domingo, abril 03, 2011

"Kamome shokudo" Cinnamon rolls


Finalmente assisti o filme japonês "Kamome shokudo". O título do filme (kamome=gaivota e shokudo=restaurante/refeitório) é o nome de um pequeno restaurante aberto por uma japonesa, Sachie, em Helsinki, Finlândia, que serve comida caseira japonesa.
Inicialmente não tem nenhum cliente mas Sachie é otimista e acredita que trabalhando com afinco e boa vontade em breve os clientes chegarão. Algumas pessoas param, olham com desconfiança para ela e vão embora até que finalmente um rapaz entra e se torna um cliente regular.
Para tentar atrair os locais, tenta fazer oniguiris (bolinhos de arroz) recheados com ingredientes típicos de lá como carne de rena ou arenque mas o resultado não é muito satisfatório. Um belo dia, Sachie resolve assar uns cinnamon rolls. Seu cheiro atrai um grupo de senhoras e daí em diante o movimento do restaurante aumenta.
É uma estória singela que fala sobre amizade e mostra que comida japonesa não se restringe apenas a sushi e sashimi.
Difícil ficar indiferente às comidas apresentadas no filme. Pequenos detalhes que despertam a vontade de comer como o barulho da faca cortando o tonkatsu (carne de porco à milanesa) mostrando a crocância da casquinha empanada, a gordura do salmão batendo no fogo e levantando fumaça, o momento em que o molho é despejado na frigideira quente, o vapor que sobe na hora em que o café é coado...
Nem preciso dizer que saí pela internet afora atrás de alguma receita parecida com os cinnamon rolls do filme. Encontrei o vídeo abaixo e corri para assar os rolinhos. Além do formato diferente, o cardamono confere um sabor extra à massa. Se algum dia resolver fazer, não deixe de colocá-lo! Reparem como o cardamono vendido no Japão é verdinho, lindo!



Abaixo vai a receita com leves alterações. Reduzi bem a quantidade de açúcar na massa, mas caso queira seguir a receita original utilize 75g.

300g de farinha de trigo
5g de fermento seco para pão
2 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo grande
1/2 colher (chá) de sementes de cardamono picadinhas
150ml de leite morno
40g de manteiga em temperatura ambiente
1/4 colher (chá) de sal

Recheio:

3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de canela em pó
20g de manteiga em temperatura ambiente

Cobertura:

açúcar pérola/waffle (pearl sugar ou waffle sugar) que pode ser substituído por torrões de açúcar triturados grosseiramente

Prepare a massa da forma que estiver mais acostumada ou senão siga as instruções do vídeo.
Numa vasilha, coloque o ovo, acúcar, fermento e o cardamono. Misture com fouet e junte o leite morno. Mexa bem e vá juntando a farinha de trigo aos poucos. Não coloque toda a farinha, reserve cerca de 1/2 xícara. Junte a manteiga e despeje a massa na mesa. Comece a sovar. Caso esteja muito úmida, junte a farinha reservada. Vá sovando até que desgrude das mãos e se torne uma massa lisa e elástica (cerca de 15 minutos). Modele a massa numa bola e coloque de volta na vasilha. Cubra com pano de prato ou filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (30 a 40 minutos).
Coloque a massa na mesa levemente enfarinhada e abra com rolo até ficar num retângulo de 30cm de altura por 40cm de largura.
Espalhe a manteiga por toda a superfície deixando de 3 a 4cm sem untar, caso contrário não conseguirá fechar. Polvilhe o açúcar e canela em pó. Enrole como rocambole bem apertadinho em direção à parte que ficou sem untar. Feche bem apertando a massa de um lado a outro.
Corte em 8 porções em diagonal, formando 8 rolinhos em forma de trapézios. Com os dois dedos mindinhos levemente enfarinhados ou um cabo de colher fino, pressione o centro do rolinho até tocar a mesa. Retire os dedos ou cabo com cuidado. Verá que o rolinho se abre todo, uma beleza!!! Caso não entenda, veja o vídeo que mostra direitinho.
Disponha os rolinhos na assadeira untada e enfarinhada ou forrada com papel manteiga untado. Cubra com pano de prato e deixe descansar mais 20 ou 30 minutos.
Pincele levemente com ovo batido, polvilhe o açúcar por cima e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 12 ou 13 minutos (tempo no forno elétrico). No fogão à gás, asse a 200ºC por 15 a 20 minutos ou até ficarem dourados. Sirva morninhos.


E você, já se inspirou em algum filme para cozinhar? Conte sua estória! ;)

20 comentários:

Jo Turquezza disse...

Que bacana esse post!
Filme com comidinhas é ótimo, não é? Parece que a gente está dentro da tela rsrs
Senti o cheirinho do vapor do café e escutei a crocância da carne ....
Delícia.
Beijos.

Aninha **Fairy** disse...

Me inspiro nos blogs vizinhos para fazer minhas receitas!
Neste momento, me inspirando por aqui! :-)

Laurinha disse...

Esse filme é delicioso! Destaque também para a paisagem de Helsinki, que é linda!

Sou irmã da karaimame, que mora na Finlândia e ela me deu esse DVD como lembrança das férias de verão que passamos lá.

Beijocas.

Letrícia disse...

Deu vontade de ver este filme (e deu vontade de correr para a cozinha para preparar esses cinnamon rolls).

Beijos!

Fabiana disse...

Akemi,
Não conhecia o filme, mas me lembro de uma parecida.Com uma americana que tenta fazer Ramen no Japão, o nome do filme é The ramen girl,com a aquela atriz que faleceu há pouco tempo, a Brittany Murphy.
Agora, vou procurar esse.
Já tinha feito os cinnamon rolls tradicionais, mas há pouco tempo ganhei uma receita de uma amiga que mora na Suécia, e falou que é igual ao cinnamon rolls, mas com cardamomo na massa.
Ficaram uma delicia!
Quanto ao filme que me inspirou....fiz ratatouille, depois de ver o desenho.kkkkk, meus filhos ficaram curiosos.
E agora, queria tanto fazer as receitas da julia child, mas preciso de tempo, elas são mais elaboradas.
beijos

moranguita disse...

hum que tentadores. nunca fiz mas adoraria experimentar. falta a vontade as vezes de esperar pelos tempos que a massa leva a levedar
beijinhos

Andréa Cabral de Oliveira disse...

Que MARAVILHA!!!!
Vou fazer, depois te conto.
Beijo Grande e boa semana.

Monalihsa Cávallaro disse...

Que lindos!!!!!!!! Adorei!!! Mas é claaaaro que eu vou fazer, depois te dou notícias! Bjos e uma ótima semana! =)

Anônimo disse...

Korvapuustit!
Ai Akemi-chan! Você é mais rápida do que eu para postar a receita do cinnamon roll Finlandês! ^_^
Nossa... tem em todo lugar, perfeito par para o café!
Adorei o post :)
Beijoooo

Anônimo disse...

Olá, já fiz alguns rolinhos de canela, mas os esses parecem ótimos, vou tentar. Sempre quis fazer as codornas que aparecem na Festa de Babette.

Max

Fabiana disse...

Akemi,
Voltei para dizer que a minha mãe viu o vídeo e ficou apaixonada pela maneira de fazer.
Ela disse que breve testará essa receita.
ah, e também queria agradecer o recadinho que vc me mandou naquele triste dia.
Obrigada pelo carinho!

Akemi disse...

Turquezza, o problema desses filmes com comida é a fome que dá no final! rsss

Aninha, os blogs amigos sempre nos enchem a boca d'água!

Laurinha, seja bem vinda! Que lembrança mais doce desse verão que vcs passaram juntas! Obrigada pelo comentário!

Lê, assista com um babador! :p

Fabiana, espero que sua mãe goste dos rolinhos! Fui correndo procurar o filme The ramen girl! É bem engraçado, vale a pena pela atuação do Toshiyuki Nishida mas acho que esse processo do caldo perfeito é melhor retratado no filme Tampopo, já assistiu?
Hummm os pratos do filme Julia&Julie tbm são apetitosos, espero que consiga preparar qualquer dia!

Moranguita, tem dias que realmente não tenho paciência para assar pães mas quando vem a vontade, todo esforço e tempo de espera valem a pena!

Andréa, espero que goste!

Monalisa, vou esperar o resultado!

Lily-chan, agora aprendi como se chama estes cinnamon rolls deliciosos! Pelo visto estes rolinhos por aí são como nossos sonhos, não? Adoraria passear por Helsinki para conhecer os korvapuustit de cada café! ˆ-ˆ

Max, esse filme é lindo! Adorei todo o processo de preparo, o cuidado na escolha dos vinhos para cada prato, o timing para servir... enfim uma lição!

Valentina disse...

Querida, que lindo post. amei o video. me relaxa ver alguem fazendo coisas na cozinha.tão doce! e tudo faz mais sentido. já fiz destes paezinhos de um livro da Tessa Kiros. São muito comuns no norte da Europa. obrigada por dividir isso.x

Dri Dauzacker disse...

Simplesmente maravilhoso, amei o vídeo... Bjim

Ive Resende disse...

Acabei de me inspirar! Não em um filme, mas neste vídeo delicioso que você postou. Deixa um bolo enorme que eu fiz acabar que este cinammon roll vai ser a próxima receita na minha cozinha. ;). Abraços e obrigada por compartilhar.

Akemi disse...

Ive, depois volte para contar como ficaram os cinnamon rolss! Bjsss

Ive Resende disse...

Akemi, dia desses eu vim aqui e depois de ter escrito minha experiência com o Cinnamon Rolls, não sei o que deu e não foi publicado. Hoje estou com tempo de escrever para vc novamente. :) O que tenho a dizer é que depois de ter assistido ao vídeo umas dez vezes (prestei bastante atenção, rs), eu consegui fazer o pãozinho com louvor. Recebi elogios pois estava lindo e gostoso e como disse uma amiga "vc comprou na padaria?", imagina!!!! O marido acha que a mesma receita também dá para fazer rolinhos versão salgada. Quando eu tentar, venho te falar. E também acho que ele pode ficar mais docinho, de uma próxima vou adotar a quantidade de açúcar da receita original. No mais, só tenho a agradecer pelo compartilhamento da receita e do vídeo, ambos excelentes. Grande abraço. :)

Daniele disse...

olá, faz um tempo que vi esse post sobre o filme mas nunca consigo achar para baixar, sempre tento mas nunca dá certo. tu conseguiu o filme em dvd mesmo ou fez download? fiquei muito curiosa pra ver! hehe

Akemi disse...

Daniele, eu procurei na net e encontrei o filme em várias partes num site tipo youtube, agora não lembro qual era... mas digite no google kamome diner que vão aparecer algumas opções!
Boa sorte e assista com um babador! rss
Bjss

Daniele disse...

HAHAHAHAHA
valeu, procurarei!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails