terça-feira, outubro 16, 2012

Pão australiano para o Dia Mundial do Pão

Por uma coincidência acabei postando muitas receitas de pães nos últimos dias, o que denuncia minha completa paixão por este alimento e claro que não poderia deixar de celebrar este dia! Esta é minha participação na sétima edição do World Bread Day promovido pela Zorra!
Escolhi este pão integral que é conhecido como pão australiano e é servido como entrada em restaurantes de carnes grelhadas como o Outback. Eu fui apenas uma vez nesse restaurante e lembro que adorei o pão mais do que qualquer outro prato da casa! Comemos 3 pãezinhos e eu já estava de barriga cheia quando a cebola e as carnes chegaram! XD
Depois experimentei algumas receitas mas nunca fui bem sucedida... até que encontrei esta aqui. O pão ficou perfeito, bem macio, fofinho e levemente adocicado. Só não ficou idêntico pela cor, o do restaurante é bem escuro e para isso se usa corante marrom ou cacau em pó que eu preferi omitir.


* xícara medida 240ml

1⅓ xícara de água morna
2½ colheres (chá) de fermento seco para pão
2¾ xícaras de farinha de trigo branca
1¾ xícara de farinha de trigo integral
½ xícara de mel (usei metade melado, metade mel)
1½ colher (chá) de sal
¼ xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (50g)
1 colher (sopa) de corante alimentício em gel marrom ou cacau em pó sem açúcar (não usei)
fubá para polvilhar

Numa tigela, coloque 1 xícara de farinha de trigo branca, o fermento para pão e a água morna. Misture com fouet até ficar liso e deixe descansar por 20 minutos até ficar bem espumoso.

Na tigela da batedeira, coloque o restante da farinha branca, a farinha integral, o sal, a esponja preparada acima e o mel. Misture rapidamente e coloque para bater com gancho para massas pesadas. A massa já vai se agregar numa bola logo no início mas verifique se ela está úmida e pegajosa. Se estiver seca, coloque um pouco mais de água.
Deixe batendo por cerca de 5 minutos e então acrescente a manteiga. Depois que for incorporada, deixe bater por mais 3 ou 5 minutos.
Com as mãos levemente untadas com óleo, modele a massa numa bola e coloque numa tigela grande levemente untada com óleo também. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 1 hora.
Dê alguns soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado e vire sobre a mesa.
Divida em 8 ou 10 porções e modele em bolinhas. Deixe-os cobertos com pano de prato molhado e bem torcido e deixe descansar por 10 minutos.


Pegue 1 bolinha e com rolo abra num retângulo de 15x8cm (foto1).
Enrole como rocambole (foto 2), fechando bem a emenda de um lado a outro (foto 3).
Passe o rolinho pelo fubá e coloque numa assadeira untada e levemente polvilhada com fubá.
Repita com as outras bolinhas (foto 4).
Cubra com filme plástico e a toalha úmida e deixe fermentar mais 1h~1:30h ou até dobrarem de volume.
Se necessário, polvilhe mais fubá sobre a massa e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 30 minutos.
Coloque os pães numa grade para esfriar.

A massa dividida em 8 porções renderam pães bem gordinhos. Já em 10 porções ficaram mais esbeltos e ótimos para fazer sanduíches ao estilo Subway! ;)

201 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 201 de 201
ISO Certification in South Africa disse...

This looks amazing! World Bread Day is the perfect occasion to celebrate, and your homemade Australian bread sounds delicious—soft, fluffy, and slightly sweet. Love that you recreated the Outback classic without using coloring! Iso 22000 Certification in South Africa

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 201 de 201   Recentes› Mais recentes»

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails