Como vêem, estou aproveitando o feriado para tentar diminuir um pouco a looooooonga lista por fazer das receitas que encontro nos queridos blogs amigos. Encontrei umas mandioquinhas congeladas na loja de produtos brasileiros e não pensei duas vezes em comprar para preparar os
pãezinhos da Laurinha com elas. Amo mandioquinha pelo seu sabor, seu cheiro, sua cor! Vai bem numa sopinha, no cozido de carne.... ahhhh, minhas lombrigas! rsss É uma das hortaliças de que mais sinto falta aqui!
A massa ficou meio pegajosa mesmo com meio quilo de farinha, mas não arrisquei colocar mais com medo dela ficar pesada. O pão cresceu bem nas duas fermentações e mais um pouco no forno. Para meu alívio, saíram leves e fofos como os que a minha mãe costumava preparar nos lanchinhos de domingo. É claro que não tive dúvidas em comer um (dois na verdade! rss) recém saído do forno para comer com uma boa pincelada de manteiga Aviação. Hummmmm, que delíciaaaa! A cor amarelinha da massa é linda, pena que o sabor da mandioquinha tenha se evaporado... penso que deve ser por causa do congelamento. De qualquer forma, os pães são ótimos e mesmo hoje de manhã estavam super macios!
Pãozinho de mandioquinha* xícara de 200 ml
1 colher (sopa) de fermento seco para pão
1/4 xícara de leite
1/2 xícara de óleo de canola
2 ovos médios
2 colheres (sopa) de açúcar
250g de mandioquinha cozida e espremida
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1/2 colher (sobremesa) de sal
cerca de 1/2 quilo de farinha de trigo
Coloque metade da farinha numa vasilha junto com o fermento, o açúcar, os ovos e a mandioquinha ainda morna com o leite. Misture tudo muito bem até que fique uma massa elástica e que levante bolhas. Reserve cerca de 1 xícara de farinha e junte o restante à massa. Incorpore a margarina, o óleo e o sal. Misture tudo muito bem até que toda a farinha seja incorporada. Jogue a massa na mesa polvilhada com um pouco da farinha reservada e vá sovando até que fique lisa. Vá juntando mais farinha conforme for precisando. Limpe sempre a mesa e a mão caso grude massa. Para mim não deu ponto de soltar das mãos, ela continuou pegajosa. Faça uma bola com a massa e coloque numa vasilha. Cubra com filme plástico e deixe fermentar até que dobre de volume (como estava quente aqui, 40 minutos foi o suficiente aqui). Dê alguns soquinhos sobre a superfície da massa para retirar o gás acumulado. Tire a massa da vasilha e divida a massa conforme o tamanho desejado (aqui rendeu 20 bolinhas de uns 50g). Vá colocando as bolinhas numa forma forrada com papel manteiga ou untada com manteiga. Cubra com filme plástico e deixe fermentar por mais uns 20 minutos. Pré-aqueça o forno a 180oC. Se quiser, pincele levemente a superfície da massa com ovo batido. Leve ao forno por 20 ou 25 minutos ou até que fiquem corados.
26 comentários:
esse pãozinho é para mim............hummmmmmmmmm deve estar tão bom..........maravilha...........jinhos grandes
Olá Akemi... que pãezinhos lindoooooos! Mas pão é e sempre será a pedrinha no meu sapato. Nunca fica bom de verdade! Ai que tristeza!!!
Mas nem me arriscaria a fazer essa receita hoje, tá friozinho aqui e do jeito que sou boa com massa fermentada. Hahahaha...
Mas deixa o calor voltar! Fiquei com vontade, eles ficaram tão bonitos, tão corados.
Kisss pra ti linda^^
Clarice amiga, teus pães sempre lindos. Aqui acho mandioca congelada em loja de produtos asiáticos.amanhã vou atrás.sou copiona,ne?!
que lindo esses paezinhos! eu retomei a essa deliciosa arte de paes e estou colecionando novas receitas. adorei.
beijinhos
Akemi, que lindinhos que ficaram!!!
Eu também aproveitei o feriado e fiz pãezinhos para o lanchinho também, e foram os seus, de batata :DD Olha só, nossas lombrigas combinaram!
Vc sabe que o de batata eu já tinha copiado do Cybercook a zilhões de tempos atrás e depois vi que era a mesma receita tua... e na 5ª feira, sabe que a farinha não foi suficiente também.... resisti e só acrescentei acho 1 colher para tirar a massa das mãos e pedra e tb ficaram lindos...
Quero um pãozinho seu!!! E com a Aviação, tá!
Beijinhos, linda!
Ai, que vontade de devorar estes pãezinhos! Longe de casa e vendo isso é até tortura.
Uma dúvida: mandioquinha é a mesma coisa que mandioca, aipim? Sou meio ruim de nomes... Haha!
Eu sei que aipim e mandioca são a mesma coisa...
Bjs. E parabéns pelos pães.
estao perfeitos seus paezinhos, posso pegar um ? beijinhos
Os pães ficaram mesmo fofinhos e com aspecto delicioso. Tenho que experimentar este receitinha mas primeiro tenho que encontrar a mandioca.
beijinhos
Que fooofos que ficaram seus paes!!
E que delicia voce achar mandioquinha ai Akemi, nossa aqui nao tem nao e eu tbem adoooro, sinto falta igual a voce.
Agora, "manteiga aviacao"????? Nao acredito, vc acha ai tbem?! Afe, ce ta no ceu amiga!!
Beijos!
Ana
Belinha, puxe uma cadeira que sirvo um para você, querida! ;-)
Axly, sabe que eu sou do contra? Adoro fazer pães no inverno! rss
Valentina, minha amiga, esta receita é mesmo para copiar e fazer! Ficam ótimos!
Leila, além de uma arte é uma ótima forma de terapia! Vá em frente!
Laurinha, estamos sintonizadas, amiga! Vou preparar um pãozinho com aviação e é para já! ;-)
Paty, mandioquinha é diferente de mandioca. Ela é chamada de batata baroa ou batata salsa também!
Bia, à vontade, amiga!
Bete, espero que encontre a mandioquinha por aí! A receita vale a pena!
Ana, já ri aqui amiga! rsss Esta é uma das vantagens de ter uma enorme comunidade brasileira aqui! Temos praticamente de tudo até manteiga aviação! É uma delícia ne???
As cozinhas amigas estão bem animadas com os pãezinhos, os seus ficaram demais. Acho que vou fazer também.
Bjs!
Que visão...isso encanta qualquer um.
Akemi, ficaram perfeitos...
Beijos!!!
Nossa como ficaram lindos e com ótima aparencia!
Beijos
Parecem tão macios e fofinhos, Clarice! Também fiz pão no feriado, amiga - vamos trocar uns? ;)
lindos..lindos Akemi..que receita otima.!!!devem tá tão fofinhos..maravilha de receita..bjus
Olá Akemi,sou fã do seu blog e de suas receitas com milho!ADORO!
Minha mão não é muito boa para pães,mas estes seus ficaram tão deliciosso que vou arriscar...Só queria saber:Esta mandioquinha é a mesma coisa que a macaxeira não é?Sou de Belem e aqui existem muitas variações deste tuberculo...Obrigado e beijinhos.
Akemi,fiz os paes,ficaram realmente tão bons quanto eu esperava,mais fiz umas modificaçoes:coloquei somente 1 ovo,a massa pegou o ponto rapido com apenas duas xicaras de trigo,porem ficou bem oleosa,acho q por conta da manteiga e do oleo,q só coloquei a metade tbm.Bem mais como o q importa é o resultado...Quando tiver meu blog esta receita vai estar nele com certeza.Beijos.
Akemi,fiz os paes,ficaram realmente tão bons quanto eu esperava,mais fiz umas modificaçoes:coloquei somente 1 ovo,a massa pegou o ponto rapido com apenas duas xicaras de trigo,porem ficou bem oleosa,acho q por conta da manteiga e do oleo,q só coloquei a metade tbm.Bem mais como o q importa é o resultado...Quando tiver meu blog esta receita vai estar nele com certeza.Beijos.
Laurinha e Akemi, só podia dar isso !!
arrasaram os tais pãezinhos, viu ??
Posso adaptar para maquina de pão ??? hum que vontade ^.^
Já fiquei de olho nessa receita quando a Laurinha fez. Agora, então...
Akemi,que delicia seus paezinhos.
Ja e o favorito aqui em casa.
Fiz ele com a farinha pra pao,que e mais leve ainda,ficou divino.Parabens.
Coloquei no meu blog,espero que vc nao se importe.
Eu imprimi a receita para fazer o paozinho, separei os ingredientes, e na hora misturar vi que na receita nao diz como aplicar o óleo de canola, a manteiga e o sal...!!!??
Anônimo, incrível como ninguém percebeu esta falha e algumas até fizeram o pão! Já está corrigida! Obrigada por chamar a atenção! Abcs!
gente como chama mandioquinha em espanhol ha outro produto que substitua?em Buenos aires sera que tem?bjs
Ola Akemi fiz os pães so que usei mandioca no lugar e copiei no meu blog.Parabéns pelo seu blog estou sepre copiando as receitas e fazendo.Depois reclamo as roupas não servem.Mais vale a pena as receitas são maravilhosas.
Postar um comentário