segunda-feira, dezembro 26, 2005

TORTA MERENGUE DE LIMÃO



Peguei essa receita num livrinho de bairro faz um tempinho atrás, pela foto achei apetitosa e resolvi fazer para o Natal. Gostei muito, não é enjoativa e a massa folhada dá um crocância deliciosa à torta.

TORTA MERENGUE DE LIMÃO

2 folhas de massa folhada congelada

Creme de limão:

3 gemas
80 g. açúcar
300 ml de leite
30g. amido de milho
60 g. manteiga sem sal
suco de 1 limão
casca ralada de 1 limão

Merengue:

5 claras
80 g. açúcar
1 colher (chá) suco de limão
1 colher (sopa) gim
um pitada de pimenta do reino moída grosseiramente

Decoração:

lascas de amêndoas levemente tostadas
açúcar de confeiteiro

1) Tire as folhas de massa folhada do congelador uns 5~10 minutos. Emparelhe as duas folhas, unindo uma com a outra cerca de 1 cm e pincele com ovo batido para colar. Vá abrindo a massa com rolo até ficar do tamanho de uma forma de torta de 18 cm. Fure toda a massa com garfo .

2) Coloque a massa na forma e corte as beiradas de forma que fique do mesmo tamanho da forma. Coloque uma folha de papel manteiga em cima. Espalhe pesinhos próprios para assar tortas ou coloque feijões sobre o papel manteiga. Isso vai evitar que a massa estufe no meio, onde será posto o recheio. Leve ao forno pre-aquecido a 200oC e asse por 15 minutos. Tire os pesinhos e o papel manteiga e leve ao forno novamente e termine de assar por cerca de 10 minutos ou até corar por inteiro. Coloque a massa sobre uma grelha e deixe esfriar.

3) Para o creme... coloque as gemas num pirex fundo e amasse-as com um batedor de claras. Junte o açúcar e o amido de milho e misture. Vá juntando o leite aos poucos.

4) Leve ao microondas sem cobrir com filme plástico por 2 minutos. Tire o pirex e mexa vigorosamente com o batedor de claras umas 20 ou 30 vezes. Leve ao microondas novamente sem filme plástico por mais 2 minutos. Cuidado que vai estar quente, por isso use luvas apropriadas na hora de tirar o pirex. Mexa vigorosamente por mais 20 ou 30 vezes e junte a manteiga. Misture até ela se incorporar ao creme. Cubra o creme com filme plástico bem rente para não formar crosta e deixe esfriar.

5)Depois que esfriar, misture o creme até ficar amolecido e junte o suco de limão e as raspas da casca do limão. Misture bem e reserve.

6) Para o merengue... coloque as claras numa tigela e junte uma pitada de açúcar. Bata na batedeira até espumar. Junte metade do açúcar e volte a bater até formar picos moles. Junte o restante do açúcar e termine de bater até ficar um suspiro firme. Junte o suco de limão e bata mais um pouco até ficar um merengue bem firme. Faça o teste virando a tigela de ponta cabeça. Junte o gim e a pimenta e bata mais um pouco.

7) Montagem... coloque a casca da torta na forma de torta novamente. Espalhe o recheio e alise bem a superfície.

8) Cubra com todo o merengue formando uma montanha. Com uma colher, rele no merengue e puxe para fora formando picos em toda a superfície. Espalhe as lascas de amêndoas e polvilhe açúcar de confeiteiro sobre o merengue.

9) Leve para assar no forno pré-aquecido a 200oC por 8~10 minutos ou deixe até corar levemente o suspiro.

10) Sugiro comer logo que sair do forno mas gelada também fica muito gostosa!




5 comentários:

Karen disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Karen disse...

A postagem anterior tinha alguns errinhos de português, então retirei. ;-) Mas você usou seu forno nos últimos dias, hein! Gosto muito de tortas de limão, sempre que vejo uma receita nova gosto do testá-la, a sua parece muito boa!

Akemi disse...

Já tinha feito essas coisas faz um tempinho mas não estava com tempo de postar aqui, aproveitei hoje que estava com mais calma e coloquei tudo de uma vez...rs...esse creve fica bem suave, diferente do leite condensado com suco de limão. Quando fizer me diga como ficou!

valentina disse...

Amiga, tens feito horrores, né?!? Tudo lindo.Não sou muito fã de merengue mas vou anotar a receita pois por aqui se gosta e muito.Bjs

Akemi disse...

Valentina, demorei para atualizar o blog, mas quando resolvo fazer não saio mais da cozinha...rs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails