segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Rolinhos de repolho



Adoro estes rolinhos. Para mim, já constituem uma refeição completa bastando apenas fatias de um pão rústico. Não vou chamá-los de charutos porque não levam arroz nem especiarias. A receita vem também do curso que estou fazendo (curso aliás, que frequento a conta gotas pois a última vez que estive na escola já vai fazer 8 meses!!!!) e fica ótimo, não tem erro. A carne fica bem úmida e macia e o caldo fica bem saboroso. É uma delícia molhar pedaços do pão nele!
Talvez a única dificuldade seja desfolhar o repolho, tomando cuidado para não rasgá-las. Mas mesmo que acabe danificando alguma, separe mais uma folha para reforçar a rasgada.

Rolinhos de repolho

5 folhas de repolho (inteiras, se possível)

Recheio:
200g de carne moída mista (porco e vaca)
sal
pimenta do reino
noz moscada
1 ovo médio
1/2 cebola média picada
1 colher (sopa) de óleo
sal
32g de farinha de rosca (pankô, dá cerca de 1 xícara de 200ml cheia)
50ml de leite

5 fatias de bacon

Sopa:
1 dente de alho picadinho
1/4 de cebola picadinha
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
250g de tomates pelados em lata
1 1/2 cubo de caldo de legumes (consome)
1 folha de louro
sal e pimenta a gosto

salsinha
creme de leite fresco

Cavoque a raiz de um repolho inteiro com a ponta de uma faca, desprezando o talo retirado.
Coloque o repolho debaixo da torneira e vá separando as folhas. Coloque o dedão por dentro da folha e force para separar do repolho. Depois com a ajuda da água e sem fazer força, vá desprendendo a folha com cuidado.
Se por acaso, a folha se rasgar, separe mais uma para reforçar na hora de enrolar o recheio.
Coloque as folhas para cozinhar em bastante água ou coloque num refratário, como eu fiz e cubra com filme plástico. Leve ao microondas por uns 5 minutos somente para dar uma leve amolecida na folha. Não é necessário cozinhar totalmente.
Se quiser, tire um pouco da parte taluda e mais dura da folha e reserve para cozinhar junto com os rolinhos.
Para o recheio, refogue a metade da cebola no óleo. Junte um pouco de sal para ajudar a murchar mais rápido. Despeje num prato e deixe esfriar.
Coloque a farinha de rosca numa tigelinha e despeje o leite. Deixe por alguns minutos.
Misture a carne com uma pitada de sal. Vá misturando com a mão até a carne começar a ficar com liga. Junte a cebola refogada, a farinha de rosca umedecida, o ovo levemente batido e os temperos (sal, pimenta e noz moscada). Misture tudo muito bem e divida em 5 porções.
Abra uma folha de repolho. Coloque o recheio uns 2 dedos abaixo do talo da folha e dê uma enrolada. Dobre as laterais como envelope e termine de enrolar. Faça isso com todas as folhas. Pegue, então, uma fatia de bacon e enrole em volta do rolinho. Feche com um palito de dente.

Leve uma panela grande o suficiente para dispôr os rolinhos lado a lado. Se possível, de um tamanho em que eles não fiquem muito separados uns dos outros.
Derreta a manteiga e refogo o alho e a cebola. Despeje os tomates pelados passados na peneira, 350ml de água, o louro, o caldo de legumes e tempere com sal e pimenta.
Deixe ferver uma vez, retirando a espuma branca que se formar na superfície. Coloque os rolinhos de repolho no caldo e deixe ferver novamente. Tampe e deixe cozinhar por 15 minutos em fogo médio.
Tire a tampa e deixe reduzir o molho por uns 5 a 8 minutos, jogando o caldo sobre os rolinhos de vez enquando.
Retire o louro e sirva cada rolinho numa tigela ou prato fundo com um pouco de caldo. Decore com salsinha e um fio de creme de leite.

11 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Akemi, gostei imensamente dessa ideia para repolho. e os rolinhos ficaram tao lindinhos... ;-) beijos,

Agdah disse...

Menina, que receita legal. Eu sempre coloco o repolho inteiro imerso em água fervendo depois que tiro o talo e acho que as folhas separam com mais facilidade, depois que esfria.

Valentina disse...

Amiga, estou com o estomago nas costas.maldade. eu que gosto tanto de repolho.agora, mandeme um email contando do seu curso por favor pois sou muito xereta.

Lua Limaverde disse...

Isso está com uma cara ótima, parece tão "vitaminado"... :)

Eli disse...

Akemi eu adoro repolho, charuto então pra mim é o maximo. hehe Esses seus rolinhos estão mesmo perfeitos! E eu estou frita pois é tanta receita boa que a gente não sabe o que faz. :)

Anônimo disse...

hmmm, que delicia !!! bjs

Akemi disse...

Fezoca, obrigada, querida!

Agdah, vou lembrar de fazer desse jeto da próxima vez! Obrigada pela dica!

Valentina, já mandei mail para ti, querida!

Luna, adorei a expressão "vitaminado"! rss

Eliana, você é mesmo um doce! obrigada sempre pelo carinho!

Bia, obrigada!

Cris disse...

Akemi, eu faço como a Agdah (que é meio xará da minha irmã). Esta receita sua é muito boa hein, sempre novidades aqui! Eu também gosto de usar tomates pelados. Bjs!

Karen disse...

Que rolinhos apetitosos!

Marcia da Paz disse...

Nossa Akemi que delicia, acho q vou me arriscar em fazer meu marido adora repolho, depois te conto o resultado bjs

Hanike disse...

Me parece que é uma versão um pouco modificada de Golabki (prato polonês).
Aliás, os próprios "charutos" que vc citou, erroneamente chamados de "chucrute" em alguns lugares, são receitas de Golabki.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails