

Simplesmente delicioso! Este bolo surpreende pela textura, sabor, delicadeza! Mais uma vez outra ótima sugestão da
Valentina. Já estava namorando a receita desde que a vi no Trembom, mas nunca que encontrava a tal da semolina. A vontade de fazer e comer era tanta que uma vez fiz com farinha de trigo. Ficou horrível! Nada a ver com a maciez que a semolina dá à massa. Imaginava que o mel deixaria o bolo doce demais, mas a acidez do suco de laranja e do limão equilibra muito bem.
Outra coisa que fiz desta vez foi usar o processador de alimentos para triturar as laranjas. Sim, tirei o aparelhinho das profundezas do meu armário (está como novo, com a caixa original e tudo!). Na ocasião que fiz com farinha de trigo, usei o liquidificador, por pura preguiça de tirar o bendito processador, e o purê fica beeeeem diferente. Talvez tenha sido este também um dos fatores para que o bolo não tivesse ficado bom...
O sabor deste bolo me fez lembrar do bolo "Toalha Felpuda"! Quanto tempo que não como este bolo! Lembro-me que minha mãe ganhou a receita deste bolo de uma de suas freguesas (tínhamos uma quitanda). Houve uma festinha de final de ano na escola e fui incumbida de levar o bolo. Minha mãe preparou este "Toalha". Levei à escola e foi simplesmente um SUCESSO! Nunca haviam comido um bolo assim, molhadinho e tão macio. Minha professora ficou tão encantada que chamou até as professoras das salas vizinhas para experimentar. Imagine o meu orgulho, afinal foi MINHA mãe que fez!
Saudades daqueles velhos e bons tempos! Amor de mãe também é isso, preparar coisas gostosas para os filhos e disso não tenho do que reclamar da minha querida mãe. Todos os domingos, depois de trabalhar a semana toda na quitanda, inclusive aos domingos, ainda tinha pique para preparar alguma coisa para nós. Bolos, pães, pizzas, sopas... quantas coisas gostosas! Bem, agora vocês podem imaginar de onde vem a minha grande paixão por cozinha!
Bolo grego de laranja com cobertura de iogurte e pistache2 laranjas pequenas inteiras, cortadas em 4 e depois em 8 pedaços – retire somente as sementes
125g de amêndoas trituradas, como uma farinha
175g de manteiga em temperatura ambiente, bem macia
175g de açúcar
3 ovos grandes em temperatura ambiente, batidos levemente
250g de semolina
4 ½ colheres de chá de fermento para bolo
Para a calda:
225g de mel de boa qualidade (por favor, não use mel Karo – se é que ainda existe)
5 colheres de sopa de água
1 pau de canela (5cm)
5 colheres de sopa de suco de laranja
1 ½ colher de sopa de sumo de limão
Para a cobertura:
200g de iogurte natural
40g de pistache sem sal, picado
2 colheres de sopa de mel de boa qualidade
Você também vai precisar de uma assadeira redonda de 25 cm, daquelas que abrem na lateral, untada e forrada com papel tipo manteiga
Pre-aqueça o forno – 200oC. Coloque as laranjas no processador e bata até ficar com um purê. Coloque todos os outros ingredientes para o bolo numa tigela e bata bem até que você tenha uma mistura homogênea e macia. É muito importante que a manteiga esteja em temperatura ambiente mesmo e bem macia. Coloque o purê de laranja na tigela com a mistura e mexa com uma colher de pau para incorporar o purê à massa.
Coloque a mistura na prateleira do meio do forno, e asse inicialmente por 10 min. Após este tempo reduza a temperatura para 180oC (não abra a porta do forno) e asse por mais 40-45 minutos ou até que o bolo fique dourado e que passe o teste do palito.
Enquanto isso prepare a calda. Coloque o mel, o pau de canela e cinco colheres de água numa panelinha e leve ao fogo até o ponto de fervura. Baixe o fogo e deixa aferventar por 5 minutos. Após este tempo retire a panelinha do fogo, retire o pau de canela, e acrescente o sumo de laranja e limão e misture bem.
Quando o bolo for retirado do forno, deixe que ele fique na forma por 5 minutos e só então retire o bolo da forma. Faça furos nele e despeje a calda no bolo. Não se importe se achar que tem muita calda. O bolo vai absorver toda a calda. Deixe o bolo esfriar completamente e só então coloque a cobertura – espalhe primeiro o iogurte na parte de cima do bolo, depois o iogurte e salpique o pistache. A Valentina não espalhou mel, mas eu coloquei e acho que ficou muito bom, vai do gosto de cada um. Mas é muito importante que você utilize a calda. Não deixe de colocá-la!
PS: estava vasculhando na net uma receita de "Toalha Felpuda" e me espantei por não encontrar uma parecida com a de minha mãe. A massa do bolo é basicamente a mesma, mas na calda, minha mãe usava suco de laranja, daí a minha lembrança do bolo com este da Valentina. As receitas que vi por aí levam água ou leite na calda. Bolos com esta calda eu conheço como "Colchão de Noiva".