quarta-feira, dezembro 28, 2005

PÃO DE BATATA



Tenho uma receita de pão de batata que fazia sempre quando morava no Brasil mas chegando aqui, nunca deu certo...
Experimentei outras receitas e sempre ficavam aquelas panquecas...rs...achava que eram as batatas daqui, que são muito úmidas. Agora começou a safra de uma batata aqui, chamada Matilda. Costumo fazer nhoques e coxinhas com essa batata pois é mais sequinha. Resolvi fazer o tal pão de batata de novo e usei uma receita super elogiada do Cybercook. A massa ficou bem macia e gostosa e não virou panqueca dessa vez! rss

Queria fazer recheado com queijo e goiabada mas já estava tão tarde que deu preguicinha... Fica a sugestão aqui, quem sabe na próxima safra!


PÃO DE BATATA DA AVÓ DO ANDRÉ


3 batatas grandes
500g. farinha de trigo
1 copo de leite morno
1 colher (sopa) fermento seco para pão
1 colher (sopa) margarina
2 ovos
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) açúcar

Cozinhar as batatas, amassar e deixar amornar. Junte o restante dos ingredientes, fica uma massa pegajosa ainda. Faça os pãezinhos e deixe descansar por 1 hora, coberto com pano de prato. Pincele gema e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C até dourar. Coma quentinho, mas cuidado porque é impossível comer um só!!!!

31 comentários:

Karen disse...

Adoro pães de batata, mas não tenho coragem de fazer, pois como demais! Quando compro é sempre um, para comer na hora, senão é uma culpa!!!

Akemi disse...

Você viu quanto que rendeu, menina???? Tenho ainda na geladeira, mas como vamos viajar terei que congelar...rs

Valentina disse...

Sabe que sou louca por pão de batata? vou tentar esta receita pois ainda não dei sorte. Ficaram lindos,não?!?Gostei de saber que congela legal.Para onde voce vai?

Valentina disse...

Voltei pra dizer que amei a composição desta foto.

Akemi disse...

Cheguei agora de viagem, fui para uma outra província do Japão chamada Nagano, onde minha mãe está morando. É um frio danado lá! Mas estava ótimo, matei saudade da mamãe, da comidinha...hummm engordei que é uma beleza!!!! rs Espero que todas vcs tenham aproveitado suas festas e feriados de Ano Novo! Quanto ao pão de batata, ficou muito bom mesmo, experimente fazer Valentina! A xícara comprei em Maceió, pintado a mão...nosso artesanato é fantástico ne????

Anônimo disse...

Caramba!!!a massa é difícil de ser trabalhada, affff....!!! mas, deu certo, e ficou muito bom, pena que não tinha o recheio de catupiry, mas, com queijo fresco, ficou gostoso, e é impossível comer um só, ainda mais quentinho.....

Akemi disse...

Que bom que gostou da receita, Marina! Gostei muito do pãozinho que vc trouxe para experimentar, quentinho fica mesmo irresistível! Hummmm!

Anônimo disse...

vou experimentar:; mas como moro emportugal aqui nada da certo espero que desta vez andre de certo pois cheia de vontade de comer pao original beijos e obrigada pela receita da sua avo bjuxz nina ribeiro. portugal 15/10/2006

Anônimo disse...

pois farei!

Anônimo disse...

eu ia fazer uma salada de batatas mas elas cozinharam tanto que virou um pure, ai tive a idéia de procurar uma receita de pão de batata e eis que achei essa....maravilhosaaaa...amei...muito prática.Parabéns!!

Anônimo disse...

Nossa! tava aqui pensando o que fazer de lanchinho...
Fiz um patê de atum com salsinha cebola maionese e uns temperinhos caseiros desses que todo mundo tem e usa...Aí fiz esses tais pa~ezinhos de batatas .. Deu certinha a receita como diz no texto e na foto não dá pra comer uns só...são muitos.
Obrigada valeu boa boa essa receita

Unknown disse...

Fiz duas vezes a receita, e definitivamente o pão não fica fofinho e passa longe da foto, ele cresce e fica bonito dentro do forno, e em segundos vira uma panqueca, a última receita eu assei e infelismente não deu para comer pois ficou horrivel, algúem sabe me dizer já aconteceu isso? o que posso fazer para não murchar?

Roberta disse...

Fiz mas não deu certo, a massa é impossivel de se trabalhar nem dá pra modelar os paezinhos,e depois que tira do forno ele murcha e fica duro, não sei o que deu errado, mas eu não desisto, vou tentar novamente, depois eu conto pra vcs se eu consegui.

Coisas de Ta disse...

Hola.

Encontrei o seu blog quando procurava uma receita de pão de batata. :)

Adorei o blog e voltarei mas vezes.

Bjus da Ta

Anônimo disse...

A massa fica muito mole e dificil de trabalhar. Então, tem que colocar mais trigo? Ou não pode?
Eu não consigui fazer bolinhas e então coloquei na forma com a colher. Não ficou com boa aparência.

Unknown disse...

oi, adorei a aparencia dos paes, eu estou muito interessada em fazer para vender no meu bairro, e tb em uma feira que tem toda sexta, acho que vai ser um sucesso ainda mais se eu acrescentar um recheio.... o que acha??? vou tentar fazer essa semana, dai te conto como foi... abraços

Thiago Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Henrique disse...

Para nao ter que esperar a proxima safra e nao fazer panquecas você pode fazer uma alteraçao na receita.
Use entao leite em pó com um pouco menos de àgua só para compensar a umidade extra das batatas.
Você podeerrar a quantidade àgua mas balancear uma receita nao é muito difil entao boa sorte.

BUFFET INFANTIL E FESTA ESCOLAR disse...

OI AMIGA . HOJE FIZ SUA RECEITA E ADOREI , LEVINHA , UM SABOR DOCINHO E SALGADO AO MESMO TEMPO . A MINHA RECEITA DEU CERTO E VOU COLOCAR NO TRENZINHO DE LANCHES DA FESTA DE SÁBADO . BEIJOS

claudia disse...

luzinete vejo suas receitas e fico com água na boca copio e faço mais dai como demais dai saio da diet eu adoro massa minha filha adora a coxinha de milho verde receita de dar água na boca beijosssssssss

Chef Daniel Deywes disse...

Linda receita... amo pães de batata...

abraço

Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com

Anônimo disse...

Essa receita não funcionou comigo. Só gastei ingredientes. Que pena.

Anônimo disse...

Acabei de tirar uma fornada desses paezinhos e... Sucesso! Para a massa nao desandar, coloquei o leite aos poucos, pra ir sentindo a umidade da batata. Fiz recheados com catupiri, ficaram otimos! Obrigada pela receita!

Debora Correa disse...

Akemi, pra esta receita dar certo eu coloquei 1 ao invés de 2 ovos! E ficou muito saboroso o pãozinho!!!
Beijos

Stephany disse...

Amei a receita. Fiz e deu super certo. A massa é meio complicadinha para colocar o recheio, mas vale a pena fazer. Nota 10! :)

Nadia disse...

Olá, Akemi! Tentei fazer a receita na máquina de pão e, apesar de usar os ingredientes certinhos, foi um desastre! Alguém já tentou fazer na máquina ou só dá pra fazer "no muque" mesmo???
Bjs
Nadia

Anônimo disse...

Oi Akemi!
Quantro de fermento fresco equivale a uma colher de sopa do seco?

Abraços e as receitas são saborosíssimas!
Helena

Akemi disse...

Helena, 1 colher de fermento seco equivale a 30g ou 2 tabletinhos de fermento biológico fresco! Bjss e boas fornadas!

Anônimo disse...

Akemi, me tira uma duvida por favor? Uma vez a massa pronta, como voce faz para fazer as bolinhas antes de coloca-las no tabuleiro? Vejo pela sua foto que seus paezinhos ficam perfeitos! Ultima duvida, por quanto tempo aproximadamente ficam no forno?
Obrigada!!
Janine

Anônimo disse...

Akemi,

Surgiu mais uma duvida. Gostaria rechear os paezinhos com catupiry e outro com provolone. Deixo a massa descancar por 1 hora e depois coloco os recheios ou deixo a massa descancar ja com os recheios? E por ultimo, tem problema se a massa descancar por 3 ou 4 horas?
Muito obrigada!
Janine

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails