sábado, dezembro 10, 2005

MUFFINS DE MAÇÃ E PASSAS



Adorei essa receita de muffin! Apesar de ter feito algumas modificações da receita original da Valentina, o resultado foi ótimo! A massa fica bem macia e úmida e o melhor de tudo, com bastante frutas!!!

Como não tinha cramberries aqui, utilizei a combinação clássica de maçã e passas. Só dei uma escaldada nas passas e sequei com papel toalha antes de usar na receita. No lugar de cidra, usei 60ml de leite com 40ml de rum. Usei forminhas de papel para muffins, renderam 12 unidades. A receita diz para deixar na grelha para esfriar, mas comi morninho mesmo, tava bãooooooo d++++!!! Acho que se usar maçã com uma fruta azedinha deve ficar melhor ainda... Ahh, não deixem de salpicar o açúcar mascavo, dá uma certa crocância na cobertura do muffin! Abaixo vai a receita original...

MUFFINS DE MAÇÃ E PITANGAS

1 xícara de farinha de trigo integral

1 xícara de farinha de trigo normal

2 colheres de chá de fermento para bolo

½ xícara de açúcar

1 colher de chá de canela

½ colher de chá de sal

3 colheres de sopa de manteiga, derretida e esfriada

1 ovo batido levemente

½ xícara de cidra

½ xícara de iogurte natural sem açúcar

1 xícara de pitangas sem sementes e picadas

1 xícara de maçãs descascadas e picadas

¼ xícara de açúcar mascavo


Pre-aqueça o forno – 180oC.


Coloque a farinha de trigo (normal e integral), fermento, açúcar, canela e sal numa tigela. Faça um buraco no meio.

Numa tigela menor coloque a manteiga, o ovo, o iogurte e a cidra. Mexa tudo e derrame a mistura na tigela com os ingredientes secos.

Misture os líquidos e secos utilizando um garfo. Só misture para umedecer a farinha afinal você não quer mexer demais a massa, pois esta receita não é pra bolo mas sim mufFin.

Ponha as frutas na massa e mexa mais um pouco cuidadosamente. Divida a massa igualmente numa forma de muffin previamente untada. Só encha cada forminha até ¾ de medida total. Eles crescem bem.

Salpique o açúcar mascavo igualmente pelas forminhas de muffin. Leve ao forno e asse por aproximadamente 18-25 minutos – faça o velho teste do palito para checar se os muffins estão prontos. Retire do forno e deixe esfriar na forma por 5 minutos antes de desenformá-los. Depois de desenformá-los, deixe-os numa grelha para esfriar.



4 comentários:

valentina disse...

Amei a tua idéia das passas.E AMEI este papel de muffin. Nunca tinha visto.Ficam altos,né?!? maravilhosos.Adoro estas coisas.E vou aproveitar e comentar o prato lindo da outra foto com os biscoitinhos de coco. E a tua pergunta sobre o Soho,o Soho é o bairro chinês.Fica bem no centro da cidade.Tem restaurantes chineses de cair de pau, alguns japoneses, muitos supermercados/vendinhas de produtos orientais. Lembrei que aonde moro tem um supermercado de produtos tailandeses entao vou perguntar se tem o Lotus.Depois te conto.Beijos e um bom começo de semana pra ti.

Akemi disse...

Tinha escrito a resposta para seu comentário e deu pau aqui no pc, como não tenho o hábito de copiar antes de mandar, perdi tudo...que ódio!!! rsss Na resposta havia escrito que essas forminhas eu comprei no hyaku ien, é uma loja do tipo 1,99 do Brasil...tem um monte de coisinhas legais e bem baratinhas! Mas o mérito vai para a receita que vc encontrou, uma delícia! Principalmente pela praticidade, coloca tudo na vasilha, mistura e assa...amo esse tipo de receita!!! Boa semana pra ti tbm!

Karen disse...

Tambem gotei das forminhas de papel, no Japao tem coisinhas tao lindas!
Tenho tanta receita para experimentar! Ainda nao acertei nas receitas de muffins, sempre tento torna-los saudaveis (coloco trigo integral, aveia demais) e eles acabam ficando pesadoes. Quem sabe com essa receita eu acerto?
Abraços!

Akemi disse...

Karen aqui tem sim mtas coisinhas para fazer quitutes...eu fico horas zanzando nas lojas de departamento...principalmente na parte de cozinha...rs....mas experimenta fazer esses muffins, são uma delícia! bjs!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails