segunda-feira, julho 30, 2007

Bolo de amêndoas com bananas



Fazia tempo que não preparava um bolinho tão saboroso assim! A massa perfumada com rum é muito macia por conta da farinha de amêndoas e os pedações de banana deixam o bolo mais gostoso ainda! Você pode trocar a banana por outra fruta fresca ou em calda de sua preferência.
A receita veio de um folheto que peguei num supermercado local.

Bolo de amêndoas com bananas

65g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
60g de açúcar
2 ovos médios batidos
20ml de creme de leite fresco com rum (a proporção fica a seu gosto)
100g de farinha de amêndoas
20g de farinha de trigo
10g de amido de milho
2 bananas
1 colher (sopa) de suco de limão

Calda:
suco de meio limão
1 colher (sopa) de rum
1/2 colher (sopa) de mel

Preaqueça o forno a 180oC.
Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês de 10x23cm ou forre com papel manteiga.
Peneire a farinha de amêndoas com a farinha de trigo e o amido de milho 3 vezes.

Bata a manteiga até formar um creme. Junte o açúcar e bata até ficar esbranquiçado. Vá adicionando os ovos pouco a pouco. Em seguida, coloque o creme de leite com o rum. Coloque as farinhas peneiradas e misture com colher de silicone até que fique tudo bem incorporado. Despeje na forma.
Corte as bananas em 3 ou 4 pedaços. Regue com suco de limão e "espete" cada pedaço na massa. Acho que cortei as minhas bananas muito curtas pois elas ficaram afundadas depois de assadas. Deixe a banana cerca de um dedo acima do nível da massa.
Leve ao forno e deixe por 40 a 50 minutos. Faça o teste do palito.
Desenforme e regue com a calda (basta misturar todos os ingredientes). Na hora de servir, polvilhe açucar de confeiteiro.

20 comentários:

Cris disse...

Oloko Akemi, agora você desencantou de vez! Quanta coisa boa nestes últimos dias! Hum, adoro caldas com bebida alcoólica! Em breve uma receita para seu evento... aguarde, só falta tempo para postar!

Cláudia A. disse...

Que maravilhoso!! Fiquei imaginando o sabor. Adorei a receita e estou muito feliz que você voltou à ativa. Beijo.

Célia disse...

Adorei, só é pena a distancia :(

Elvira disse...

Já percebi porque é que este blog se chama "Pecado da Gula"... ;-D

Uau, que bolo maravilhoso, Akemi! :-)

Silvia Arruda disse...

Esse bolo deve ser delicioso!! E a foto, mais uma vez, está linda! ;)

Anônimo disse...

que bom que vc voltou!!! e o melhor de tudo com coisas deliciosas... bjs

bruxinha disse...

Oi Akemi,
adoro as suas receitas, venho espreitar as novidades quase todos os dias... e estou mesmo tentada a provar uma fatia deste bolo! O problema é que para isso preciso de fazer o bolo todo e depois não sei se me fico só por uma fatia... ;-)

Tenho apenas uma pergunta: o que é "farinha de amêndoas"? Em Portugal nunca vi, mas pode ter um nome diferente (como o creme de leite, a que nós chamamos natas). Será a mesma coisa que miolo de amêndoa ralado ou moído? Sabe onde posso encontrar? (De momento nem moro em Portugal, estou na Alemanha, mas sabendo exactamente o que é, a busca fica mais fácil.)

Parabéns pelas deliciosas receitas!

Patricia Scarpin disse...

Amiga, teus bolos sempre são um sucesso - esse aqui, com amêndoas e bananas, vai para a minha listinha logo, imagina se vou deixar de provar uma delícia dessas??

A minha irmãzinha virou boleira também, todo dia ela quer fazer uma receita de bolo ou de muffin nova para experimentar. Vou dizer a ela para vir se inspirar aqui no seu blog!

Eli disse...

Akemi, Akemi não é de hoje que estou te avisando que uma hora você vai matar alguém de tanta vontade. :) Cuidado amiga! hehehe
Perfeito amiga!

Sheila disse...

Aff*
Akemi, querida, isso é judiar demais dessa pobre alma que só pode ver, imaginar o sabor e aroma dos seus quitutes. Quero um pedaço virtual, as lombrigas imploram!!! rsrs

semente de sésamo disse...

Deve ser mesmo uma delícia!

Lara Leal disse...

Que delícia! Beijos, Lara

Isabel Salvador disse...

k delicioso deve ter ficado

bjokas

Valentina disse...

Querida Clarice, que bolo lindo amiga! finalmente estou aqui com um laptop novo e podendo acessar tudo..sem controles. desculpa a ausencia. fiquei com agua na boca com esta receita. tudo que leva amendoas ja fica delicioso,ne?! A massa fica umida e tudo. e banana em bolo..pra mim nao tem como errar. bjocas

Akemi disse...

Cris, já ri do seu comentário! rss
Obrigada pela sua participação no evento de sobras! Bjs

Claudia, com o carinho de todas vcs não tem como não voltar às boas!

Célia, é verdade, amiga! :-(

Elvira, querida, como sempre super gentil!

Silvia, muito obrigada, querida!

Márcia, vamos ver se desta vez o trem não descarrilha! rsss

Bruxinha, farinha de amêndoas é isso mesmo, miolo de amêndoas moído! Obrigada pelas suas visitas!

Patricia,não tem surpresa nenhuma sua irmã ser boleira! Com uma super confeiteira na família o resultado não poderia ser outro, amiga! ;-)

Eliana, como sempre seus elogios me deixam a ponto de explodir! Obrigada, amiga!

Sheila, para você te dou o bolo todo, querida! ;-)


Semente, Lara, Belinha, muito obrigada, queridas!!!!

Valentina, enfim estás de volta!!! Saudades viu! Estou louca para ver as receitas que vc deve ter preparado estes dias todos!

winnie disse...

Esta mulher quer me matar!
Já comprei os ingredientes para fazer o bolo gelado e ela agora aparece-me com esta receita!?

Já não sei o que faça...

Ana disse...

Akemi, que delicia parece estar esse bolo!! Adoro amendoas e bananas, ficam muito bom juntas mesmo! O bolo parece tao moist, ai que vontade que deu viu!! hehe!!
Beijao!
Ana

Lulu disse...

Akemi querida demorou mas voltei rss
Tava tão enrolada nesses dias,mas não me esqueci do combinado rs!Te enviei um email,dá uma olhada e depois me diz o que acha tá!
Menina isso aqui tá um pecado msm,ahhh se a tela pudesse nos passar o cheirinho bom dessas maravilhas todas rss
Com certeza vou testar mais algumas receitas suas no feriadão.
Bjsss

Heidi disse...

Akemi,
Bananas e amêndoas juntos, meu Deus que pecado! Imagino o perfume dessas duas coisas boa no ar...
Abraços.

Beatriz Belliard disse...

ah estes seus bolos maravilhosos...
Da vontade de ir correndo bater um bolinho ! bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails