terça-feira, janeiro 24, 2012

Enroladinhos de salsicha

De vez enquando bate vontade de comer um cachorro quente e hoje experimentei uma receita do chef Álvaro Rodrigues para o lanchinho mais que reforçado da tarde! :D
Sendo receita deste grande chef o resultado não poderia ser outro, simplesmente ótimo! A massa é uma delícia de trabalhar e depois de assada se transforma num pãozinho fofo e super macio!
Na receita original, a massa não passa por descansos. Logo depois de sovada, ela já é modelada em cordões e enrolados na salsicha. Até terminar de enrolar a última salsicha, a primeira já fermentou e por isso pode ser levada para assar em seguida.
Eu já fiz do meu jeito de sempre com dois descansos e tive um pouco de dificuldade na hora de enrolar porque a massa estava bem aerada! rsss Mas me retorcendo aqui e ali consegui modelar e no final, depois de assados, ficaram bonitinhos. Achei que a massa fosse virar uma coisa só mas ficaram com as voltinhas bem marcadas. O segredo é não enrolar apertadinho, deixe um pequeno espaço entre uma volta e outra. Depois a massa cresce e se junta! Achei que com 5 voltinhas ficaram mais atraentes do que com 4 apenas, mas fica a gosto de cada um! ;)


Para acompanhar, fiz um vinagrete básico com 1 tomate grande picadinho, 1 cebola média picadinha, 1 pepino em cubinhos (depois de cortado, polvilhei um pouquinho de sal e deixei alguns minutos para chorar, espremi bem e juntei ao resto do molho), salsinha picada, sal, pimenta do reino, um fio de azeite extra virgem e vinagre. Além disso, coloquei na mesa também maionese, catchup e mostarda para cada um temperar do jeito que quiser!
Acho que se enrolar uma fatia de muçarela com presunto na salsicha também deve ficar bom, tentarei numa próxima oportunidade!


• xícara medida de 240ml

500g de farinha de trigo (3½ xícaras)
1 colher (sopa) de fermento seco para pão
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (sobremesa) rasa de sal
1 ovo grande
30g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (2 colheres de sopa)
1 xícara de leite morno (usei ¼ a mais, vai depender da sua farinha)

500g de salsichas (12 unidades)

ovo batido e peneirado para pincelar
orégano para polvilhar (ou queijo parmesão ralado ou gergelim preto ou branco)

Modo de fazer do chef: coloque metade da farinha numa vasilha. Junte os demais ingredientes e misture bem. Vá acrescentando o restante da farinha aos poucos até obter uma massa macia. Sove bastante. Pegue porções da massa e faça cordões. Enrole na salsicha e vá dispondo na assadeira untada e enfarinhada ou forrada com papel manteiga ou folha teflon (essa preta que aparece na foto). Não precisa deixar descansando. Quando terminar de enrolar a última salsicha, a primeira já estará crescida. Pincele com ovo batido e polvilhe orégano. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 25 a 30 minutos ou até que estejam corados.



Meu jeito: divida a farinha em duas vasilhas. Numa coloque o sal e a manteiga. Na outra, coloque o fermento, o açúcar ao seu lado, o ovo batido num outro canto. Despeje o leite morno sobre o fermento. Misture com cuidado no início com espátula ou colher de pau. Quando tudo for incorporado mexa vigorosamente até formar uma massa elástica que levanta bolhas. Se estiver muito pesada, junte um pouco mais de leite até formar uma massa mole sem ser líquida.
Junte o conteúdo da outra vasilha e misture com cuidado até a farinha ser incorporada. Despeje na mesa e comece a sovar até ficar lisa e homogênea (cerca de 10 a 15 minutos). Não junte mais farinha de trigo, vá sovando que ela vai secando, sempre raspando e limpando a mão. Modele numa bola e retorne para a vasilha. Cubra com filme plástico e deixe num local protegido por cerca de 30 a 40 minutos até dobrar de volume. Dê pequenos soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado. Tire a massa da vasilha e divida em 12 porções. Modele em bolinhas e deixe tudo coberto com pano de prato molhado e bem torcido. Quando terminar de modelar a última bolinha, volte para a primeira e estique num cordão de 15 cm. Repita com os demais, sempre deixando tudo coberto com o pano úmido. Quando terminar o último, volte para o primeiro e estique mais um pouco até atingir cerca de 30~35cm. Enrole 4 ou 5 vezes na salsicha e vá dispondo na assadeira untada e enfarinhada. Deixe os prontos cobertos com o pano úmido ou filme plástico para não ressecarem. Procure deixar uma pequena pontinha da salsicha para fora dos dois lados. Depois que terminar de enrolar a última salsicha, coloque o forno para aquecer a 180˚C por cerca de 10~15 minutos, vai ser o tempo dos últimos crescerem. Pincele levemente com ovo batido e polvilhe orégano. Leve para assar por cerca de 30 minutos ou até ficarem dourados.

PS: eu fiz uns talhos rasos nas salsichas, aferventei e deixei secando num prato forrado com papel toalha antes de envolver com a massa. Elas precisam estar frias na hora de empregar ta!

E amanhã termina o prazo para se inscrever para o segundo sorteio do kit mococa! Se você quer concorrer, inscreva-se aqui

17 comentários:

Unknown disse...

Preciso dizer que já está na minha lista? E olha que eu não sou fã de salsicha :)

Abraços,

Junji

ps: Obrigado pelo comentário no meu post sobre o bolo! :D

Josy disse...

Que coisa de louco Akemi, lá no meu blogroll, não é essa postagem, que blogger mais louco, enfim, adorei esses enroladinhos e do seu passoa a passo como sempre, excelente. Ficaram lindos e perfeitinhos. Gostei demais. Bjs

Akemi disse...

Oi, Junji, aqui em casa tbm é de vez em nunca que compro salsicha mas hoje a larica falou mais alto! rsss
Acho que com as salsichas daí vão ficar bem gostosas, gostava de uma da glico que é comprida! :)

Josy, querida, eu que apertei o botão errado sem querer! kkkkk Obrigada pelo carinho de sempre!

Letrícia disse...

Akemi do céu, estou encantada com esses cachorros quentes! Eu queroooo!

Beijos!

Renata disse...

Oi Akemi! Que gracinha ficaram estes cachorrinhos! Eu também adoro as receitas do Alvaro Rodrigues.
Bjssss

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Akemi,
QUe delicia! Esses enroladinhos são uma ótima pedida para o lanche.
Bj,
Lylia

Vicentina disse...

Que lindos ficaram seus enroladinhos, quanto capricho.
Já vou levar a receita.

Querida tô sumida, perdão, seu blog sumiu da minha lista, mas já está lá de onde não devia ter saído. Deve ser porque estou voltei pro blogspot.

Bjs e Bom Dia

Inessa disse...

Hum! Me lembra infancia, festinha de aniversario...que delicia!! bjo e boa quinta pra voce!!

Lu disse...

humm boa iddeia pra mim fazer no meu Cha de Bebe!!! bjokassssssssss

Anônimo disse...

Oi Akemi, tudo bem? Adorei este post, eu sempre faço enroladinho, mas eu esticava a massa e enrolava, entao, sempre ficava um maior, outro menor, agora com sua explicaçao, vai ficar mais facil e bonito!
Obrigada pela dica.

Monica Kondo

Dani Bros disse...

Akemi que lindos que ficaram esses rolinhos! Quero fazer para os sobrinhos que estão aqui passando as férias, depois te digo como ficou. Estou programada para fazer hoje essa gostosura. bjks

Dafne Augusto disse...

GENTE AMEI ESSES ROLINHOS. QUE LINDOS MEU DEUS. O HABIB'S TEM UM PAOZINHO PARECIDO QUE EU SEMPRE PEÇO QUANDO VOU LÁ, SE CHAMA BIB'S DOG. ELES COLOCAM UM MOLHO JUNTO COM A SALSICHA E UMA FATIA DE QUEIJO POR CIMA DA MASSA. MORRENDO DE VONTADE DE FAZER ESSES PÃESINHOS AGORA

Eli disse...

Ficaram tão lindos! Esse é um pãozinho que sempre aparece por aqui. :)


www.feijaonoprato.com

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Menina que escândalo esta receita, vou ter que fazer, rs

Anny (Cristiane) disse...

Oi Akemi. "Ói" "ieu" aqui "traveiz", kkk. Fiz esses enroladinhos, o meu não ficou lindo como o seu, mas ficou tão "bão", amei a massa. O Álvaro Rodrigues é tudo de bom. Da próxima farei com queijo e presunto.
As fotos estão lá no blog. www.panusipratus.blogspot.com

Maíra Salomão disse...

Akemi,

Se você me disser que tem um jeito mais curto e um mais longo de fazer a mesma coisa, claro que eu vou pelo mais curto, né? Fiz a versão do chef e os enroladinhos ficaram muito bons. A massa fica mais durinha, como dos salgadinhos de festa. Mas fiquei muito curiosa para fazer a sua versão, que pelo visto fica mais parecida com paezinhos. Quando fizer, eu venho aqui contar!

Anônimo disse...

ANTONIETA FARIA.
AKEMI.

Amei, sua receita.BEM que andei a procura desta receita de enroladinho, adooro um enroladinho....MAIS só o que se come de salsicha rsrsrs!!! VOU fazer na 1° oportunidade que tiver.DO seu jeito? ENTÃO! Ai que vou afzer mermo.MTO obrigada por acha-la por aki ok? bjim.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails