quinta-feira, dezembro 08, 2005

BOLINHOS DE LENKON (RAIZ DE LÓTUS)



Estava folheando uma antiga revista de culinária quando vi essa dica sobre o lenkon. Geralmente essa raiz é usada na culinária japonesa em cozidos e tempurás. A dica dizia para ralar e juntar ovo e farinha de trigo e fritar. Deu vontade de experimentar para ver no que ia dar e o resultado foi um bolinho bem crocante e saboroso, super aprovado pelo maridão...rs Nesse bolinho acrescentei mais algumas coisinhas que podem ser trocadas ao gosto e paladar de cada um.

300g de lenkon
1/2 xícara de farinha de trigo
1 ovo
1/2 colherinha de fermento em pó
2 colheres (sopa) queijo ralado
2 fatias de bacon picadas
1/4 cebola picadinha
1 colher (sopa) salsinha picada
sal e pimenta a gosto

Descasque o lenkon e deixe de molho em água com vinagre por uns 15 minutos. Depois disso lave bem. Rale o lenkon e esprema levemente a massa, desprezando a água que se formou. Junte os ingredientes restantes e tempere. Misture bem e frite às colheradas em azeite quente.



6 comentários:

Karen disse...

Faz muito tempo que não como raiz de lótus, ele não é muito comum por aqui, minhas tias faziam aqueles cozidos com vários legumes, era tão bom!

Akemi disse...

Hummm tbm adoro nishime (o tal cozido de legumes) mas meu marido, apesar de ser nissei não é muito chegado, então nem faço pq acabo sempre jogando no lixo....rs Mas esse bolinho ele adorou, e mesmo frio é gostoso.

valentina disse...

Querida,que lindo.Nao conhecial. vou ver se acho no soho pois a pinta esta linda.

Akemi disse...

Esse soho é como o bairro da Liberdade em Sao Paulo, Valentina? Espero que encontre a raiz e experimente fazer, aqui nós adoramos o resultado!

margareth disse...

Oi, Akemi! Vim aqui te dizer que há alguns meses acesso o seu blog e tenho como um dos meus favoritos. Tenho aprendido muito com as suas dicas e receitas. Também estou aqui no Japão e adoraria algum dia poder conhecer-te pessoalmente. Muito obrigada, sensei! Que Deus abençoe vc e sua família. Um grande abraço!

Akemi disse...

Margareth, muito obrigada pelas palavras de carinho! Fico muito feliz em ser útil de alguma maneira através do Pecado! Beijos e volte sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails