sábado, novembro 19, 2005

CHEESE CAKE COM AMEIXAS



Já fiz muitos cheese cakes mas sempre ficava aquela massa pesada, compacta... encontrei essa receitinha e me surpreendi com o resultado, muito leve e não é muito doce, como todas as receitas japonesas de bolos e sobremesas.

A receita pede uma forma desmontável, mas como não tenho, improvisei forrando a assadeira com cooking sheet. Usei uma retangular mas no original é uma redonda de 18 cm.




Algumas dicas: use sempre produtos de qualidade e frescos, use os ingredientes na medida pedida na receita, peneire a massa antes de despejar na assadeira, o que garantirá uma textura leve e gostosa. Depois de assado, espere esfriar e guarde na geladeira. Quando for servir, retire da geladeira uma hora antes. O cheese cake é mais saboroso em temperatura ambiente. O cheese cake também pode ser congelado, embrulhe bem em filme plástico e dura cerca de 1 mês no congelador. Descongele na geladeira.

CHEESE CAKE COM AMEIXAS

Crosta:

100 g de biscoito tipo Maria

50 g de manteiga sem sal

Cheese cake:

250 g de cream cheese

120 g de açúcar

200 ml sour cream ou iogurte

3 ovos grandes

2 colheres (sopa) amido de milho

200 ml creme de leite fresco

3 colheres (sopa) rum

cerca de 20 ameixas secas

Coloque as bolachas num saco plástico e bata com um rolo até esfarelar totalmente. Coloque numa tigela e adicione a manteiga derretida. Misture bem e forre o fundo de uma assadeira. Pressione bem com uma colher. Espalhe as ameixas sobre a crosta. Reserve.

Coloque o cream cheese amolecido (embrulhe em filme plástico e deixe uns 3 minutos no microondas em baixa potência 200W) e bata com batedeira até formar um creme. Junte o açúcar e bata mais um pouco. Adicione o sour cream e bata bem. Acrescente o creme de leite em duas ou três vezes, misturando bem a cada adição. Vá adicionando os ovos um por um. Junte o amido de milho e o rum. Bata bem. Passe essa massa por uma peneira e despeje na assadeira com cuidado. Leve ao forno pré-aquecido (200 graus nos primeiros 30 minutos e depois baixe a temperatura para 160 graus por mais 30 minutos. Desenforme somente depois de frio.

8 comentários:

patricia buscariolo disse...

bom axu q este tipo de coisas saum bem legais mais naum fazem mto a minha preferencia...mais pra quem curte será uma boa...

Anônimo disse...

Onde vai o creme de leite fresco nessa receita ?

Akemi disse...

Anônimo, junte o creme de leite depois de colocar o sour cream. obrigada por levantar este dúvida!

Anônimo disse...

Antes de mais. Parabéns pela receita. Deve ficar óptima. No entanto, tenho algumas dúvidas relativamente aos ingredientes, uma vez que em portugal, as coisas tem outro nome. Deste modo, o que poderei usar como "cream cheese" O que é sour cream ? Se utilizar iogurte, é do natural? E se não tiver creme de leite posso utilizar outro ingrediente?
Obrigado pela ajuda....

Akemi disse...

Anônimo (a),

obrigada pela visita ao Pecado da Gula! Uma pessoa de Lisboa também me perguntou sobre o cream cheese que usei na receita de bolinhos de cream cheese. Pelo que eu andei vendo em alguns sites portugueses, vcs conhecem como requeijão aí. Já o sour cream é um creme azedado e o iogurte é o natural. Se vc não tiver creme de leite, acho que vc pode substituir por leite comum mesmo, mas talvez seja melhor reduzir um pouco a quantidade, já que é bem mais líquido que o creme de leite. Espero ter ajudado e sucesso na receita!

Smas disse...

Olá!
Não sei se vais ler este comentário, mas publiquei hoje este teu bolo que me fez passar a ser apreciadora de cheesecake! Uma maravilha!
Bjs

Akemi disse...

Smas, fiquei muito contente em saber que gostou deste cheesecake! Ele tem mesmo uma textura divina, super leve, não enjoamos na primeira garfada!
Obrigada pelo comentário e volte sempre, querida! ;-)

cozinha feliz disse...

Oi Akemi,gostaria de saber a receita daquele cheesecake que tem no sushiro,será que vc teria a receita pra postar pra gente?se tiver ficarei muito feliz,beijos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails