terça-feira, outubro 16, 2012

Pão australiano para o Dia Mundial do Pão

Por uma coincidência acabei postando muitas receitas de pães nos últimos dias, o que denuncia minha completa paixão por este alimento e claro que não poderia deixar de celebrar este dia! Esta é minha participação na sétima edição do World Bread Day promovido pela Zorra!
Escolhi este pão integral que é conhecido como pão australiano e é servido como entrada em restaurantes de carnes grelhadas como o Outback. Eu fui apenas uma vez nesse restaurante e lembro que adorei o pão mais do que qualquer outro prato da casa! Comemos 3 pãezinhos e eu já estava de barriga cheia quando a cebola e as carnes chegaram! XD
Depois experimentei algumas receitas mas nunca fui bem sucedida... até que encontrei esta aqui. O pão ficou perfeito, bem macio, fofinho e levemente adocicado. Só não ficou idêntico pela cor, o do restaurante é bem escuro e para isso se usa corante marrom ou cacau em pó que eu preferi omitir.


* xícara medida 240ml

1⅓ xícara de água morna
2½ colheres (chá) de fermento seco para pão
2¾ xícaras de farinha de trigo branca
1¾ xícara de farinha de trigo integral
½ xícara de mel (usei metade melado, metade mel)
1½ colher (chá) de sal
¼ xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (50g)
1 colher (sopa) de corante alimentício em gel marrom ou cacau em pó sem açúcar (não usei)
fubá para polvilhar

Numa tigela, coloque 1 xícara de farinha de trigo branca, o fermento para pão e a água morna. Misture com fouet até ficar liso e deixe descansar por 20 minutos até ficar bem espumoso.

Na tigela da batedeira, coloque o restante da farinha branca, a farinha integral, o sal, a esponja preparada acima e o mel. Misture rapidamente e coloque para bater com gancho para massas pesadas. A massa já vai se agregar numa bola logo no início mas verifique se ela está úmida e pegajosa. Se estiver seca, coloque um pouco mais de água.
Deixe batendo por cerca de 5 minutos e então acrescente a manteiga. Depois que for incorporada, deixe bater por mais 3 ou 5 minutos.
Com as mãos levemente untadas com óleo, modele a massa numa bola e coloque numa tigela grande levemente untada com óleo também. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 1 hora.
Dê alguns soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado e vire sobre a mesa.
Divida em 8 ou 10 porções e modele em bolinhas. Deixe-os cobertos com pano de prato molhado e bem torcido e deixe descansar por 10 minutos.


Pegue 1 bolinha e com rolo abra num retângulo de 15x8cm (foto1).
Enrole como rocambole (foto 2), fechando bem a emenda de um lado a outro (foto 3).
Passe o rolinho pelo fubá e coloque numa assadeira untada e levemente polvilhada com fubá.
Repita com as outras bolinhas (foto 4).
Cubra com filme plástico e a toalha úmida e deixe fermentar mais 1h~1:30h ou até dobrarem de volume.
Se necessário, polvilhe mais fubá sobre a massa e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 30 minutos.
Coloque os pães numa grade para esfriar.

A massa dividida em 8 porções renderam pães bem gordinhos. Já em 10 porções ficaram mais esbeltos e ótimos para fazer sanduíches ao estilo Subway! ;)

189 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails