sexta-feira, dezembro 30, 2005

ENROLADINHOS DE GOIABADA




Esses enroladinhos lembram aqueles biscoitos de goiabada da Piraquê (alguém se lembra dessa marca??? rsss). Aprendi num curso do SESI. Minha mãe adora e como vou visitá-la amanhã, resolvi fazer para levar. Eles não ficam crocantes e sim macios. Aconselho usar goiabada tipo cascão porque se usar aquelas de lata, vão escorrer enquanto estiverem assando.

ENROLADINHOS DE GOIABADA

1 tablete de fermento para pão
1 colher (sopa) açúcar
1/4 xícara de leite morno
1 gema
5 colheres (sopa) gordura vegetal
1 pitada de sal
2 xícaras farinha de trigo
1 gema para pincelar
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Misturar o fermento com o açúcar até ficar líquido. Junte o leite morno e misture, Acrescente a gema, a gordura e o sal. Junte a farinha de trigo e amasse bem. Deixe a massa descansar por 30 minutos. Abra com rolo sobre a mesa enfarinhada em espessura de 1/2 cm e corte quadradinhos. Recheio com goiabada cortada em palitinhos e feche no sentido diagonal. Pincele com gema e leve para assar em forno pré-aquecido a 180oC até ficarem coradinhos. Deixe esfriar sobre uma grelha e polvilhe açúcar de confeiteiro.

6 comentários:

Karen disse...

Eu lembro do biscoito da piraquê! Ele ainda existe e eu adoro até hoje! Também vendiam nas feiras, por peso, comprava sempre! O gosto da massa é parecido?

Akemi disse...

Não sei se é a gordura vegetal daqui ou o fermento seco mas acho que quando fazia no Brasil ficava mais gostoso... se vc fizer algum dia, me diga como ficou!

Karen disse...

Tenha um bom Ano Novo! Um dia eu ainda vou passar um Reveillon no Japão, comendo soba.

valentina disse...

OI querida, ah, que maldade.Não se acha goiabada cascão por aqui.Como arrumastes ai? Tua mãe mora no Japão também?

Akemi disse...

Karen, venha passear sim aqui e passar o Reveillon aqui, comendo soba e mochi...rs Mas não estranhe se na passagem do ano não tiver fogos nem nenhum barulho...rs É o modo japonês de comemorar o Ano Novo!

Valentina, hoje em dia encontramos vários produtos brasileiros por aqui, e por felicidade tem essa goiabada mais firme. Sim, minha mãe e meus irmãos estão todos aqui no Japão, numa província chamada Nagano. Levei esses biscoitos e as cocadas assadas para lá e não sobrou nem um farelo para contar a estória! rs

Karen disse...

Que bom que sua família está por perto, Nagano tem uma região muito bonita, com aquelas casas com telhado de junco que gostaria muito de conhecer (no verão). Seria ótimo passar um Reveillon sem ouvir fogos estourando pela madrugada, rs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails