terça-feira, julho 24, 2007

Curry de beringela



Mais uma receita deste programa. Creio que foi um dos melhores curries que já comi até agora. Nada de tabletes ou pó de curry, só especiarias. De quebra, leva beringelas que eu adoro!

5 beringelas japonesas
500g de peito de frango moído
3 tomates grandes
1 cebola grande
50 ml de purê de alho e gengibre (bata partes iguais de alho sem casca e gengibre com casca no liquidificador com um pouquinho de água)

Especiarias:
10 grãos de pimenta do reino preta
7 sementes de cardamono verde
7 cravos da índia
7g de grãos de cominho
1 pedaço grande de canela em pau
25g de coentro em pó
5 a 10g de pimenta chili ou caiena em pó (coloque mais ou menos conforme seu gosto)
13g de curcuma em pó

150ml de óleo de canola
200ml de leite de coco
300ml ou mais de água (vai depender dos tomates e se você gostar do caldo mais ralo ou cremoso)
1 1/2 colher (sopa) de sal
20g de coco ralado grosso
óleo para fritura das beringelas

Preparativos:

- tire as pontas das beringelas, corte ao meio e depois em meia-lua de 2cm. Deixe de molho na água por alguns minutos. Coloque óleo numa frigideira e leve ao fogo forte para aquecer. Escorra as beringelas e seque em papel toalha. Frite até dourarem levemente. Retire e deixe escorrendo em papel toalha.

- pique os tomates e a cebola.

Modo de fazer:

Coloque os 150ml de óleo numa panela grande junto com os grãos de pimenta, cravos, cardamono, cominho e canela. Leve ao fogo baixo e deixe fritando até que comece a exalar um bom odor.
Aumente um pouco o fogo e junte a cebola picadinha e refogue até ficar corada. Coloque o purê de alho e gengibre e os tomates. Misture bem e deixe refogando até derreter os tomates. Em seguida, adicione os pós de coentro, chili e curcuma. Mexa bem. Junte o coco ralado e o sal. Coloque a carne moída e vá misturando até mudar de cor e ficar soltinho.
Acrescente então o leite de coco e a água. Deixe cozinhando por alguns minutos para tomar gosto e apurar o caldo. Coloque as beringelas fritas e deixe mais uns 10 minutos. Vá mexendo de vez enquando mas tomando cuidado para não desmanchar as beringelas. Sirva em seguida com arroz branco e uma saladinha verde!

18 comentários:

Silvia Arruda disse...

Que diferente, Akemi!! Nunca comi algo parecido!! Fiquei curiosa, pq gosto de berinjela e também do sabor do curry!!

Cláudia A. disse...

Oi Akemi, isso deve ser maravilhoso. Fiz um parecido, também de frango com berinjela mas utilizei curry vermelho (tailandês). Acho que o seu deve ser mais saboroso, além de levar a berinjela frita. Adorei querida.

Eli disse...

Akemi pra mim uma novidade, mas eu também tenho paixão por beringelas e sendo assim não tenho dúvida que vou amar. :)

Elvira disse...

Essa receita é para mim:

1 - Amo beringela e faltam-me geralmente ideias para a cozinhar.

2 - Sou fã de culinária indiana.

3 - Se você testou e achou bom, só posso gostar.

Beijão. :-)

Akemi disse...

Silvia, também fiz este prato movida pela curiosidade já que sempre usei pó de curry. Valeu a pena!

Claudia, nunca usei curry tailandês, é mais apimentado? Vc é tão chique, amiga! ;-)

Eliana, com beringelas ficou ótimo mesmo mas já penso em outros legumes assados que também deve casar bem com este curry!

Elvira, também tenho essa dificuldade em encontrar novas opções para usar beringela. Com todos esses itens que citou, creio que vai gostar desta receita, amiga! ;-)

Lua Limaverde disse...

Akemi, uma dúvida, amiga: o que é exatamente um curry enquanto receita? É um ensopado com especiarias, algo assim? Sempre vejo nos blogs mas pensei que tinha que levar curry, rsrsrs. Beijos!

Akemi disse...

Luna, o curry receita é um ensopado sim que se come como nosso feijão, sobre arroz ou molhando com pedaços de nan. Já o pó de curry é um mix preparado com várias especiarias. Nesta receita usei as especiarias "in natura", o que deu um sabor totalmente direrente do pó. Será que consegui tirar a dúvida ou aumentou? rsss

Heidi disse...

Akemi querida,
Como gosto de (Nassu)beringela, de todos os modos, principalmente tempura! E este curry de beringela está uma maravilha!
Abraços.

Karen disse...

Adoro curry, adoro beringela!

laila radice disse...

hummm quanta coisa boa! adoro usar e abusar das especiarias! beijos

Agdah disse...

Legal que você usou especiarias mesmo. Esses pós de curry comerciais não são muito saborosos.

Cláudia disse...

Akemi, fiquei com vontade de correr para o supermercado e comprar todas as especiarias separadas e preparar este curry. Tenho uma amiga que tb já fez um parecido com lentilhas vermelhas e abobrinha. O seu deve estar delicioso. Desta vez vou tentar participar do novo evento!
bjs

Sheila disse...

Que delícia Akemi!!! AMO berinjelas! E com curry então??? Divino! Anotadésimo! Próxima receita que farei, certeza!
Depois eu posto e digo o que achei ok?

ps: só preciso achar o tal cardamomo ¬¬'

Bjão enorme!!!

Patricia Scarpin disse...

Amiga, quase consigo sentir o perfume das especiarias daqui! Que delícia de prato, achei super diferente e interessante!

Beatriz Belliard disse...

que delicia, adoro todos estes ingredientes, deve estar mesmo muito bom ! bjs

Ana disse...

Adoooro berinjela, me deu agua na boca o seu curry Clarice!!
Ana

Cris disse...

As especiarias eu tenho todas, só falta a beringela! Ainda bem, porque o cardamomo, por exemplo, já é mais difícil de achar aqui. Logo eu testo, deixa anotar aqui no caderninho de receitas para testar. Bjs!

nataliachaud disse...

OI Akemi,
sensacional.
Meu nome é Elton, moro em Bauru interior de SP. FiZ o prato curry com beringela hoje ,apesar de ser difícil encontrar tanta variedade de especiarias por aqui.
Ficou faltando apenas a curcuma..mesmo assim ficou delicioso o emaranhado de sensações a cada garfada. Obrigado!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails