sábado, agosto 18, 2012

Bolo de maracujá com farofa de coco

Além dos morangos, estamos em plena safra de maracujás e todas as semanas tenho trazido muitos para casa. Geralmente acabam virando suco mas desta vez tinham destino certo! Desde que a Patricia publicou este bolo, não consegui tirá-lo da cabeça e não sosseguei enquanto não fiz! Com razão fez muito sucesso entre os seus colegas de trabalho! É uma delícia!!! A massa é  fofa, úmida e perfumada,  sem falar nas sementes de maracujá que garantem um croc croc a cada garfada! 
Sei que a maioria bate um bolinho apenas nos finais de semana e se você é uma delas e ainda não decidiu, faça este aqui que não vai se arrepender! ;)

* xícara medida 240ml

Farofa de coco:
⅓ xícara + 2 colheres de sopa de manteiga (85g)
¾ xícara + 2 colheres de sopa de farinha de trigo (125g)
½ xícara de açúcar (100g)
½ xícara de coco ralado em flocos (45g - usei do fino)
uma pitada de sal

Bolo:
½ xícara+1 colher de sopa de manteiga derretida e fria (120g)
3 colheres (sopa) de óleo de canola
1½ xícara de açúcar (300g)
1 xícara de polpa de maracujá (240ml)
4 colheres (sopa) de amido de milho (40g)
4 ovos grandes (gemas e claras separadas)
⅔ xícara de creme de leite fresco (160ml)
1 colher (chá) de essência de baunilha 
uma pitada de sal
2⅓ xícara de farinha de trigo (325g)
3½ colheres (chá) de fermento em pó

Prepare a farofa de coco: em uma tigela média, incorpore a manteiga aos outros ingredientes usando as pontas dos dedos, misturando até obter uma farofa grossa. Leve à geladeira enquanto prepara a massa do bolo.

Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C; unte com manteiga uma forma retangular de 20x30x5cm de altura (o bolo fica bem alto na forma deste tamanho. Se a sua assadeira não for alta, use uma um pouco maior).
Coloque a manteiga derretida em uma tigela grande, junte o óleo, o açúcar, o maracujá, o amido de milho, as gemas, o creme de leite e a baunilha e misture bem.
Na tigela grande da batedeira, bem limpa e seca, bata as claras e o sal até obter picos suaves. Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura de maracujá e misture delicadamente. Junte as claras em neve e incorpore delicadamente com uma espátula de silicone. Transfira para a forma preparada e alise a superfície. Espalhe a farofa de coco sobre a massa do bolo e pressione levemente para aderir. Asse por 40-50 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito - o meu demorou 70 minutos). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.


Um ótimo domingão pra todos! :)

28 comentários:

Anônimo disse...

Tem um belo aspecto :)
Deve de estar saboroso.

Luisa Alexandra disse...

Ficou com um aspecto tão bom!

Unknown disse...

Parece delicioso!
Bjss

Patricia Scarpin disse...

Adorei saber que você gostou do bolo, querida - ficou lindo! Amei as fotos.
Bj!

Unknown disse...

Maravilha de bolo!

Vou querer experimentar também...ah, claro que sim!

Abraço pra você,

Até!

Miminhos da Mito disse...

Olá

Ficou lindo o bolo e deve ser delicioso :D

Bjs

Cristina disse...

Minha vizinha querida, seu bolo ficou estonteante, realmente lindo e com certeza uma delícia, pena já estive no mercado hoje e não trouxe maracujás, mas vc acertou, tenho muito morango na geladeira!rs,
Bjs e uma ótima tarde de sábado!
Ps:A Patrícia faz lindas receitas, adoro!!

Clau disse...

Akemi anotei a receita pois parece realmente muito fofo...bom fim de semana.

Renata disse...

Quem dera aqui tivesse maracujá, uma das minhas frutas prediletas! Seu bolo ficou uma maravilha! Amei essa farofinha de coco!

Lenita disse...

Olá,
um bolo certamente delicioso a avaliar pelos ingredientes que tem, o maracujá e o coco são uma excelente combinação.
O teu bolo está lindo, assim como a apresentação e as fotos.
Bjs

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá, tudo bem?
Adorei este bolo com os pedacinhos da semente aparecendo e dando mais sabor! E a farofa tb não conhecia...parabéns! Adorei as fotos que ficaram tentadoras e vou tentar fazer com certeza...
Ah! Acho legal bolo com sementes pois fica mais integral e com mais sabor...estou sempre de olho em seus bolos!
Bjs e um ótimo domingo...
CamomilaRosa

Josy disse...

Que lindo Akemi, adoro maracujá e essa fruta com o coco é uma combinação perfeita. Adorei e vou levar a receita, ficou lindo e as sementinhas deram todo o charme e crocância. Bjocas ótimo domingo

Megumi disse...

Que maravilha de bolo!!!
Bjss

Mayara disse...

Que delícia de bolo!!!!

maria cristina disse...



Você quer me engordar,é?
(rsrs)
Já tomei nota também desta maravilhosa receita. Ainda bem que aqui na Italia consigo comprar o maracujá apesar de ser um pouco diferente do nosso brasileiro.
Um bom domingo para você também.
Beijos.

Anônimo disse...

hahahah...o dificil da receita é sempre esperar esfriar completamente pra desenformar ou comer....ja conhecia o bolo de maracuja com sementinhas mas nao com farofa de coco...
bjs
marichan

Marina disse...

Olá Akemi. Tudo bem? Fiz o bolo e ficou maravilhoso, fofinho e amarelinho por dentro e a farofa crocante. Comemos quente mesmo, com o aroma do maracujá pela casa não deu pra esperar. Delicioso. Um beijo.

Vanderleia disse...

Oi Akemi, que cor linda desse bolo.Com essa cobertura deve ter ficado divino.Aliás essa frase já deve estar ficando repetitiva pra você.Afinal suas receitas são sempre surpreendentes.Adorei.Beijos e ótima semana querida.

Akemi disse...

Meninas, muito obrigada pelos comentários! :)

Marina, que garota rápida!!! Fico feliz que tenham aprovado o bolo! É maravilhoso mesmo! E vc acha que eu esperei esfriar para experimentar???? rsss


Bjss a todas e um bom início de semana para todos!

Maíra Salomão disse...

Que bolo lindo! Já entrou para a lista!
Beijos e boa semana,
Maíra

Dafne Augusto disse...

Akemi eu amo amo maracujá mas bolo de maracujá... Eu fiz uma vez com iogurte e maracujá mas eu achei tão ruim, mais tão ruim que não consegui comer nenhum pedaço acredita kkkkkk Não entendo porque, eu adoro a fruta. Um dia quem sabe eu me arrisco de novo a fazê-lo (e comê-lo kkk)
Um beijo

Priscila Beneducci disse...

Cuca Maracuja com Coco que maravilha!

Anônimo disse...

Oi Akemi,

Fiz esse bolo no feriado, para o aniversário da minha avó e foi um sucesso! A massa realmente fica bem fofinha e com o gosto do maracujá. A farofa deu um toque todo especial também. Pena que ele desapareceu antes que eu pudesse tirar uma foto...

Obrigada pela receita e boa semana!

Akemi disse...

Anônimo, muito obrigada por retornar e contar o resultado desta receita! Uma pena que não tenha conseguido tirar uma foto mas o importante é que todos gostaram e esse é o melhor retorno para quem cozinha, não é mesmo?
Um abração e boa semana pra vc tbm! ;)

Maíra Salomão disse...

Só para constar, o último anônimo era eu! Esqueci de pôr meu nome, mas tinha que registrar mais uma receita do Pecado da Gula que teve sucesso absoluto! :-D

Unknown disse...

oi, tudo bem? espero que não se importe mas eu copiei a receita no meu blog, dando os créditos é claro. Muito boa a receita, adoro seu blog! Um beijo.

http://bdegarotas.blogspot.com.br/

Docinhos x Cupcakes disse...

Ola,
adorei a receita e o seu blog tbm...copiei a receita e publiquei em meu blog... a final acho que devemos compartilhar essas delicias... nos faça uma visitinha....

Grande Abraço!!!

Anônimo disse...

Olá, akemi! Nunca comi um bolo desses!!! Uma delicia, alem de ser uma combinação perfeita maracuja com coco, show de bola!! Parabéns!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails