segunda-feira, janeiro 02, 2012

Primeiro post do ano! Tortinhas de frutas vermelhas!

Pra começar bem o ano nada melhor do que uma receitinha doce! Escolhi estas tortinhas de frutas vermelhas fresquíssimas que nasceram de dois acontecimentos. Havia acabado de ver uma reportagem num programa de tv sobre uma fazenda na serra da Mantiqueira (SP) especializada no cultivo de frutas vermelhas onde no final o repórter me torturou ao degustar uma tortinha de frutas vermelhas frescas. Do jeito que sou lariquenta... não prestou ne! rsss No mesmo dia, à tarde tivemos que ir fazer compras no centro e não acreditei quando vi bandejinhas de framboesas frescas no mercado! Aliás foi a primeira vez que vi tais frutinhas ao vivo! Nunca havia visto em outra forma que não fossem congeladas! rsss Nem pensei duas vezes em trazer uma para casa mesmo com o preço salgadíssimo! Parecia coisa do destino e vamos combinar que fruta fresca tem oooooutro sabor! Estas não vieram da tal fazenda da reportagem, mas de Santa Catarina assim como uma bandejinha de mirtilos frescos que trouxe também e estavam todas em ótimo estado. Se joguei 2 mirtilos estragados foi muito.

Para ficar fiel à tortinha da reportagem, também fiz uma geléia caseira com morangos, amoras e um restinho de framboesas congeladas e ajustando algumas receitas que tinha de crosta e creme de confeiteiro cheguei a estas tortinhas. Sei que ficaram bem gostosas e a larica foi saciada com 2 tortinhas que comi de uma vez! Que gulosa!:D

Para a geléia, usei cerca de 1kg de frutas, 350g de açúcar cristal, suco de 1 limão tahiti e um bom fio de vodka (cerca de 2 colheres de sopa) que vai garantir uma cor bonita no final. Levei tudo ao fogo alto e quando começou a soltar água, baixei o fogo e deixei apurando até reduzir a 1/3 (cerca de 30 a 40 minutos), mexendo de vez enquando e retirando a espuma que aparecia na superfície.

Massa:

120g de farinha de trigo
20g de farinha de amêndoas
50g de açúcar de confeiteiro peneirado
uma pitada de sal
um pouquinho de essência de baunilha (pode substituir por raspas de limão/laranja, canela em pó...)
1 gema
60g de manteiga sem sal levemente amolecida
água gelada se necessário

Bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar de confeiteiro e bata mais um pouco. Incorpore a gema e a baunilha e bata bem. Tire da batedeira e junte a farinha peneirada com a farinha de amêndoas e sal. Misture com espátula, apertando bem nas laterais da vasilha até que forme uma massa homogênea. Caso esteja seca, junte alguns pingos de água até dar liga.
Coloque a massa num saco plástico e aperte formando uma placa de 1 dedo de espessura. Leve para geladeira por cerca de 30 minutos no mínimo.
Abra a massa entre 2 plásticos até a espessura de 5mm e forre uma forma desmontável de torta de 21cm ou 9 forminhas de 7cm. Fure o fundo da torta com garfo e cubra com um pedaço de papel alumínio. Sobre o alumínio coloque feijões ou arroz para fazer peso e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 15 a 20 minutos ou até as bordas começarem a corar. Tire com cuidado o alumínio com os feijões e volte as tortinhas ao forno para terminarem de assar (cerca de 20 a 25 minutos). A crosta precisa estar bem corada, isso vai garantir mais crocância e sabor na tortinha.
Desenforme com cuidado e deixe esfriar sobre grade. Depois de frios, mantenha as casquinhas em latinhas bem fechadas.

Obs: os feijões usados para fazer peso não poderão mais ser consumidos depois. Guarde-os para quando fizer mais crostas.

Creme de confeiteiro:

2 gemas
65g de açúcar refinado
13g de farinha de trigo
12g de amido de milho
250ml de leite integral
1/4 de fava de baunilha
1 colher (sopa) de kirsch ou outro licor de sua preferência

Numa vasilha, bata as gemas com metade do açúcar com fouet até ficar esbranquiçado. Junte a farinha de trigo peneirada com amido de milho e misture até incorporar. Enquanto isso, aqueça o leite com o restante do açúcar e a fava de baunilha aberta junto com as sementes raspadas com a ponta da faca. Deixe até um pouco antes de abrir fervura, quando começar a aparecer bolhinhas em volta do leite. Tire do fogo e despeje lentamente sobre a gemada. Misture devagar com o fouet. Peneire a mistura de volta na panela, descartando a fava e leve de novo ao fogo médio/alto. Mexa sem parar até engrossar e ficar liso e brilhante. Despeje o creme num prato e cubra rente com filme plástico. Coloque um saco com gelo por cima para dar choque térmico. Este creme é muito delicado e estraga facilmente. Essa mudança brusca de temperatura faz a asepsia do creme, pelo menos foi o que aprendi no curso no Japão! rss Lá ensinaram a colocar direto na geladeira mas aqui é tão abarrotada que tenho medo que estrague as outras coisas, fora o maior consumo de energia ne?
Depois que estiver completamente frio, leve para geladeira até gelar bem. Despeje o creme numa vasilha. O creme feito corretamente vai soltar todinho do prato, não fica nada grudado. Adicione o licor e bata com fouet até voltar a ficar cremoso.

Montagem, só na hora de consumir:

Numa casquinha, coloque uma colherada do creme de confeiteiro e espalhe bem para nivelar. Despeje uma colherinha de geléia de frutas vermelhas e espalhe as frutas por cima. Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre a borda da tortinha, que ficou assim ó:

Uma ótima semana para todos!

27 comentários:

Danni e Lype disse...

Querida Akemi,
Como ficaram lindas essas tortinhas... E devem estar maravilhosas... Pena não estar pertinho de você para poder experimentar (risos)... Com certeza vou copiar a receita para fazer mais tarde...
Parabéns!!!
Grande beijo, Irene

Executiva de Panela disse...

Akemi, feliz 2012! Tortinhas maravilhosas! Parabéns! Beijos, Paula

Letrícia disse...

Ai, que lindas, Akemi! A foto da fileira de três tortinhas é de capa de revista :-)

Começou o ano com pé direito!

Beijão!

Ivani disse...

Ficaram lindas as tortinhas e deliciosas com certeza!
Feliz 2012!!!
beijos
Ivani

YES we Cooking disse...

Akemi, ficou mesmo divino!
Aproveito para desejar um 2012 maravilhoso para você!
Beijos, Cecilia

Rosana Midori disse...

Akemi!
Que tortinhas lindas e apetitosas!
Eu quero, eu quero fazer!!!
E adorei a anatomia delas... hehehe... igualzinha a nossa barriga, cheinha de frutas vermelhas depois...
Bjs e Feliz 2012!

Josy disse...

Akemi vc começou o ano com essa delicia doce e certamente seu ano vai começar bem doce também, pelo menos esses são meus desejos prá vc e sua familia. Feliz 2012!
E vamos falar nessas delicias, amo tortinhas de frutas frescas. Gostei muito dessa sugestão. Ficaram lindas de viver. Bjocas

Cristina disse...

Ahh, mas começar o ano assim é covardia...ficaram lindas e de-li-ci-o-sas!! eu tbm quero!!!mas se em cvel já é difícil encontrar essas frutinhas, aqui na minha mãe então, mais ainda! :(
Assim que fizer, venho te contar...
Bjs...

Mary - Strawberrycandy disse...

Que fantásticas e deliciosas tortinhas!
Bom ano 2012.
Beijinhos
www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

Avental e Aventuras disse...

Olá Akemi!
Lindas fotos e lindas tortinhas! Deu água na boca :)
Feliz 2012 com muito sucesso!!
Bjos
Tania

Inessa disse...

Akemi, ficaram apetitosas! Se voce morasse em SP eu poderia te dar umas framboesas e mirtilos fresquinhos colhidos do jardim da minha sogra! A framboesa dela se alastrou de tal forma no quintal de tras da casa dela que esta um "matagal" e dando frutas horrores! rsss o jeito para nao perder é congelar!! bjo

Romy disse...

Akemi... suas tortinhas ficaram fantásticas!!! Uma delicia :)

Desejo-lhe um Feliz Ano Novo... que este ano lhe dê tudo e bom!!

Bjokas doces

Ana disse...

Uau, lindas e perfeitas! Aticou a larica das leitoras/es!!! haha!
Beijos!
Ana

Marcia disse...

Feliz Ano Novo!

Sempre leio as suas receitas, parecem deliciosas, está de parabéns! Se eu vivesse no Brasil te encomendava alguns destes quitutes saborosos. Como vai a sua cachorrinha Laika? fiou feliz com a mudança de casa? Felicidades!

Nane Cabral disse...

Olá Akemi, que lindas tortinhas, daria tudo por uma agorinha. Aproveito para desejar um 2012 maravilhoso pra vc! Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Ginja disse...

Que lindas! Perfeitas em toda a sua exuberância e cor vibrante :) Framboesas e mirtilos frescos são uma delícia mesmo. Bela receita. Desejo um ano novo muito feliz.
Um beijinho.

Laidybird disse...

O seu blog é lindo, cheio de receitas maravilhosas.

Gostei muito destas tortinhas, com certeza quando tiver na época dos frutos silvestres irei experimentar.

Beijinhos e parabéns por seu blog, irei segui-lo :D

Gina disse...

Akemi, fiquei feliz quando vi você chegar no Naco Zinha e se deparar com sua receita de pão, antes mesmo de lhe avisar do post!
A semana foi intensa, do jeito que eu queria, com a família reunida e tive que dar uma sumida.
Venho lhe desejar um excelente 2012 e dizer que fiquei encantada com essas tortinhas.
As fotos estão cada vez melhores.
Bjs.

Renata disse...

Que sonho de tortinha, Akemi! Desejo que seu ano novo seja repleto de deliciosos momentos, tão deliciosos quanto esta tortinha!
Mil beijos e muitas felicidades!
Renata

Shapalmas disse...

Que delícia de tortinhas,me enchi de vontade de comer agora...e ainda mais em saber que as frutinhas vieram da minha terrinha...
Grande beijo e um ano cheio de coisas boas...

http://viramexeefaz.blogspot.com

Sharon

Claudia Lima disse...

Ficaram maravilhosas!
Feliz Ano Novo :)

Akemi disse...

Meninas, muito obrigada pelos elogios! As tortinhas superaram as expectativas, recomendo!

Marcia, obrigada por perguntar da Laika! Ela está bem, estranhou apenas no primeiro dia, nem quis comer nem dormir acredita? Hoje já está mais do que adaptada e já ganhou mais uma companhia. Agora são 3 cachorras! :)

Beijos e um ótimo ano para todas!

Lenita disse...

Só olhar já faz crescer água na boca, devem ser divinas!

Rosita Vargas disse...

Me encanta esta receta es hermosa t exquisita,abrazos y buen año.

Marly disse...

Lindas e super saborosas, as imagens estão me dando água na boca!

Gisela Medeiros disse...

Olá Akemi, tudo bem? Estou visitando seu blog pela primeira vez, parabéns pelo blog! Fiquei com muita vontade de fazer as tortinhas de frutas vermelhas, ficaram lindas e com certeza muito saborosas. Só fiquei com uma dúvida, onde acho farinha de amêndoas? Posso fazer eu mesma? (desculpa minha ignorância)!!! Um abraço grande

Akemi disse...

Gisela, pode moer as amêndoas no processador ou liquidificador sim. Se quiser pode substituir por castanhas do para ou nozes tbm. Que isso, pode perguntar sempre que tiver dúvidas! Boas fornadas!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails