quarta-feira, agosto 01, 2012

Pão francês de forma


Lembram que eu comentei sobre um pão de forma excepcional que descobri semanas atrás? Pois bem, é este aqui e o que ilustra o post já é minha terceira fornada! 
Já testei outras receitas de pão francês mas esta é de longe a melhor e a que mais se aproxima do nosso pãozinho francês de padaria tanto no sabor como na textura do miolo macio e da casquinha crocante!
A segunda fornada não saiu tão boa quanto à primeira e esta terceira, daí deu para tirar algumas conclusões e dicas que vou passar na receita.
Este pão recém assado é até difícil de cortar de tão macio que fica! Amanhecido, rende torradas ótimas, bem leves e crocantes!  A receita peguei aqui.

* xícara medida 240ml

300g de farinha de trigo (2 xícaras+2 colheres de sopa)
15g de açúcar (1 colher de sopa cheia)
5g de sal (1 colher de chá)
4g de fermento seco para pão (1 colher de chá)
15g de manteiga sem sal amolecida (1 colher de sopa)
200ml de água morna

Misture e sove a massa na máquina de fazer pão conforme as instruções do fabricante.
Eu fiz na batedeira com gancho de massas pesadas. Coloquei a farinha, açúcar, fermento e a água morna. Misturei com espátula rapidamente, polvilhei o sal por cima e coloquei para bater por 10 minutos. Se a massa estiver seca, pingue um pouco mais de água.
Acrescente a manteiga e depois de incorporada, deixe batendo mais 5 minutos.
É importante que a massa não esteja seca. Depois de sovada, ela precisa estar um pouco pegajosa ainda.
Com as mãos untadas em óleo ou manteiga, tire a massa da vasilha, modele numa bola e coloque numa vasilha grande e levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 40 a 50 minutos ou até dobrar de volume.
Se quiser, pode fazer na mão também da forma que você está acostumada a fazer, sovando bastante até que a massa fique lisa e elástica mas ainda um pouco pegajosa.
Depois da primeira fermentação, dê alguns soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado. Tire a massa da vasilha e divida em 3 porções. Deixe uma delas um pouco maior (coisa de 1 colher de sopa) que as outras duas,  é a que vai ficar no centro da forma. Modele em bolas novamente e cubra com pano de prato molhado e muito bem torcido. Deixe descansar 15 minutos.


1. Se a massa estiver muito grudenta, polvilhe a mesa levemente com farinha. Pegue uma das bolinhas menores e coloque com a emenda para cima.

2. Com rolo, abra num retângulo de 22x15cm.

3. Dobre uma lateral até o centro do retângulo.

4. Dobre a outra lateral até o centro mas sem encavalar com a outra massa.

5. Enrole como rocambole.

6. Coloque o rolinho com a emenda para baixo numa forma bem untada com manteiga (a minha tem 20x10x10cm de altura). Repita com as demais bolinhas, lembrando de deixando a maior no centro.  Cubra a forma com filme plástico e deixe descansar mais 30 a 40 minutos.

7. Deixe a massa crescer uma vez e meia do volume inicial ou até passar cerca de 1 cm acima da forma, pulverize a superfície com água (use aqueles pulverizadores de planta à venda em lojas de 1,99 - eu molhei a mão e espirrei na massa! rss).

Leve para assar em forno pré-aquecido a 210˚C. Logo que colocar o pão para assar, baixe a temperatura para 200˚C e deixe por cerca de 35 minutos.
Se dourar muito rápido, aguarde pelo menos 10 minutos antes de cobrir com papel alumínio.
Desenforme e deixe esfriar sobre uma grelha.

(Eu assei os pães no forno elétrico  a 190˚C porque acho que estou com um problema na resistência ou no forno. Ele para de funcionar quando coloco a temperatura acima de 200˚C mas da próxima vez faço no forno a gás na temperatura indicada para ver se consigo deixar a crosta craquelada como da japonesa que postou a receita)


Uma linda quarta-feira para todos! :)

30 comentários:

Letrícia disse...

Esse pão não me escapa! Estou suspirando só com a descrição!

Beijo!

Renata disse...

Maravilhoso, Akemi, adorei as dicas da receita e o pão ficou muito perfeito! Já ando doida pra fazer pão francês, pois comprei aquela que parece uma telha toda furadinha, e to louca pra usar. Obrigada por compartilhar a sua experiência.
bjsss

São Ribeiro disse...

ADOREI ESSE PÃO,FICOU LINDO.
AGORA COM ESTE CALOR NÃO TENHO FEITO PÃO ,MAS VINDO O FRIO VOU COMEÇAR.
BJS

Rafaela disse...

Nossa que incrível... além de parecer delicioso eu amei a montagem!!!

Cristina disse...

Pão, pão...amado pão, o quê seria de nós sem eles e sem suas maravilhosas receitas Akemi?!!Adorei o modo de enrolá-lo, parece que fica em camadas e super fofo mesmo!Fui dar uma espiada no site japonês e nessa hora eu adoraria saber traduzir tudinho...:(
Bj grande e uma ótima tarde pra vc!!

Lu Westphal disse...

Mas q foto mais feia.heheh me enche de apetite!!
menina, deve ficar muito bom né?
eu adoro fazer pao.Vou anotar a receita.
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Andréa Santana disse...

Akemi,
sou doida pra aprender fazer pão francês, adorei suas dicas, e sua receita!
O seu ficou maravilhoso, lindo demais!

Beijinhos

Carla Colombo disse...

akemi, que pao lindo!!! amei o aspecto dele... sempre quis fazer o pao frances, mas morro de medo! vou testar sua receita! beijos

www.brisandonacozinha.com

Nara disse...

Oi Akemi!

Que pão lindo! Vou fazer..espero acertar! hehe
Obrigada por compartilhar e pelo passo a passo super explicativo!

Beijo

Nara

Érica disse...

Adorei o pão, vou copiar a receita e espero conseguir colocá-la logo em prática.
bjs

Cristina Várias Paixões disse...

Nooooooossa!
Que maravilha de pão! Será minha próxima experiência. Amo pão!
Beijos!

Ameixinha disse...

Que pão lindo com miolo bem aberto :)

Claudia Lima disse...

O aspecto ficou maravilhoso! :)

Vicentina disse...

Ficou lindo seu pão, já vou levar a receita, e vou fazer logo.
Querida brigada pelo seu carinho la no meu bloguito.
Bjs e Boa Noite

Dafne Augusto disse...

Que pão lindo Akemi, macio macio. Eu faço muito o pão francês da MFP. A receita veio com ela memso e ele fica fantáastico. A casquinbha crocante e o miolinho molinho molinho. Faz tempão que estou pra testar a mesma massa assada no forno.
Na MFP pelo menos ele é o preferido rsrs
Um beijo

Isadora disse...

receita maravilhosa! pão macia, lindo, perfeito como tudo o que faz!

Anny (Cristiane) disse...

Olá, Akemi. Vou por na lista para fazê-lo. Fui entrar no blog que vc tirou a receita e me surpeendi, consegui ler tudinho, kkkkk. Beijos

Vanderleia disse...

Oi Akemi, que textura linda a deste pão.Com manteiga quentinho, ou um sanduiche com ele deve ficar perfeito.Anotada.Beijos.

grazi disse...

maravilhoso!!

Josy disse...

Que lindos seus pães Akemi, dificilmente encontro uma receita de pães que ficam bem parecidos com pães de padaria. Vou provar a sua receita, com certeza é muito mais do que vc fala, pois ficou lindo e com uma textura excelente. Vou levar a receita. Beijinhos

Megumi disse...

Nooossaaa!!!Que delícia...Preciso comprar essa forma pra ficar parecido com o seu,rsrs!PERFEITO!!!
Akemi, vc já tentou alguma vez fazer pão de semente de linhaca?
Um maravilhoso fim de semana pra vcs,bjss!

Ana Claudia disse...

Que delícia de pão, a maciez é perfeita.
Beijinhos, ótimo final de semana!
Ana Claudia

Akemi disse...

Meninas e menino Guto, muito obrigadpor todos os comentários! Este pão me conquistou de verdade, se puderem façam e me contem o que acharam!

Megumi, essa forma é MUITO boa porque distribui o calor por igual, me arrependi de não ter trazido mais! As sementes de linhaça eu costumo colocar nos meus pães integrais, fica muito bom! Aliás, eu faço uma mistureba boa de grãos e sementes nos meus pães integrais, costumo colocar tudo que tenho na mão: gergelim preto ou branco, sementes de girassol, gérmen de trigo, trigo para quibe...

Megumi disse...

Obrigada pelas dicas, agora vou enriquecer os pães integrais com essas sementes. Aqui em casa nw pode faltar gergelim preto, gosto de moer e comer a colheradas, parece que ajuda emagrecer,rsrs!Só pra nw dizer que nw faco nada,kkk!
Vou tentar procurar as formas no Rakuten.
Bjss!

Priscila Beneducci disse...

PARABENS QUE PAO BEM FEITO...

pedra de sal disse...

Akemi, tal como prometido aqui esta o link http://umapedradesal.blogspot.pt/2012/09/uma-experiencia-de-pao.html. Adorei a receita. Parabéns!

Maria Alice disse...

Olá Akemi!
Amo suas receitas!Te acompanho há muito tempo mais de longe. Fiz este pão e coloquei no meu blog.Vou ficar por aqui para te seguir mais de pertinho.Beijos

Janaina Felix disse...

Akemi, ñ entedi a parte do papel alumínio!
Assim que o pao assar eu cubro com papel aluminio? é isso? qt tempo tenho que deixar coberto?

Akemi disse...

Janaína, cubra o pão apenas se ele dourar muito rápido. Deixe coberto até terminar de assar. Caso seu forno seja mais fraco e o pão não dourar rápido, não precisa cobrir, ok? Boas fornadas!

RessacaFederalBlogspot disse...

Fiz na máquina, leva 3 horas, essa receita é muito, muito boa, se não for a única, sem exagero, parabens pela sensibilidade e perfeição do resultado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails