muito obrigada, e diga para sua acumputurista que tb ela é 10. Anotei algumas receitas e assim que fizer venho aqui novamente. Tenho aprendido muito com voce.
Beijos
Susan

Akemi disse...

Oi Susan! A "sensei" sempre me dá dicas ótimas de culinária! Fico feliz que tenha dado tudo certo aí! Volte para dizer o que achou das outras receitas, por favor! Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails