segunda-feira, janeiro 23, 2012

Cobbler de amoras


Quem me acompanha já deve ter percebido minha preferência por sobremesas com frutas e é verdade! Tenho uma queda especial por sobremesas servidas mornas com uma bela bola de sorvete de creme e não poderia deixar de experimentar este doce típico americano que é uma espécie de torta desconstruída.
A maioria das receitas cobre as frutas com a massa, outras apenas jogam porções dela aqui e ali sobre as frutas. A mais tradicional é de pêssegos mas pode ser feita com outras frutas como maçãs, frutas vermelhas, peras também devem ficar boas!
Esta aqui achei bem diferente e pelo número de comentários positivos, foi a minha escolhida.
Até a hora de comer ainda duvidava que o resultado seria bom, afinal jogar uma calda sobre a massa crua era novidade e já imaginei uma meleca intragável por baixo! rss
Bom, tenho que dar a mão à palmatória e engrossar o coro dos que aprovaram a receita! É uma delícia viciante, consegui comer metade da travessa sozinha e depois do jantar! Affeee, que draga!!! kkkk
Para ter idéia, por cima a massa é crocante e por baixo vira um tipo de bolo úmido mesclado com os sucos das frutas assadas! É verdade que visualmente não é muito atraente só comendo para ter noção da gostosura! Façam que não vão se arrepender! ;)
Como sempre fiz minhas alterações e reduzi bem a quantidade de manteiga e açúcar e para o meu paladar ficou muito bom! Acho que aromatizar a massa com raspas de limão ou algumas gotinhas de baunilha também deve ficar bom, fica a dica! ;)

75g de manteiga gelada
1 colher (sopa) cheia de creme vegetal para untar o refratário
1 ½ xícara de farinha de trigo
2 ¼ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
leite gelado o suficiente (cerca de ½ xícara)
⅔ xícara de açúcar
1 xícara de água
2 xícaras de amoras (usei 1 xícara de amoras e 1 maçã picadinha)
canela em pó a gosto
1 colher (sopa) cheia de açúcar para polvilhar

Numa panela, coloque o açúcar e a água e leve ao fogo. Deixe ferver até dissolver o açúcar. Reserve.
Unte o fundo e as laterais de um refratário médio (usei um oval de 24x18cm) com o creme vegetal.
Pré-aqueça o forno a 190˚C.
Coloque no copo do processador a farinha, o fermento e o sal. Pulse algumas vezes para misturar. Adicione a manteiga gelada cortada em cubinhos e pulse algumas vezes até formar uma farofa. Vá colocando leite aos poucos até formar uma bola compacta que desgrude das paredes do processador.
Despeje na mesa levemente enfarinhada e dê umas 3 ou 4 sovadas. Abra num retângulo com ½cm de espessura. Espalhe as frutas e polvilhe a canela em pó. Enrole como rocambole, não se preocupe se quebrar ou se as frutas escaparem. Corte em rodelas de 2cm e vá dispondo no refratário com a parte cortada voltada para cima. Coloque por cima as frutas que tiverem caído. Regue tudo com a calda de açúcar reservada e leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos. Coloque uma chapa ou assadeira por baixo do refratário porque a calda começa a borbulhar e vazar!
Polvilhe o açúcar por cima e volte ao forno por mais 15 minutos.
Tire do forno. Sirva morno ou em temperatura ambiente (mas eu prefiro aquecer alguns segundinhos no microondas).

Uma ótima e produtiva semana a todos! :)

8 comentários:

MissB disse...

Hummmmm que maravilha! Esta receitinha está de babar!

Beijinhos!

Renata disse...

Bom, Akemi, agora é a minha vez de dizer "atiçou a larica" rsrsrs que delícia deve ser esta sobremesa! Tiro meu chapéu!
bjssss

Beth disse...

Akemi, fiquei olhando e salivando esta delicia amiga , parabens!

bjs

Josy disse...

Akemi que delicia de sobremesa, não conhecia e gostei muito, também adoro bolos, pães, e sobremesas com frutas frescas, sempre saem bem.Fico imaginando um pedaço dessa delicia com a bolota de sorvete que vc sugeriu. Ai meu Jesus! Viu? também sou bem draga amiga, adoro um doce. Ficou realmente espetacular. Querida muito obrigada pelo comentário carinhoso em meu bloguito viu? Bjos uma ótima semana

Ana disse...

Fantástico!

Hermann disse...

Achei este BLOG deliciosamente fantástico!!! Vou testar varias receitas e dicas, com certeza.


=]

Lu disse...

que deliciaaaaaaaaa, amei o pao petropolis da tv, tenho q fazer senao minha filha vai nascer com cara de pao...rsrsrsrsrs

karaimame disse...

Metade da travessa só? Eu comia a travessa toda. Ahahahahah, cadê o senso de dieta para o ano de 2012? kkkkk
Lindo Cobbler Akemichan! Que legal que encontras amoras frescas. Aqui por aqui eu vou esperando melhoras no hortifruti >_<.
Ah! E feliz ano novo :)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails